Wally West

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wally West
Flash207.jpg
Outro(s) nome(s) Wallace Rudolph "Wally" West
Afiliações Novos Titãs
Liga da Justiça
Liga da Justiça Internacional
Família Linda Park (esposa)
Jai West e Iris West (filhos)
Rudolph West (pai)
Mary West (mãe)
Iris West Allen (tia)
Barry Allen (tio)
Don Allen e Dawn Allen (primos de primeiro grau)
Bart Allen e Jenni Ognats(primos de segundo grau)
Criado por John Broome
Carmine Infantino
Primeira aparição Como Kid Flash: The Flash vol 1, #110 (1959-1960)
Como Flash: Crisis on Infinite Earths #12 (1986)
Editora(s) DC Comics
Afiliações Novos Titãs
Liga da Justiça
Liga da Justiça Internacional
Base de operações Keystone City
Parentesco Linda Park (esposa)
Jai West e Iris West (filhos)
Rudolph West (pai)
Mary West (mãe)
Iris West Allen (tia)
Barry Allen (tio)
Don Allen e Dawn Allen (primos de primeiro grau)
Bart Allen e Jenni Ognats(primos de segundo grau)
Situação presente Vivo
Habilidades
  • Super velocidade,
  • Super reflexos
  • Super agilidade
  • Habilidade de saltos
  • Manipulação molecular

Wally West é um personagem de histórias em quadrinhos, da editora norte-americana DC Comics. Possui o poder de supervelocidade e foi um dos que atuaram sob o codinome Flash.

Era de Prata[editar | editar código-fonte]

O Kid Flash (1959-1986)[editar | editar código-fonte]

Wally West é um grande fã do Flash e presidente do fã clube do Flash na cidade onde ele mora e seu o grande sonho é conhecer o Flash. Sua tia Iris o leva para visitar o namorado dela, Barry Allen que diz conhecer o Flash e também diz para o garoto que ocasionalmente o Flash vem visitá-lo, utilizando uma das salas do laboratório. Ele diz para Wally dar uma olhada, pois pode ser que o Flash esteja lá.

Quando o garoto abre a porta o Flash apaarece diante dele, cumprimentando-o e dizendo que está honrado em conhecer o presidente de seu fã-clube. Wal ly faz várias perguntas a ele, e Flash decide mostrar para Wally como se tornou o Flash. Ele explica que dois anos atrás um raio o atingiu e produtos químicos caíram em cima dele, dando a ele o poder da velocidade. No entanto um raio aparece e atinge Wally, e os produtos químicos também caem em cima dele. Flash pergunta se Wally está bem e o garoto responde que sim.

Curioso para saber se Wally também ganhou poderes, Flash submete o garoto a alguns testes, confirmando que Wally também é agora um velocista. Flash decide fazer um uniforme de Flash para Wally, fazendo com que Wally se torne o Kid Flash.

Eventualmente, Barry revela a Wally que ele é o Flash. Além de combater o crime junto com Barry, Wally junto com Dick Grayson, Donna Troy, Roy Harper e Aqualad funda o grupo de jovens heróis conhecido com os Jovens Titãs.

Pós-Crise[editar | editar código-fonte]

Com o final de Crise nas Infinitas Terras, Barry morre e Wally, querendo honrá-lo, decide se tornar o novo Flash. A maior parte de sua história após o reboot continua a mesma.

Enfrentando Vandal Savage (1987)[editar | editar código-fonte]

Wally está completando 20 anos de idade. Ele vai a uma loja e compra um bilhete de loteria. Ao voltar para seu apartamento é recepcionado por sua namorada, Francis Kane, e pelos seus amigos dos Jovens Titãs Dick Grayson, Estelar, Donna Troy, Cyborg e Mutano, que lhe prepararam uma festa surpresa. No meio da festa, Wally recebe uma ligação do Hospital Santa Maria. Ao ir para lá, vestido como Flash, ele conversa com o Dr. Aikens, que pede a Wally que leve um coração para Seattle, pois o aeroporto da cidade está fechado. Wally concorda em levar, mas em troca pede que lhe deem um plano de saúde gratuito.

