Welcome to the Jungle

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"Welcome to the Jungle"
Single de Guns N' Roses
do álbum Appetite for Destruction
Lado B "Mr. Brownstone"
Lançamento 3 de outubro de 1987
Formato(s) CD, 7" vinyl, 12" vinyl, 12" disco de imagem
Gravação 1987
Gênero(s)
Duração 4:31
Gravadora(s) Geffen
Composição Axl Rose, Slash
Produção Mike Clink
Cronologia de singles de Guns N' Roses
"It's So Easy"
(1987)
"Sweet Child o' Mine"
(1988)
Lista de faixas de Appetite for Destruction
"It's So Easy"
(2)
Vídeo musical
"Welcome to the Jungle" no YouTube

"Welcome to the Jungle" é a primeira canção de Appetite for Destruction, o álbum de estreia da banda Guns N' Roses, lançado em 1987 e considerado um dos melhores álbuns de rock da história.[7][8][9] A letra fala sobre o inferno que é viver em uma cidade grande e os perigos que ela apresenta para quem lá se aventura em busca de prazeres. A música foi tocada exaustivamente em rádios de todo o planeta, seu videoclipe teve alta rotação na MTV e alcançou a sétima posição no Billboard Hot 100.

A música foi escrita, pois, Guns N' Roses precisavam de gravar material novo, e Axl Rose, ao recordar um riff que Slash havia criado enquanto ainda vivia na casa de sua mãe, teve a ideia de usá-lo para a nova música e pediu que Slash o tocasse novamente. Então, rapidamente, o restante da banda estabeleceu as bases para a música, até que em fim, ficasse pronta em aproximadamente três horas. A canção ficou em 1° lugar na lista das "100 melhores canções de rock" elaborado pelo VH1.

Videoclipe[editar | editar código-fonte]

No começo a MTV não transmitia o clipe por achá-lo muito violento, mas David Geffen ligou para o produtor e pediu para ser transmitido pela emissora. O videoclipe estreou de madrugada na programação e rapidamente se tornou um dos mais pedidos pelos telespectadores. O vídeo em questão, começa com Axl desembarcando de um ônibus, e logo em seguida, um traficante (representado por Izzy) o aborda tentando lhe vender uma droga, mas Axl rejeita. Slash pode ser visto brevemente encostado em uma parede com uma garrafa de vidro e um saco de papel marrom na mão. No decorrer do clipe, Axl pára para assistir a uma televisão através de uma vitrine, e clipes da banda tocando ao vivo podem ser vistos.

Covers[editar | editar código-fonte]

  • A banda de grindcore, Hewhocorrupts, fez um cover da música em 2004 e a acrescentou no álbum The Discographer.
  • A banda de metalcore, Zombie Apocalypse, gravou, também em 2004, um disco intitulado Bring You To Your Knees - A Tribute to Guns N' Roses.
  • Freedom Dub gravou a música em estilo bossa nova, para o cd Bossa N' Roses.
  • Em 2007, John 5 gravou apenas o instrumental de Welcome to the Jungle. Esse cover foi incluído no álbum The Devil Knows My Name.
  • Existe também um cover humorístico do single, lançado no álbum Aperitif for Destruction (Aperitivo para destruição), do conjunto musical Richard Cheese.

Aparições em games[editar | editar código-fonte]

  • No jogo Disgaea 2: Cursed Memories, o personagem Axl faz uma referência à canção, onde ele afirma: "Bem-vindo ao Coliseu, temos diversão e jogos!"
  • Welcome to the Jungle estaria disponível no jogo Rock Band, mas foi retirado na versão final.
  • A música pode ser tocada no jogo musical Guitar Hero III: Legends of Rock, onde o jogador trava uma batalha com Slash, que é um dos chefes do game.
  • Aparece na Radio X, uma das rádios fictícias do jogo Grand Theft Auto San Andreas.

