We Are the World

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde agosto de 2016). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
"We Are The World"
Single de USA for Africa
do álbum We Are The World
Lançamento 7 de março de 1985 (1985-03-07)
Formato(s) CD Single
Gravação 28 de janeiro de 1985
Gênero(s) Pop, gospel
Duração 7:06
Gravadora(s) Columbia
Composição Michael Jackson, Lionel Richie
Produção Quincy Jones
Certificação(ões) 4× Platina (RIAA)
Amostra de áudio
informação do ficheiro · ajuda

"We Are The World" é uma canção idealizada e composta por Michael Jackson e Lionel Richie, gravada em 28 de janeiro de 1985[1] por 45 dos maiores nomes da música norte-americana, no projeto conhecido como USA for Africa. A música tinha como objetivo arrecadar fundos para o combate à fome no continente africano. Inspirados pelo Band Aid, festival organizado pelo músico irlandês Bob Geldof, que reuniu dezenas de astros da música mundial, Michael e Lionel convocaram 45 dos maiores nomes da música norte americana em torno do projeto. O single, o LP e o clipe renderam cerca de 55 milhões de dólares. We Are the World apresentava 44 vocalistas diferentes, incluindo Michael Jackson, Lionel Richie, Harry Belafonte, Tina Turner, Bruce Springsteen, Billy Joel, Kenny Rogers, Bob Dylan, Cyndi Lauper, Diana Ross,Ray Charles e Stevie Wonder. Foi produzido pelo maestro Quincy Jones, que também fez a regência do grupo vocal. A vendagem atingiu 7 milhões de cópias só nos Estados Unidos, tornando-se um dos singles mais vendidos de todos os tempos.

A iniciativa desencadeou no Brasil a campanha Nordeste já, que seguiu a ideia original. Em 1987 a Rede Globo, no programa Fantástico, lançou o clipe da música "Viver outra Vez" em benefício da campanha em combate à AIDS, onde participaram vários cantores como Adriana, Jerry Adriani, Márcio Greyck, Erasmo Carlos, Marcelo, Elza Soares, Dalto, Guilherme Arantes, Neguinho da Beija Flor, Rosana, Sylvinho, 14 Bis e a modelo Monique Evans. Este clipe foi feito aos moldes da campanha americana.

O lançamento da canção, no Brasil, deu-se com a sua execução simultânea em todas as emissoras FM.

Artistas[editar | editar código-fonte]

Maestro[editar | editar código-fonte]

Vocalistas principais (por ordem de aparição)[editar | editar código-fonte]

Coro[editar | editar código-fonte]

Orquestra[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Dos anos 80 para a eternidade, 'We are the world' completa 30 anos». G1. 28 de janeiro de 2015. Arquivado desde o original em 19 de janeiro de 2016. Consultado em 10 de agosto de 2016.