Ele vai correndo até Seattle, mas no caminho vê um homem sendo atacado por outro homem grande. Wally tenta socorrê-lo e pergunta quem fez isso, e o homem responde que foi Vandal Savage. Vandal aparece e tenta atacá-lo, mas Wally se desvia e avança para cima dele, mas Vandal desaparece. Wally leva o corpo para a delegacia mais próxima, mas os policiais não acreditam no que ele diz sobre Vandal Savage. Ele volta a correr e chega ao hospital de Seattle, desmaiando de cansaço logo em seguida.

Dezessete horas depois ele desperta, e após conversar com a paciente, uma autora de ficção científica chamada Eugenie Hegstrom da qual Wally é fã, ele retorna de avião para Nova York. Retornando para seu apartamento, ele liga a televisão e descobre que o bilhete de loteria que comprou é o vencedor. Ele comemora, mas Vandal invade o apartamento dele. Os dois se enfrentam, mas Vandal escapa.

Francis aparece no dia seguinte e Wally conta o que houve. Ela o leva para o apartamento dela e ele revela a ela que ganhou na loteria. Após buscar o dinheiro do prêmio, Wally leva Francis para uma noite nos restaurantes e clubes mais caros da cidade. Eles vão para outro clube dançar e lá Vandal aparece. Ele começa a atacar as pessoas ali, e Wally vai socorrê-las, enquanto Francis o enfrenta, derrubando-o do prédio.

Vandal desaparece novamente, e no dia seguinte Wally leva Francis para a mansão que comprou e convida Francis para viver com ele.

Caça ao Simbi%nte (1987)[editar | editar código-fonte]

Dias depois, após receber uma multa por dirigir em alta velocidade, Wally chega em sua casa e encontra uma carta de Francis, contando que o deixou por pensar que eles estão indo rápido demais. Logo depois de receber a carta, Wally recebe a ligação do Professor Schmitz, dos Laboratórios DELTA de Utah, avisando que pode vir para o laboratório.

Wally chega na manhã seguinte, perguntando a Schmitz se ele sabe qual o problema com a velocidade dele. Schmitz responde que Wally “fraqueja” quando está próximo de atingir a barreira do som. Wally pede para ir ao refeitório por estar com fome depois da corrida e Schmitz o leva até lá. Quando chegam ali, o cozinheiro se demite, reclamando que não ficará para lidar com um fantasma. Wally pergunta do que se trata e Schmitz responde que não é nada. Enquanto come, Wally conhece a doutora Tina McGee, uma nutricionista que ajudará a estudar o caso dele. Os dois conversam e ela pergunta por que ele usa a máscara sendo que a identidade dele é pública, e ele responde que é mais por ser uma homenagem a Barry.

No dia seguinte, Wally faz um teste para testar a sua velocidade, e no trajeto vê o tal fantasma mencionado pelo cozinheiro, um fantasma mecânico. Wally corre em volta dele e o robô gira à medida que Wally continua correndo. Quando ele para uma cápsula metálica surge ali. Wally volta para a base e monstro mecânico o persegue. Os guardas atiram nele, mas nada faz efeito. Wally tenta atacá-lo, mas ele só concegue ser atacado pelo monstro. O monstro se encapsula e Schmitz chega perto dele, tendo o dedo decepado pelo monstro.

Eles voltam para dentro e Wally avisa a todos que eles têm que sair dali, mas as portas se fecham. Um computador se liga ao lado de Tina e ela e o Wally vão ver o que está ali. No computador o monstro se comunica com eles, dizendo que se chama Simbi%nte e que pretende se livrar de todos os seres humanos para ter o planeta só para ele. Wally ameaça Simbi%nte, mas acaba desmaiando. Ele acorda 10 horas depois com Tina ao lado dele e lhe dando um copo de água. Wally pergunta o que houve e ela responde que o Simbi%nte sumiu, mas eles continuam presos no complexo. Wally agradece por ela ter cuidado dele e as paredes são derrubadas logo depois pelo exército, que vem resgatar as pessoas dentro do DELTA.

O Simbi%nte volta a atacar, ameaçando usar mísseis para aniquilar a Terra. Wally e os demais se retiram do DELTA e vão para outro local. Wally nota que o dedo decepado de Schmitz está inteiro, o que leva Wally a pensar que de alguma forma ele está ligado ao Simbi%nte. Ele e os demais conversam com o Presidente Ronald Reagan, através de um telão, sobre a situação, mas o Simbi%nte toma controle da transmissão e sai da tela e tenta matar a todos. Após salvar todo mundo, Wally conta para Tina que acha que Schmitz é o Simbi%nte, ou que talvez tenha sido clonado por ele através do pedaço do dedo decepado enquanto que o verdadeiro foi provavelmente morto. Wally a avisa que irá para Nova York falar com Cyborg e ela pede que ele tome cuidado beijando-o logo em seguida.

