Wayside

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wayside
Escola Wayside (PT/BR)
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Duração 30 min.
60 min. (piloto)
Criador(es) Louis Sachar
Desenvolvedor(es) Riccardo Durante
País de origem  Canadá
 Estados Unidos
Produção
Produtor(es) Lin Oliver
Produtor(es)
executivo(s)
Scott Dyer
Elenco Mark Rendall
Kathy Najimy(apenas no episódio piloto)
Denise Oliver
Lisa Ng
Martin Villafana
Tara Strong
Kathleen Laskey
Cree Summer
Jayne Eastwood
Kedar Brown
Jacqueline Pilon
Katherine Soucie
Peter Oldring
Grey Delisle
Phil LaMarr
Dwayne Hill
Sergio Di Zio
Terry McGurrin
Julie Lemiex
Exibição
Transmissão original 19 de novembro de 2005 (piloto); 17 de março de 2007 (Canadá)
Nº de temporadas 4
Nº de episódios 45 (lista de episódios)

Wayside é um desenho canadense com co-produção americana que foi exibido no Teletoon no Canadá e na Nickelodeon nos Estados Unidos e nos demais países, baseado no best-steller de Louis Sachar Sideways Stories from Wayside School. A série teve um especial de 1 hora que estreou no Teletoon em novembro de 2005, enquanto outros 26 episódios estrearam em 2007 e 2008. Cada episódio (exceto o piloto) tem 30 minutos cada.

No dia 1 de setembro de 2007,Escola Wayside começou a passar no canal Nickelodeon Networks EUA.

O tema do show, "Fly By The Wayside", foi cantado por Skye Sweetnam. A série é dirigida por Riccardo Durante e escrita/editada por John Derevlany, que escreveu o piloto e desenvolveu a série. O piloto foi lançado em DVD (nos EUA e no Canadá), com o título Wayside: The Movie, no dia 25 de setembro de 2007. A primeira temporada será lançada em DVD (também nos EUA e no Canadá) com o título Wayside: The Complete First Season não pela Paramount Home Entertainment, mas pela 20th Century Fox Home Entertainment entre o começo e o final da 2ª temporada, no verão ou no outono de 2008. A série foi cancelada nos EUA dia 16 de setembro de 2007. De acordo com a Nickelodeon Brasil terá novos episódios de Wayside, e passará a 3ª temporada da série.

História[editar | editar código-fonte]

A Escola Wayside é um colégio muito louco em que os alunos são mais inteligentes que os professores e em que se pode aprender mais dormindo que prestando atenção à aula. A comida parece ter poderes estranhos, os professores ficam mudos quando alguém os chama de chatos e as crianças estudam no último andar do prédio, que tem 30 andares. Apesar das histórias exageradas, os episódios mostram os acontecimentos do dia-a-dia sob o sol.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Todd[editar | editar código-fonte]

(voz de Michael Cera no piloto, Mark Rendall na série) - Todd é um aluno do 30º andar a professora dele é louca e os alunos odeiam-no, só uma garota que se chama Maurecia o ama, até o animal dela odeia o Todd (Dublado por Gustavo Pereira no Brasil).

Maurecia[editar | editar código-fonte]

(voz de Denise Oliver) - Maurecia é uma garota que estuda no 30º andar com Todd,Dayna e Myron.Eles formam um grupo.a Maurecia ama o Todd, mas demonstra seu amor batendo nele.(Dublado por Iara Riça no Brasil).

Myron[editar | editar código-fonte]

(voz de Martin Villafana) - Myron tem apenas uma meta na vida: ser o representante de classe da Sra. Jewls. Só há um problema: ele é o menos qualificado para se tornar presidente de qualquer coisa. Além de se preocupar muito consigo mesmo, não tem habilidade social e é incapaz de levar a sério as obrigações. No episódio "Monitor de Segurança", ele e Maurecia viram monitores. Kidswatter sempre o chama pelo nome errado, exceto em "Os Três Erics", quando Myron tira seus óculos.(Dublado por Gustavo Nader no Brasil).

Dana[editar | editar código-fonte]

(voz de Lisa Ng) - Seus apelidos mostram um pouco de sua personalidade; ela é chamada de "caixa de risadinhas" e de "torneira aberta", pois também chora muito. Apesar de todas as suas variações de humor, ela é inteligente e se sai bem em todas as matérias. No episódio piloto, ela é a primeira a conhecer o Todd. No episódio "Oh, mano", ela tem um irmão, Goon e o seu nome verdadeiro é Yodana. (Dublado por Lina Mendes no Brasil).

