What It Feels Like for a Girl

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"What It Feels Like for a Girl"
Single de Madonna
do álbum Music
Lado B "Lo Que Siente La Mujer"
Lançamento 18 de abril de 2001
Formato(s) DVD single, CD single, CD maxi single, Video single, Cassette single, 12"
Gravação 2000
Gênero(s) Pop, trip hop (album version)
Trance, dance-pop (single version)
Duração 4:43
Gravadora(s) Maverick, Warner Bros.
Composição Madonna, Guy Sigsworth, David Torn (creditado posteriormente)
Produção Madonna, Sigsworth, Mark "Spike" Stent
Certificação(ões) Ouro (Austrália)
Prata (Reino Unido)
Cronologia de singles de Madonna
Último
"Don't Tell Me"
(2001)
"Die Another Day"
(2002)
Próximo

"What It Feels Like for a Girl" é uma canção de Madonna, do álbum Music de 2000. Foi lançada como single em Abril de 2001.

A canção foi dedicada a Britney Spears e reflete sobre a condição feminina. No início da música surge um trecho da fala de Charlotte Gainsbourg, filha de Serge Gainsboug e Jane Birkin, retirado do filme The Cement Garden de 1993.

Foi gravada uma versão da canção em castelhano, intitulada "Lo Que Siente la Mujer", que foi lançada como single na Europa. Esta versão fez também parte da edição mexicana do álbum "Music", junto com um "remix" desta versão em espanhol. "Lo Que Siente La Mujer" fez parte da digressão mundial "Drowned World Tour" de 2001.

Para além do single, foi lançado um maxissingle contendo um "remix" de Above & Beyond, que foi um sucesso nas discotecas.

Videoclipe[editar | editar código-fonte]

O videoclipe da música foi dirigido pelo marido de Madonna na época, o realizador de cinema Guy Ritchie.[1] O clipe da música não recorreu à versão do disco, mas ao "remix" de Above & Beyond.

Madonna abandona o seu apartamento num automóvel, dirigindo-se a um lar de idosos, chamado "Ol Kuntz Guest Home", de onde leva uma idosa. Madonna realiza então uma série de atos de vandalismo, usando uma arma de choque, apontando um revolver de água a policias, invadindo um rinque de patinação e atropelando pessoas e explodindo um posto de gasolina, sempre acompanhada da senhora de idade. No final, Madonna bate o carro que está dirigindo num poste e ela e a senhora morrem.

O videoclipe foi criticado por possuir imagens de violência consideradas como gratuitas e gráficas, tendo Madonna respondido que os artistas do sexo masculino fazem igual ou pior nos seus vídeos. A MTV e a VH1 se recusaram a exibir o clipe, passando-o apenas uma vez ao mesmo tempo à meia noite. Versões editadas do mesmo são frequentemente exibidas pelo VH1 em especiais sobre Madonna. No canal voltado ao público feminino Oxygen o clipe foi exibido até à exaustão. Madonna decidiu lançar o video no formato DVD e este bateu todos os recordes de venda de single em DVD.

A nível de vendas, "What It Feels Like for a Girl" é o segundo de menos vendagem de toda a carreira da Madonna nos Estados Unidos, com 100.000 cópias, ficando na frente apenas do single de "Love Don't Live Here Anymore". O maxi-single chegou ao número 1 em vendas, assim como a execução da música nas discotecas.

Faixas[editar | editar código-fonte]

  1. What It Fells Like For A Girl (Paul Oakenfold Perfecto Mix)
  2. What It Fells Like For A Girl (Richard Vission Velvet Masta Edit)
  3. What It Fells Like For A Girl (Calderone & Quayle Dark Side Mix)
  4. What It Fells Like For A Girl (Tracy Young Club Mix)
  5. What It Fells Like For A Girl (Above & Beyond 12" Club Mix)
  6. What It Fells Like For A Girl (Tracy Young Cool Out Radio Mix)
  7. What It Fells Like For A Girl (Richard Vission Velvet Masta Edit)
  8. What It Fells Like For A Girl (Above & Beyond Club Radio Edit)
  9. Lo Que Siente La Mujer

Referências

  1. «Madonna mia!A cantora apaga a velhinha e faz espuma nos EUA». 28 de Março de 2001. Consultado em 16 de Agosto de 2013.  Parâmetro desconhecido |fonte= ignorado (|local=) (Ajuda)