Na Torre Titã, Wally e Cyborg planejam causar um blecaute mundial de forma a impedir que Simbi%nte se conecte com qualquer dispositivo eletrônico. Os dois, após chegarem ao DELTA, prosseguem com o plano e Schmitz tenta fugir para a cápsula. Wally o persegue e ele se transforma em um robô. Ele o agarra e corre com ele em alta velocidade, fazendo a carcaça dele queimar até que ele se desativa de vez.

À noite, Wally convida Tina para morar com ele na mansão, mas ela diz que antes deverá conversar com o marido dela.

Flash McGee e a Trindade Vermelha (1987-1988)[editar | editar código-fonte]

Wally está em sua mansão fazendo uma faxina quando recebe uma ligação de Tina, dizendo que apanhou de seu marido, Jerry. Furioso, Wally corre e se encontra com ela em um restaurante, querendo convencê-la a prestar queixa na polícia, mas ela se recusa, dizendo que isso não foi culpa de Jerry, pois desde que ele começou a tomar esteroides ele se tornou paranoico e ameaçou matá-la. Wally diz a ela para não se preocupar e a leva até sua mansão.

Após mostrar o quarto em que ela vai ficar, Wally recebe a visita inesperada de seu pai, Rudolph, que decidiu passar uns dias com Wally depois de ter brigado com a mãe dele. Wally apresenta seu pai para Tina ela conversa com ele sobre a manchete no jornal dizendo que a presença de Wally em Long Island deixou a cidade menos segura. Mais tarde, ele a leva para jantar e no restaurante se encontra com o Sr. Ghilchrist, o Presidente do Conselho da Cidade. Ele conversa querendo um esclarecimento sobre o editorial no jornal e Ghilchrist diz que o município está em crise financeira e não pode ficar ter danos causados por super poderes, mas o convida para a Reunião do Conselho da Cidade.

Um pouco depois, após retornarem para a mansão de Wally, Tina pede para dormir junto com Wally por se sentir mais segura com ele. Os dois se abraçam e o alarme da casa toca. Jerry, o marido de Tina, invade o local e ataca Wally. Ele agarra Tina e foge com ela em super velocidade, mas se choca com tanques de armazenamento de óleo, causando uma explosão. Apesar das chamas, Wally consegue salvar Tina, que não sofreu nenhum ferimento grave. Depois de trazê-la de volta para casa ele diz que vai chamar um médico e ela diz que não precisa. Ele pergunta o que houve com o Jerry e ela explica que ele é um especialista em hiperfisiologia que mudou depois de começar a trabalhar para a Genetech na divisão de pesquisas genéticas, desenvolve esteroides para criar atletas mais fortes e mais rápidos e testou a fórmula nele próprio. Wally pergunta a ela se ela não poderia tê-lo ajudado e ela responde que tentou, mas nada adiantou.

Wally pede a ajuda dos Titãs para levá-los para um local seguro e Mutano e Donna os levam para a Torre Titã. Eles vasculham todas as coisas referentes ao Jerry no computador, mas sem ideia de onde encontrá-lo. Tina sugere que ele poderá tentar se vingar de seu ex-chefe, Conrad Bortz, que o despediu por ele ter se tornado instável. Mutano e Donna se oferecem para ajudar Wally a deter Jerry, mas Wally diz que prefere fazer isso sozinho. Ao se despedir de Tina, ela diz a ele para que não machuque Jerry. Ele diz que entende, pois ela ainda o ama, mas ela responde que não, apenas que ainda tem carinho por ele. Wally pergunta o que ela sente por ele e ela apenas diz que também tem carinho por ele, e então Wally diz que a ama.

Ele vai até a mansão de Bortz, para alertá-lo da provável vinda de Jerry. Ele diz que já esperava por isso, pois quanto mais Jerry se fortalecia fisicamente graças aos esteroides, mais sua mente se deteriorava, até que ele o ameaçou de matá-lo. Um blecaute ocorre na mansão e as luzes de emergência se acendem. Jerry vem com toda sua fúria tentar matar Bortz e Wally, mas enquanto tenta matar Wally ele entra em colapso e desmaia. Após internar Jerry no hospital, Wally pergunta a Bortz se é possível salvar Jerry e ele responde que é se eles trouxerem para os Estados Unidos um cientista da Sibéria chamado Orloff.