Sra. Jewls[editar | editar código-fonte]

(voz de Kathy Najimy no piloto, Kathleen Laskey na série) - A Sra. Jewls é uma professora diferente das outras, apesar de ser um pouco excêntrica. Os alunos a adoram e acham que não há método de ensino melhor que o dela. Não importa qual seja a matéria, as crianças sempre aprendem com ela.

Srta. Mush[editar | editar código-fonte]

(voz de Jayne Eastwood) - A Srta. Mush é a louca cozinheira da papaitria.Ela só faz surpresa de cogumelo e os alunos têm medo da comida dela. Mas no episódio "Srta. Mush Adivinha As Profissões" o Sr. Kidswatter come a surpresa inteira, e no episódio "Todd Ama Maurecia", Todd come a surpresa e se apaixona pela Sra. Jewls. No episódio "Le chef", o seu site é www.missmush.mush

Sr. Kidswatter[editar | editar código-fonte]

(voz de Kedar Brown na série) - É o diretor da Escola Wayside, louco, só fala no microfone "bla bla bla bla bla" e chama o Todd de "Fairview sul 344" ("344 South Fairview", no original). No episódio "A Morte Do Kidswatter", o diretor morre de uma parada cardíaca, mas passou 33 episódios. Na 5ª temporada no episódio 63:A Maquina do tempo e a volta de Kidswatter,ele é salvo da morte por Jony e Barry,assim mudando por completo a história da série.Para arrumar isso,Kidswatter se suicidou para salvar a escola.

Louis[editar | editar código-fonte]

(voz de Sergio DiZio na série) - Ele cuida do pátio e do campo de jogos e serve de conselheiro para a turma. Dizem que é o adulto mais normal da escola (e olha que ele estudou lá quando era criança). O seu nome do meio é Nick.

Os Três Erics[editar | editar código-fonte]

(vozes de Terry McGurrin, Peter Oldring e Phil LaMarr, nessa ordem) - Os três Erics (Fry, Bacon e Ovens) são três alunos da classe da Sra. Jewls que são iguais e fazem tudo juntos.

Shari[editar | editar código-fonte]

(voz de Jacquelene Pillon) - É uma aluna que sempre vive dormindo na sala da senhora Jewls (e olha que ela ainda aprende, mesmo dormindo). No espisódio "Repolho, Meu Garoto" é explicado por que ela é assim (porque ela gasta toda sua energia com atividades esportivas com sua família).

Stephen[editar | editar código-fonte]

(voz de Terry McGurrin) - É um garoto da classe da senhora Jewls que só usa uma fantasia de duende. No episódio "Repolho, meu garoto" é mostrado que sua família usam fantasias de figuras festivas (Papai Noel (pai), coelho da Páscoa (mãe) e o peru do Dia de ação de graças (irmão)). No episódio "Rato Encantado" sua fantasia são roupas normais. No episódio "Mascote Mania" ele é da equipe de tatherball da Escola Wayside.

Jenny[editar | editar código-fonte]

(voz de Denise Oliver) - É uma garota da classe da Sra. Jewls que adora praticar esportes e fica andando de motocicleta (um misto de moto com bicicleta). No episódio "Mascote Mania" ela é da equipe de swing ball da escola Wayside. Sua voz em inglês é feita pela mesma mulher que faz a voz da Maurecia no piloto. Ela mostra ser amiga de Mauricia. No episódio "Ousado Amor" ela tem uma certa atração por Myron e por Todd.

John[editar | editar código-fonte]

(voz de Julie Lumiex na série, Dwayne Hill no piloto e no epiódio "Upside Down John") - É um garoto da classe da Sra. Jewls que só anda de cabeça pra baixo. No episódio "Repolho, meu garoto" é revelado que toda sua família anda de cabeça pra baixo. No episódio "Oh, grande líder", pode-se aperceber que o seu cabelo é azul. O unico episódio em que ele não está de cabeça para baixo é "Aula bovina", pois Mr. Bellamy (a vaca "substituta") fez com que toda a turma mudasse.

Joe[editar | editar código-fonte]

(voz de Terry McGurrin) - É um garoto na classe da Sra. Jewls que já ganhou seu próprio episódio onde esconde os animais no seu cabelo e tem um tipo de cabelo laranja afro.

Rondi[editar | editar código-fonte]

(voz de Julie Lumiex) - Rondi é uma menina na classe da Sra. Jewls que está sem seus dois dentes frontais. A lacuna no seu dentes é causada por ela comer muitos doces (principalmente bolo). Ela usa uma blusa azul e está sorrindo o tempo todo.

