Whatever U Like

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura o single de T.I., veja Whatever You Like.
"Whatever U Like"
Single de Nicole Scherzinger featuring T.I.
Lado A "Baby Love"
Lançamento Estados Unidos Canadá 24 de Julho de 2007
Formato(s) CD Single
Download digital
Gravação 2006/2007
Gênero(s) Hip-hop
R&B
Duração 3:55
Gravadora(s) A&M
Composição Nicole Scherzinger
Clifford Harris, Jr.
Jamal Jones
Sean Garrett
Produção Polow Da Don
Cronologia de singles de Nicole Scherzinger
"Come to Me"
(2006)
"Baby Love"
(2007)
Cronologia de singles de T.I.
"You Know What It Is"
(2007)
"Touchdown"
(2007)

Whatever U Like é o primeiro single de Nicole Scherzinger, integrante das The Pussycat Dolls, em seu primeiro álbum solo, Her Name Is Nicole.... A canção possui participação do rapper T.I. e também de Sean Garrett, apesar de ele não ter recebido os créditos na MTV(mas foi creditado na BET). O single foi lançado em Julho de 2007. A canção usa a mesma composição e a mesma batida que a canção "Straight Jack" de Chilli com participação de Missy Elliott, mas Chilli decidiu não usar a música em seu álbum. Polow Da Don, o produtor da música, ofereceu a batida à Nicole Scherzinger, que aceitou-a. Ela também possui similaridades com a canção de Kelis, "Blindfold Me",[1] também produzida por Polow Da Don.

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

Em maio de 2003, Scherzinger se juntou a The Pussycat Dolls, uma trupe burlesca, como vocalista principal, quando eles foram re-fundidos como artistas de gravação. Com o sucesso do álbum de estréia do grupo, trouxe Scherzinger para o centro das atenções da mídia, que resultou em uma série de duetos e vocais convidados com muitos vocalistas masculinos. Em 2006, Scherzinger mais tarde colaborou com Diddy em "Come to Me", que se tornou o primeiro sucesso solo de Scherzinger na Billboard Hot 100. Após o hiato do grupo, Scherzinger começou a trabalhar em um álbum solo. A música fez sua estréia no site oficial da Scherzinger em 10 de julho de 2007.

"Whatever U Like" é uma música de R&B up-tempo com duração de três minutos e cinquenta e dois segundos. Os artistas co-escreveram a música com seus produtores Polow da Don e Sean Garrett. A batida da música foi comparada a "Blindfold Me" (2006) de Kelis e "Straight Jack" de Chilli, ambas produzidas por Polow da Don. Rosie Swash, do The Guardian, comparou a produção "heavy-horn, synth-heavy" às obras de Timbaland. Liricamente, Scherzinger canta sobre fazer o que seu homem gosta: "montá-lo como uma Harley". Garrett aparece em todo o refrão cantando: "ela é quente como um fogão, seu nome é Nicole!" enquanto T.I. aparece no meio da faixa.

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

Rap-Up foi um dos primeiros meios de comunicação para ouvir sete faixas completas de Her Name is Nicole, que incluiu "Whatever U Like". Um crítico descreveu a música como um "club banger", enquanto comentava: "É um single perfeito e uma boa música para ser lançada no verão". DJ Z do DJ Booth criticou a música por usar a mesma batida e composição da música "Straight Jack" de Chilli: "Nunca uma jogada brilhante para usar uma batida duplicada enquanto lida com uma pequena crise de identidade, mas se você é Nicole Scherzinger, Eu acho que está tudo bem? " Sal Cinquemani da revista Slant se referiu à música enquanto revia o segundo álbum de estúdio do The Pussycat Dolls, Doll Domination (2008). Ele concordou com o DJ Z em escrever que era um "roubo descarado de 'Blindfold Me.'", De Kelis. no entanto, ele escreveu a canção "foi injustamente ignorado".

Charts[editar | editar código-fonte]

Nos Estados Unidos, "Whatever U Like" não conseguiu aparecer no Billboard Hot 100, mas alcançou o 4º lugar no US Bubbling Under Hot 100 Singles, um gráfico que representa as 25 músicas que não conseguiram fazer. m impacto na tabela Hot 100 da Billboard. Ele também parou no número 73 na US Digital Songs e no número 83 nas US Pop Songs. No Canadá, a música se saiu melhor, conseguindo chegar ao número 57 no Canadian Hot 100.

