Waldomiro de Deus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Waldomiro de Deus
Waldomiro de Deus Souza
Nascimento 12 de junho de 1944
Itagibá
Nacionalidade Brasileiro
Ocupação pintor
Movimento estético primitivista

Waldomiro de Deus Souza (Itagibá, 12 de junho de 1944[1] ) é um desenhista e pintor primitivista brasileiro[2] .

Biografia[editar | editar código-fonte]

Chegou na cidade de São Paulo em 1959 e começo a pintar em 1961. Com a ajuda do decorador Terry Della Stuffa, começa a produzir seus trabalhos de forma profissional e realizou sua primeira exposição em 1966 na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).

Seu trabalho é influenciado por temas religiosos, criando imagens polêmicas, como ícones da igreja católica em mini-saia, cinta-ligas, botas e bermudas e por esses desenhos, é raptado pelo grupo Tradição Família e Propriedade, mas em pouco tempo é solto. Entre o final da década de 1960 e início de 1970, faz várias exposições na Inglaterra, Itália, Bélgica, Alemanha e Estados Unidos.

Com o passar do tempo, seus trabalhos passam a representar o folclore de sua terra natal: festas populares, histórias sobre mula-sem-cabeça e lobisomens, bem como imagens escatológicas e eróticas[3] .

Em 1983, é premiado com a Awarding the Statue of Victory pelo Centro Studi e Ricerche Delle Nazioni[1] e em 2000 teve uma sala própria na Quinta Bienal Naifs do Brasil[1] .

Referências

Ligação externa[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.