Leslie[editar | editar código-fonte]

(voz de Kath Soucie) - É uma garota na classe da Sra. Jewls com dois rabos de cavalo que são muitos utéis. No episódio Aulas de Música ela usa seu rabos de cavalo pra tocar bongos.

Bebe Gunn[editar | editar código-fonte]

(voz de Cree Summer) - É uma garota da classe da Sra. Jewls que é muito boa artista. Ela usa roupas com listras vermelhas e brancas e usa um pequeno chapéu preto.

Deedee[editar | editar código-fonte]

(voz de Grey Delisle) - Ela é magra, de cabelo azul limão; sempre se senta à direita na sala do Sr. João; ela aparece no episódio "O Grande Dia" (The Grand Day).

Fofo[editar | editar código-fonte]

(voz de Tara Strong) - Fofo (Fluffy, no original) é o porco-espinho da Maurecia que odeia o Todd por que acha que maurecia gosta mais dele. No episódio "Sra. Gorf", ele era realmente fofo pois ele era o pudou de maurecia mas depois da sra. gorf ter transformado ele num abacaxi é ter transformado de volta viro um porco espinho.

Sami[editar | editar código-fonte]

É o rato preferido da Srta. Mush, mesmo estando morto, é adorado por todos na escola.

Poobinsky/Guizo[editar | editar código-fonte]

Guizo (Stewy, no original), é o polvo igual ao Semi, da Srta. Mush que ela nunca consegue cozinhar. No piloto ele é verde, mas no resto da série é roxo. Ele veio para a Wayside através de um intercâmbio.

Sra. Gorf[editar | editar código-fonte]

(voz de Kathleen Laskey) - Professora substituta má, que só aparece num único episódio, ela transformou os alunos em maçãs, vacas em abóboras e o Fofo em um abacaxi.

Le Chef[editar | editar código-fonte]

(voz de Steve Martin) - Ele aparece em dois episódios, "Le Chef" (1ª temporada) e "Le Race" (2ª temporada).

Personagens menores[editar | editar código-fonte]

São personagens da série que só aparecem de vez em quando.

Srta. Zarves[editar | editar código-fonte]

Era uma professora que ajuda o Sr João no 19º andar a Srta. Zarves e a professora de matemática no 19º andar.

D.J.[editar | editar código-fonte]

D.J. é um menino que aparece no episódio "Carnaval na Wayside", ele que deu início pro carnaval ele apareceu nesse episódio no 4º, 30º e no 15º andares e o carnaval aconteceu no 11º andar.

Andares da escola[editar | editar código-fonte]

Na série[editar | editar código-fonte]

  • 1º Andar = Recepção e sala do director Kidswatter/Entrada Principal
  • 3º Andar = Andar das Vacas
  • 5º Andar = Aulas de cerâmica
  • 6º Andar = Bosque
  • 7º Andar = Biblioteca
  • 8 andar = Sala do Sr. Papai Jewels; piscina
  • 12º Andar = Sala dos professores
  • 15º Andar = A cafeteria e a cozinha da Srta. Mush
  • 16 andar = Salão de Festas
  • 19º Andar = sala do Sr. João. No episódio "Dana Dá Um Tempo", esse andar não existe.
  • 20º Andar = Cascata
  • 24º Andar = Supostamente, é onde fica a enfermaria.
  • 28º Andar = Quadra de basqueteball/Quadra de swing ball
  • 29º Andar = Sala de Honra(professora:Srta.Mush)
  • 30º Andar = Sala da Sra.Jewls

Nos livros[editar | editar código-fonte]

  • 1º Andar = Escritório do director e seu banheiro/Entrada Principal
  • 2º Andar = Salão de baile
  • 3 andar = Andar das vacas
  • 4º Andar = Sala do conselheiro
  • 5 andar = aulas de ceramica
  • 6 andar = Bosque
  • 7 andar = Biblioteca
  • 12º Andar = Sala dos professores
  • 15º Andar = Cafeteria
  • 17º Andar = Este andar tem tetos baixos.
  • 19º Andar = Sala do Sr. João, a picina e o banheiro
  • 23º Andar = O amigo de Nancy, Mac, estuda aí.
  • 29º Andar = Sala da Srta. Worm
  • 30º Andar = Sala da Sra. Jewls

Wayside: O Filme[editar | editar código-fonte]

Wayside: O Filme foi ao ar no Canadá no dia 19 de novembro de 2005 e é o piloto da série.