Wally, Bortz e Tina vão para a fronteira com a União Soviética na Finlândia. Wally parte, prometendo à Tina que irá trazer Orloff. Depois de três dias ele chega ao laboratório em que Orloff está, pedindo para que venha com ele para os Estados Unidos para salvar a vida de Jerry McGee. Orloff, diz que até iria, mas que tem que cuidar de seus “filhos”, dos quais Flash é o “padrinho”. Wally fica sem entender e Orloff apresenta para ele três jovens que têm o poder da super velocidade e que juntos formam a Trindade Vermelha. Orloff explica a eles a situação e eles dizem que também querem ir para os Estados Unidos por estarem cansados da União Soviética. Eles vão junto com Wally, mas são pegos no caminho pela Trindade Azul, que foram os primeiros velocistas criados por Orloff que, apesar de serem mais fortes, são mais instáveis. Wally e a Trindade Vermelha os enfrentam até que conseguem escapar.

Após retornar aos Estados Unidos, Wally é convocado para uma reunião com a Liga da Justiça a respeito da ameaça dos Caçadores Cósmicos. Depois da reunião, Wally retorna para casa e seu pai conversa com ele sobre a reunião com a Liga da Justiça. Wally pergunta como ele sabe e ele responde que é um dos Caçadores Cósmicos. Wally, pensando que seu pai enlouqueceu, diz que vai ligar e para a mãe dele e Rudolph diz que a mãe dele provavelmente está morta, pois ele causou um acidente à mando dos Caçadores Cósmicos. Ele chama a Trindade Azul que agride Wally e pretende levá-lo para longe dali, mas a Trindade Vermelha chega para salvá-lo e Rudolph vai embora com a Trindade Azul.

Após ser socorrido por eles, Wally liga para sua mãe, que diz a ele que o pai dele morreu.

Novo Universo DC[editar | editar código-fonte]

Apesar da introdução de um Wally West negro nos Novos 52, o Wally West original ressurge, sendo revelado que o Wally de Novos 52 é o primo do Wally original. Devido às mudanças causadas pela criação da linha do tempo dos Novos 52, parte de sua história continua a mesma, mas o restante, como seu casamento com Linda Park e a existência de seus filhos, foi apagada.

Wally ressurge (2016)[editar | editar código-fonte]

Após Barry Allen ter desfeito os eventos de Ponto de Ignição, Wally permaneceu preso na Força de Aceleração, mas a luta que Barry e a Liga da Justiça teve abriu uma brecha para Wally conseguir sair e tentar se comunicar com aqueles que ele conhece. Ele primeiro vai para a Batcaverna, tentando pedir a ajuda de Bruce, mas não consegue e é puxado de volta. Ele continua tentando, mas quanto mais ele tenta mais sua essência está próxima de ser dissolvida e absorvida totalmente pela Força de Aceleração. Sua esperança reside em Linda, mas ao se comunicar com ela Linda não o reconhece e ele é puxado novamente. Desesperado, ele encontra Barry e se comunica com ele, agradecendo pela vida que lhe deu e o avisando de um perigo que se aproxima.

No momento em que Wally está para ser totalmente dissolvido, Barry se lembra dele e consegue puxá-lo para fora da Força de Aceleração, pedindo perdão por ter se esquecido dele. Wally explica a Barry que mudança que ocorreu no tempo após o Ponto de Ignição, mas sim que alguém se aproveitou de Barry ter desfeito os eventos de Ponto de Ignição para mexer com o tempo e tirar 10 anos das vidas deles. Após esclarecer a situação para Barry, Wally se reencontra com os Titãs e explica a ameaça que eles estão prestes a enfrentar.

Poderes[editar | editar código-fonte]

  • Flash possui super velocidade: isto dá, não só a habilidade de mover-se depressa, mas também de enxergar o mundo como estivesse em camera lenta, podendo enxergar a trajetória de balas e objetos muito rápidos e pegá-los com as mãos. Ele consegue atingir a velocidade da luz.

Tal velocidade permite correr sobre a superfície das águas e pelas paredes.