Aparições em outras mídias[editar | editar código-fonte]

  • O primeiro grande uso da música foi no filme The Dead Pool, onde Jim Carrey interpreta um vocalista de uma banda de rock que é viciado em drogas.
  • Welcome to the Jungle é tocado na abertura dos créditos do filme Lean on Me, estrelado por Morgan Freeman.
  • Em 1997, a canção apareceu duas vezes em um filme de gênero biográfico, intitulado Selena.
  • Em The Kingdom, uma equipe do FBI viaja até a Arábia Saudita. Lá, a personagem de Jennifer Garner brinca com a colega dizendo: "You're in the jungle now"("Você está na selva agora"), e ela responde: "Thanks Axl"("Obrigado Axl").
  • Em "Os Simpsons" são feitas várias referências à música, dentre elas a do episódio "Bart Has Two Mommies", onde Ned Flanders canta uma paródia de Welcome to the Jungle enquanto enche o seu quintal de colchões para seus filhos não se machucarem. Além disso, no episódio "The Father, the Son, and the Holy Guest Star", Homer Simpson diz: "Welcome to the Jungle, Kevin" ("Bem vindo à selva, Kevin"), e em outro intitulado "Waverly Hills 9021 D-OH!", Homer é cumprimentado por dois caras que também lhe dizem: "Welcome to the Jungle" ("Bem-vindo à selva"), em outro episódio chamado "O Trailler do Homer", em uma das cenas, Bart, Homer e Lisa, dançam e pulam dentro do Trailler ao som da canção.
  • Em 2007, foi lançado um filme chamado "Welcome to the Jungle". Inicialmente, a canção iria fazer uma aparição nele, mas depois de verem o que chamaram de "a má qualidade do filme" em questão, o Guns N' Roses se recusou a emprestar a música para o cinema.
  • No filme "Megamente" a música aparece na batalha final entre Megamente e Titã.

Charts e Posições[editar | editar código-fonte]

Chart Posição Fonte(s)
Billboard Hot 100 7 [10]
UK Singles 24 [11]
Mainstream Rock 38 [12]
Digital Song Sales 74 [13]

Créditos[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Beaujour, Tom (3 de outubro de 2014). «6 Glam-Metal Albums You Need to Own». Revolver. Consultado em 2 de janeiro de 2022. Cópia arquivada em 28 de julho de 2017 
  2. «Readers' Poll: The 10 Greatest Hair Metal Songs». Rolling Stone. 5 de fevereiro de 2014. Consultado em 2 de janeiro de 2022 
  3. Sleazegrinder (4 de dezembro de 2015). «The 20 Best Hair Metal Anthems Of All Time Ever». loudersound (em inglês). Consultado em 2 de janeiro de 2022 
  4. November 22, Eduardo RivadaviaPublished; 2018. «11 More of the Heaviest Hair Metal Songs». Loudwire (em inglês). Consultado em 2 de janeiro de 2022 
  5. Rolling Stone (20 de junho de 2012). «Readers' Poll: The Best Hair Metal Songs of All Time». Rolling Stone (em inglês). Consultado em 2 de janeiro de 2022 
  6. Boldman, Gina. «Guns N' Roses – Welcome to the Jungle – Song Review». AllMusic. Consultado em 2 de janeiro de 2022 
  7. «20 anos de Appetite for Destruction» 11 ed. Rolling Stone Brasil. Agosto de 2007. Consultado em 6 de maio de 2020. Arquivado do original em 2 de outubro de 2008 
  8. «Readers' Poll: The 10 Greatest Hair Metal Songs» (em inglês). Rolling Stone. 5 de fevereiro de 2014. Consultado em 6 de maio de 2020 
  9. «6 Glam-Metal Albums You Need to Own». Revolvermag. 10 de março de 2014. Consultado em 6 de maio de 2020. Arquivado do original em 28 de julho de 2017 
  10. «Guns N' Roses - Billboard Hot 100». Billboard. Consultado em 6 de maio de 2020 
  11. «Welcome to the jungle/nightrain» (em inglês). Official Charts Company. Consultado em 6 de maio de 2020 
  12. «Guns N' Roses - Mainstream Rock». Billboard. Consultado em 6 de maio de 2020 
  13. «Guns N' Roses - Digital Song Sales». Billboard. Consultado em 6 de maio de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]