Dubladores:

  • Michael Cera faz a voz do Todd (na série é Mark Rendall).
  • Martin Villafana faz a voz do Myron.
  • esse é o único episódio que a parede anda.
  • Kathy Najimy faz a voz da Sra. Jewls (na série é Kathleen Laskey).
  • no piloto é o único episódio que as crianças (estudantes) usam o guarda-chuva.
  • Peter Weir faz a voz do Sr. Kidswatter (na série é Kedar Brown).
  • numa parte da abertura do piloto, ao mostrar a Wayside, surgem uns armários que na abertura da série não aparecem.
  • Phil LaMar faz a voz do Louis (na série é Sergio DiZio).
  • no episódio piloto o polvo da Srta. Mush é verde, mas na série é roxo.
  • Ferguson Frye faz a voz da Srta. Mush (na série é Jayne Estawood).
  • no episódio piloto mostra o Todd subindo os 30 andares, mas na série não.
  • no piloto o Sr. Kidswatter não fala o nome de Todd.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Este artigo pode ser melhorado, integrando ao texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • O episódio piloto da série foi um especial de 1 hora.
  • O episódio piloto estreou em 2005 e o resto da série em 2007.
  • O episódio "Diretor Por Um Ano" é o único episódio em que o Sr. Kidswatter não chama Todd de "Fairview Sul 344".
  • No episódio "Aula bovina", John está de pé, Maureccia não bate no Todd, Steven tira as orelhas de duende e Sharie acorda.
  • O desenho também é chamado de school Wayside.
  • Os episódios de Wayside também podem ser visto no NickTurbo no site da Nickelodeon.
  • Todd não vai para casa cedo no ônibus do jardim da infância todo dia. Como ele diz no episódio "Reunião De Pais De Professores". Ele não foi nos episódios "Myron Vs Normy", "Oh, Grande Líder", "Repolho, Meu Garoto", "Meu Parceiro Fica Com Todas As Glórias", "Amor Ousado", "A Revanche", "Minha Papaitria", "Dana Dá Um Tempo", "Todd Apaixonado" (ele já foi antes do final), "Le Chef", "Meu Maior Fã", "Pique-Pega", "O Elevador", "Acredite Em Duendes", "O Protesto", "Louis Volta Às Aulas", "Meu Cabelo Fofo", "Kidswatter, O Filme", "Monitor de Segurança", "Rato Encantado" e "A Sra. Gorf" (Os dois últimos episódios aconteceram de noite).
  • Em alguns episódios, percebe-se que Todd se acostumou com a Escola Wayside (ex: No episódio "Minha Papaitria", Todd apaga o quadro da Sra. Jewls com tinta, e nem estranha), apesar do fato de que em alguns, parece que ele não se acostumou.

Filmes[editar | editar código-fonte]

  • A Era do Gelo (partes 1 e 2)
  • O Carnaval Na Wayside
  • Wayside - O Dia Das Mães
  • Sr Jers - O Filme
  • O Acampamento
  • As Férias De Julho (partes 1 e 2)
  • O Baile De Volta Às Aulas
  • A Festa De Fim De Ano (episódio final)

Filmes da nova temporada[editar | editar código-fonte]

  • Excursão à Papatria!
  • Uma Excursão meio...brasileira!

Diferenças com relação aos livros[editar | editar código-fonte]

  • No episódio "Repolho, meu garoto", Todd é filho único. Nos livros ele tem um irmão bebê chamado Ralphie (que é o irmão mais novo de Myron no episódio "Bichinhos de estimação" que se chama Fido).
  • Há 30 alunos na sala da Sra. Jewls nos livros, mas só há 16 alunos na série (mas D.J. é mencionado no piloto).
  • No livros a sala do Sr. Kidswatter é no 4º andar, mas na série fica no 1º andar).
  • Nos livros, Joe tinha sido o primeiro aluno a ser transformado numa maçã, enquanto no episódio "A Sra. Gorf" tinha sido Leslie.

A Nova Wayside (5ª Temporada 2012-2012)[editar | editar código-fonte]

Out of date clock icon.svg
Este artigo ou seção pode conter informações desatualizadas.

Se sabe algo sobre o tema abordado, edite a página e inclua informações mais recentes.

A 5ª temporada,que será lançada em breve, conta com 11 episódios, com a série se passando após 10 anos das 4 primeiras temporadas. Personagens antigos aparecerão como Todd, Dana, Maurecea, entre outros.

Episódios[editar | editar código-fonte]

Andares da Escola Wayside[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]