  • Flash consegue vibrar através de objetos sólidos. Os átomos do seu corpo deslizam suavemente entre os espaços das moléculas que compõe a matéria. Wally, porém, ao vibrar através de barreiras deixa uma carga explosiva e cinética no seu rastro.
  • Tem a capacidade de conceder e tirar velocidade a objetos ou pessoas em movimento apenas tocando nelas.
  • Uma aura protege o corpo do Flash quando em supervelocidade: assim, ele não se fere com o atrito do ar. Isto protege também objetos e até pessoas em contato com o corpo do Flash.
  • O Flash consegue criar ventos fortes por girar em círculos ou agitando membros do corpo, como os braços.
  • Uma explicação parecida permite que o Flash atinja outras dimensões. As Terras Paralelas, ao menos, eram separadas por defasagem vibracional; Flash só tinha que vibrar mais rápido que essas vibrações e voilá!, atingia outra dimensão.
  • Flash pode viajar no tempo com sua velocidade.
  • Wally West, recentemente, se tornou o mais rápido dos Flashes.Chegou a adquirir muitos outros poderes como criar um uniforme a base de energia do Campo da Velocidade e entre outros. Outro poder de flash ele pode se curar de ferimentos muito grave. Ele já chegou a se curar de um raio, que caiu sobre ele.

Em outras mídias[editar | editar código-fonte]

Animação[editar | editar código-fonte]

  • Em Liga da Justiça, Wally é introduzido como um dos membros fundadores do grupo.
  • Em Liga da Justiça Sem Limites Wally se torna uma das figuras centrais na trama da 2ª temporada, pois a sua morte pode acarretar em Superman enlouquecer, matar Lex Luthor e dominar o mundo.
  • Em Jovens Titãs, Wally aparece na 5ª e última temporada do desenho.
  • Em Justiça Jovem, Wally é um dos integrantes do grupo, sendo igual à sua contraparte dos quadrinhos com a exceção de que Wally tem paixão por ciências. Ele desenvolve um relacionamento amoroso com a Artemis durante a primeira temporada. Na 2ª temporada, Wally deixou o grupo junto com Artemis para cursar a faculdade, mas os dois voltam a fazer parte do Justiça Jovem, No episódio final da 2ª temporada, Wally se sacrifica para salvar o mundo, em uma forma semelhante ao que Barry fez Crise nas Infinitas Terras. Com ele supostamente morto, Bart Allen se torna o Kid Flash.
  • Em Jovens Titãs Em Ação, Wally aparece no desenho, disputando uma corrida com Robin para eleger o novo líder dos Jovens Titãs.

Séries[editar | editar código-fonte]

Wally West trajado como Kid Flash em novas fotos da terceira temporada de The Flash
  • Em Smallville, Wally West é um dos nomes falsos que Bart Allen (Kyle Gallner) utilizou.
  • Em The Flash Wally aparece sendo interpretado por Keiynan Lonsdale e é baseado na versão dos Novos 52. Ele começa a aparecer a partir da 2ª temporada, sendo revelado como o filho perdido de Joe West com sua ex-esposa e mãe de Iris, que participa de corridas clandestinas. Ele passa a morar com Joe e Iris depois que Francine morre, mas ele demorar para ter uma relação estável com Joe por ele ter estado ausente em sua vida. Wally também possui inicialmente uma relação complicada com Barry por pensar que Joe trata Barry mais como filho do que ele. Quando ele é salvo pelo Flash, ele se torna um ávido fã do herói e acaba descobrindo a que ele é Barry quando Zoom o sequestra. Quando a explosão do Acelerador de Partículas é repetida para restaurar os poderes de Barry, Wally e Jessie Wells são atingidos pela explosão. Na terceira temporada, graças a Barry ter mudado o tempo por ter impedido sua mãe de ser assassinada pelo Flash Reverso, Wally se torna o Flash dessa realidade, combatendo o crime junto com Iris. Ele e Barry trabalham juntos para deter o Rival, mas Wally é mortalmente ferido na luta, sendo um dos motivos que leva Barry a voltar no tempo e permitir que o Flash Reverso assassine sua mãe. Após a realidade ser parcialmente restaurada, Wally tem visões de sua vida na realidade de Ponto de Ignição, e após várias tentativas fracassadas de ativar seus poderes, ele consegue despertá-los graças à pedra filosofal, passando a partir disso a patrulhar junto com Barry. No final da temporada, Barry é obrigado a ficar preso na Força de Aceleração como punição pelos seus atos, e ele deixa Wally para cuidar de Central City em seu lugar.