Washington Junior

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Washington Junior
Washington_Assis_do_Nascimento_Junior
Atletismo
Nome completo Washington Assis do Nascimento Junior
Apelido Shitão
Nascimento 20 de dezembro de 1996 (27 anos)
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Nacionalidade brasileiro
Clube Time Naurú
Medalhas
Jogos Paralímpicos
Bronze Tóquio 2020 100m T47
Mundial Paralímpico
Prata Dubai 2019 100m T47

Washington Assis do Nascimento Junior (Rio de Janeiro, 20 de dezembro de 1996) é um atleta paralímpico brasileiro da classe T47.

Washington nasceu em uma família humilde na cidade de Deus e dedicou sua infância ao futebol sem se preocupar com a má formação congênita de seu braço direito. Muito veloz e habilidoso, queria ser jogador profissional e fazer sucesso na Europa. Entre uma partida e outra, foi apresentado ao esporte paralímpico por uma amiga de sua mãe. Ela trabalhava em um projeto esportivo para pessoas com deficiência e lhe deu um livro com as atividades da instituição e o contato de Jorge Chocolate, um dos mais conhecidos atleta-guia do Brasil. E assim, aos 15 anos, começou a treinar e competir no Atletismo Paralímpico.

Apesar do grande potencial, os resultados não vieram rápido. As condições de treino não eram as melhores e Washington perdia muitos treinos devido aos constantes toques de recolher decretados em sua região. Isso o deixava sempre um passo atrás de seus adversários. Em 2018 mudou para São Paulo e passou a treinar no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, com o acompanhamento direto dos técnicos da seleção brasileira e a companhia de diversos atletas, como seu ídolo e adversário Yohansson Nascimento. Com a melhora na preparação, seus tempos evoluíram ano a ano.[1]

Conquistas[editar | editar código-fonte]

Washington Assis se tornou Campeão Mundial Júnior em uma competição realizada na Rússia, no final de 2019 conquistou a medalha de prata nos 100m do mundial de atletismo paralímpico em Dubai e alcançou o índice para representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, onde teve a maior conquista de sua vida, a medalha de Bronze nas Paralimpíadas de Tokyo nos 100m da classe T47.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Washington Júnior». Naurú - Equipe de Atletismo Paralímpico. Consultado em 28 de agosto de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]