Wai kru

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Wiki letter w.svg
Por favor, melhore este artigo ou secção, expandindo-o(a). Mais informações podem ser encontradas na página de discussão. Considere também a possibilidade de traduzir o texto das interwikis.
Representação de estudantes presenteando os seus professores com oferendas durante a cerimónia de wai kru em Wachirawit School, Chiang Mai.

A cerimónia wai kru (em tailandês: พิธีไหว้ครู, pronunciado wâːj kʰrūː) é um ritual tailandês em que as pessoas retribuem respeito a outras, com o propósito de expressar a sua gratidão e formalizar a relação entre ambas. Frequentemente utilizado em escolas, o wai kru tem sido encarado como um importante rito nas tradicionais performances das artes marciais tailandesas, assim como na astrologia, massagens tailandesas e outras artes tradicionais da Tailândia; estudantes e performances de muay thai e krabi krabong, tal como em actuações de danças thai e musicas clássicas, onde é comummente empregue o ritual wai kru no início de cada performance como forma de pagar respeito e homenagem tanto aos seus professores como às divindades que frequentam as suas artes.[1][2]

Referências

  1. Tramote, Montri. «Paying Homage to the Musical Teachers». Sawasdee. Thai Airways International. Consultado em 24 de fevereiro de 2009. 
  2. «The Tradition of Wai Kru» (PDF) (em inglês). sprypublishing.com. Consultado em 14 de dezembro de 2012.