Tina (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
What's Love Got to Do with It
Tina (PT/BR)
 Estados Unidos
1993 •  cor •  118 min 
Direção Brian Gibson
Roteiro Tina Turner
Kurt Loder
Kate Lanier
Elenco Angela Bassett
Laurence Fishburne
Khandi Alexander
Género Drama
Idioma Inglês
Página no IMDb (em inglês)

Tina (no original em inglês What's Love Got to Do with It) é um filme estadunidense de 1993 dirigido por Brian Gibson sobre a vida da cantora de música pop Tina Turner. No elenco principal estão Angela Bassett e Laurence Fishburne, ambos indicadas ao Oscar por suas performances.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Tina narra a biografia de Tina Turner, e começa com o conflituoso relacionamento de Tina Turner (Angela Bassett) com seu empresário e marido, Ike (Laurence Fishburne), desde que se conheceram.

O filme começa mostrando Tina antes da fama, quando começou a cantar em eventos em sua cidade natal, Nutbush, no Tennessee. Lá, ela é descoberta por Ike Turner, um compositor, produtor musical e guitarrista já estabelecido no mundo da música. Os dois se envolvem romanticamente e se casam. Ike transforma Tina em uma estrela, mas sua fama o ameaça, e com crises de ciúme violentas, ele se torna cada vez mais agressivo e descontrolado, tentando dominar Tina e tirá-la dos palcos.

A partir desse momento, o filme mostra a luta de Tina para tentar se libertar da dominação de Ike, que havia destruído sua carreira ao se envolver com drogas. Eventualmente, eles se divorciam e ela tenta iniciar uma carreira solo. Ela conhece o empresário Roger Davies que promete transformá-la numa estrela internacional. Tina passa a ser perseguida por Ike, que não aceita o término do casamento, ao mesmo tempo em que vê cada dia mais perto o seu sonho de ser uma cantora mundialmente famosa. Em pleno desespero, onde só tinha paz nos palcos, mas uma vida caótica fora dele, conhece o Budismo de Nitiren, que acaba por salvar a sua vida de tamanha tristeza. Ela acaba adotando esta filosofia de vida, através da recitação do Daimoku, e faz renascer por completo seu interior, fazendo sua vida ganha um novo sentido, onde tudo a sua volta é transformado para melhor.

No final do filme, Ike confronta Tina antes de ela interpretar a canção "What's Love Got To Do With It" frente a uma platéia lotada. Ela acaba por cantar a letra, e esta canção acaba por transformá-la em uma grande estrela internacional.

Base para o roteiro[editar | editar código-fonte]

O roteiro de What's Love Got to Do with It foi adaptado por Kate Lanier do livro I, Tina, autobiografia da cantora escrita ao lado de Kurt Loder.

Recepção[editar | editar código-fonte]

O filme, cujo custo de produção foi de quinze milhões de dólares, lucrou cerca de cinqüenta milhões de dólares nos cinemas estadunidenses. Quando foi lançado nas locadoras daquele mesmo país, lucrou mais vinte milhões. No Reino Unido lucrou cerca de dez milhões de dólares.

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Academy Awards (Oscars)

Golden Globe Awards

  • Melhor atriz em comédia ou musical – Angela Bassett (vencedora)

Grammy Awards

  • Melhor canção escrita especificamente para um filme ou programa de televisão &ndash Steve DuBerry, Lulu Lawrie e Billy Lawrie por "I Don't Wanna Fight" (indicados)

MTV Movie Awards

  • Melhor performance feminina – Angela Bassett (indicada)

NAACP Image Awards

  • Melhor atriz – Angela Bassett (vencedora)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]