Dum-Dum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Washington Roberto Santana)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Dum-Dum
Informação geral
Nome completo Washington Roberto Santana
Também conhecido(a) como Dum-Dum
Nascimento 25 de março de 1969 (49 anos)
Local de nascimento São Paulo  São Paulo
Origem São Paulo  São Paulo
País  Brasil
Gênero(s) Rap, Horrorcore, Gangsta rap, Political rap, Rap alternativo
Ocupação(ões) cantor e compositor
Instrumento(s) Vocal
Período em atividade 1989– presente
Gravadora(s) Sky Blue (1989– 2016)

Washington Roberto Santana, (São Paulo, 25 de março de 1969) mais conhecido pelo seu nome artístico Dum-Dum é um cantor, compositor de rap brasileiro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Washington nasceu em São Paulo em 1969 e conviveu com uma infância pobre. Começou a trabalhar cedo, aos onze anos de idade, entregando jornal. Como o emprego não rendeu o esperado, ele resolveu ser peixeiro, profissão na qual exerceu até os 17 anos, quando ingressou em uma empresa de fotolitos, que faliu.[1]

Washington que na época já havia recebido o apelido de Dum-Dum, colocado por sua avó em um personagem negro de gibi - decidiu, então, entrar para o mundo do crime,[1] como traficante, e também usuário de maconha e cocaína. Foi preso pela primeira vez aos 27 anos.[1] Dum-Dum ficou três meses na cadeia, durante os quais sua filha nasceu, até ser absolvido por falta de provas.

O primeiro contato de Dum-Dum com o rap aconteceu em um show do grupo Racionais MC's, o principal do Brasil neste estilo, e foi quando o ex-presidiário decidiu virar cantor.[1] Segundo palavras do próprio, "Se não fosse o rap eu não estaria vivo". Entrou para o Facção Central em 1989, quando o grupo já contava com três integrantes, e mantém-se no mesmo até hoje, com a produção de oito trabalhos.[1]

Com a saída de Eduardo e Smith em 2013, Moyses ex-integrante do grupo A286 e Bihel Foram os substitutos, em agosto de 2015 Moysés e Bihel deixaram o grupo, em Dezembro de 2015 Dum-Dum com a produção de DJ Pantera lança o oitavo álbum do Facção Central, o primeiro sem Eduardo "A Voz do Periférico".

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Coletâneas[editar | editar código-fonte]

Álbuns ao vivo[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c d e «Centro Universitário de São João da Boa Vista - UNIFAE» (PDF). 6 de janeiro de 2009. Consultado em 19 de agosto de 2014. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Dum-Dum
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Dum-Dum
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.