Videoclipe[editar | editar código-fonte]

O videoclipe foi dirigido por Paul Hunter e foi lançado no dia 20 de Agosto de 2007. O vídeo começa mostrando luzes de holofotes numa parede, e depois mostra Nicole correndo de algo. Quando ela para de correr,quatro sequestradores mascarados a levam. Sean Garrett canta sua abertura e Nicole é presa numa caixa, aonde ela canta o primeiro verso e o refrão e depois sai, dançando. Durante o segundo verso, Nicole é mostrada flutuando na água, fazendo gestos em frente à holofotes e dançando ao lado da caixa da primeira cena. No segundo refrão, Nicole anda e se deita sobre uma bancada com pedras quentes. No rap de T.I., ele e Nicole estão presos na caixa e ela o seduz, acariciando-o. Durante essa parte, Nicole também é mostrada suja de lama, e depois, tomando um banho para se limpar dela. Durante o terceiro refrão, várias cenas do vídeo são mostradas novamente. Quando Sean Garrett canta a sua parte, ele é mostrado em um fundo preto com as luzes dos holofotes passando sobre ele, e Nicole é mostrada dançando num fundo preto, junto a alguns dançarinos e com as luzes dos holofotes também passando por ela. O vídeo termina com Nicole Scherzinger deixando o local e os holofotes a procurando porém sem sucesso.

Apresentações ao vivo[editar | editar código-fonte]

Scherzinger executou a música pela primeira vez no final da terceira temporada do programa de televisão americano So You Think You Can Dance em 17 de agosto de 2007. Em 9 de setembro de 2007, Scherzinger cantou a música junto com Lil Wayne, que estava se enchendo de música. TI no pre show do 2007 MTV Video Music Awards. Scherzinger usava um "vestido de coquetel vermelho, botas pretas e luvas de couro". Gil Kaufman comentou: "Antes de Brown fazê-los vibrar no palco em emoção ou Britney os fazerem confusos, Pussycat Dolls liderou a gatinha Nicole Scherzinger fez a festa começar cedo durante o show com uma conversa com Lil Wayne." Ele continuou: "Eles fizeram uma equipe interessante em uma noite que estava cheia de muitas variedades diferentes de conexões". Kelefa Sanneh do The New York Times concordou com Kaufman descrevendo a performance como "um dos melhores momentos musicais antes do show começar". Em 27 de setembro, Scherzinger se apresentou na Pepsi Smash, do Yahoo! No mês seguinte, ela se apresentou no show Homecoming da KIIS-FM no Honda Center e tocou "Whatever U Like", Baby Love e "Supervillain".

Faixas e versões[editar | editar código-fonte]

CD Single
  1. "Whatever U Like" (participação de T.I.) - 3:55
  2. "Whatever U Like" (Versão "Limpa") (participação de T.I.) - 3:55
  3. "Whatever U Like" (Instrumental) - 3:55
  4. "Whatever U Like" (A cappella) - 3:59

Posições[editar | editar código-fonte]

Charts (2007) Melhor
posição
Austrália (ARIA Digital Track Chart)[2] 32
 Canadá (Canadian Hot 100)[3] 57
Czech Republic (IFPI)[4] 50
 Estados Unidos (Billboard Bubbling Under Hot 100 Singles)[5] 4
US Bubbling Under R&B/Hip-Hop Singles (Billboard)[6] 13
US Digital Songs (Billboard)[7] 73

Referências

  1. «"Jukebox de Singles - Nicole Scherzinger ft. TI - Whatever U Like"». Stylus. Consultado em 2 de Agosto de 2007. 
  2. «The ARIA Report: Issue 914 – Week Commencing 10 September 2007» (PDF). Australian Recording Industry Association. p. 9. Consultado em 1 de agosto de 2014. 
  3. «Nicole Scherzinger Album & Song Chart History» (em inglês). Canadian Hot 100 para Nicole Scherzinger. Consultado em January 25, 2015.
  4. «Nicole Scherzinger – Whatever U Like – Top 100 Charts». IFPI. Consultado em 17 de maio de 2013. 
  5. «Nicole Scherzinger Album & Song Chart History» (em inglês). Billboard Bubbling Under Hot 100 para Nicole Scherzinger. Consultado em January 25, 2015.
  6. «Bubbling Under R&B/Hip-Hop Songs – Issue Date: 2007-08-25». Billboard. Prometheus Global Media. Consultado em 30 de outubro de 2012. 
  7. Erro de citação: Código <ref> inválido; não foi fornecido texto para as refs de nome Cohen

Ligações externas[editar | editar código-fonte]