Wanderers Football Club

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Wanderers F.C.)
Ir para: navegação, pesquisa
Wanderers
Wanderers FC.png
Nome Wanderers Football Club
Fundação 1859
2009 (reformado)
Extinção 1887
Estádio Lille Bridge,
Battersea Park
e possivelmente outros
The Mayfield Stadium (clube reformado)
Capacidade desconhecida
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

O Wanderers Football Club é um clube amador de futebol, baseado em Battersea, distrito do borough londrino de Wandsworth, e foi um dos clubes mais notáveis na Inglaterra nas décadas de 1860 e 1870. São principalmente notáveis por terem vencidos a primeira final da FA Cup, em 1872, e a competição quatro outras vezes durante o resto da década de 1870. Pela influência no jogo de futebol, o Wanderers foi considerado no começo de 1870 o MCC do futebol.[1] De acordo com C. W. Alcock, "o sucesso do Wanderers é identificado com o sucesso do futebol associação em seus primeiros dias, por isso é impossível tirar o clube de observar as diferentes fases do jogo.".[2]

História[editar | editar código-fonte]

Foto do time em 1863, quando o time ainda era conhecido como Forest F.C.

O clube inicialmente foi fundado como Forest Football Club, em 1859 pelos Old Harrovians (garotos mais velhos da Harrow School) e jogava na Epping Forest (Snaresbrook).[3] Devido a proximidade com Leytonstone, logo foram chamados de Forest-Leytonstone. Um certo número de jogadores também participaram em outro time feito também pelos Old Harrovians, o No Names of Kilburn. Forest-Leytonstone foi um membro fundador da The Football Association em 1863. Adotaram o título de "Wanderers" (vagantes) um ano depois, após vagar por Londres até conseguir o Battersea Park. O capitão do time era Charles Alcock, que também foi o diretor da FA de 1870 até 1895 e o idealizador da FA Cup. Ele descreveu o Wanderers como o primeiro time a tentar "estender o futebol a um esquema fixo".[3] O time também tinha A. G. Guillemard, conhecido como "pai" da Rugby Football Union.

Os Wanderers também são notáveis por vencerem a primeira final da FA Cup, que ocorreu no Kennington Oval, Londres, 16 de março de 1872. Eles venceram o Royal Engineers por 1-0, sendo o gol do título feito por Morton Betts. No total, venceram a copa cinco vezes em suas sete primeiras temporadas, entre 1872 e 1878, e até em 2007, eles permaneciam como o oitavo clube que mais venceu a FA Cup. Embora o Wanderers nunca teve um campo oficial (como o nome sugere), já jogaram em Lillie Bridge e Battersea Park.

A última temporada do clube foi em 1880/81, época em que as escolas já tinham seus clubes individuais (como o Old Etonians e o Old Carthusians). Entretanto, embora o clube tenha se dissolvido naquela época, continuou a jogar uma partida anual em dezembro contra a Harrow School no Oval. A última partida foi em 20 de dezembro de 1887, em que Harrow venceu por 3-1.[4]

Em 2009, depois de 120 anos após a última partida conhecida pelo Wanderers. O clube foi reformado na cidade de Londres, supostamente com a aprovação dos descendentes do fundadores do clube original, com a intenção de jogar amistosos para a caridade, Em 2011 o clube se afiliou a Surrey South Eastern Combination. No dia 7 de novembro de 2012, a equipe jogo contra o Royal Engineers no The Oval em uma revanche da final da Copa da Inglaterra de 1872 a 140 anos, a equipe perdeu por 7 a 1. Wanderers conseguiram a promoção da Surrey South Eastern Combination Junior Division 4 em 2013, depois de terminarem na segunda colocação. Em 2014 o Wanderers conquistou o segundo acesso consecutivo após ganhar a Surrey South Eastern Combination Junior Division 3.

Jogadores notáveis[editar | editar código-fonte]

Entre 1872 e 1880, o clube forneceu quinze jogadores para a Seleção Inglesa, que são listados abaixo, com o número de atuações em parênteses:[5]

Arthur Kinnaird teve uma atuação pela Escócia. Quintin Hogg fez duas atuações pela Escócia em partidas não-oficiais em 1870 e 1871.

Honras[editar | editar código-fonte]

Clube Original

Clube Reformado

  • Surrey South Eastern Combination Junior Division 3: 2013-2014

Referências

  1. "The Sporting Gazette" de Sábado, 12 de Março 1870, ver "account of international match of 5 March 1870"
  2. Association Football, article in the English Illustrated Magazine, 1891, page 284
  3. a b Adrian Harvey, Football, p127, (Routledge, 2005)
  4. reported in The Times, 21 December 1887
  5. Club Affiliations - Wanderers

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bandeira de InglaterraSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol ingleses é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.