Whiskey irlandês

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Whiskey irlandês
GoodIrishWhiskeys
Tipo Whiskey
Volume de álcool 40-94.8%
Origem Irlanda
Cor Ouro pálido a âmbar escuro
Variante(s) Pot Still Irish Whiskey, Malt Irish Whiskey, Grain Irish Whiskey, Blended Irish Whiskey

O Whiskey irlandês (em irlandês: Fuisce ou uisce beatha) é um whiskey produzido na ilha da Irlanda . A palavra "whiskey" (ou uísque) vem do irlandês (ou "gaélico") uisce beatha, significando água da vida .

O whiskey irlandês já foi a bebida espirituosa mais popular do mundo, embora um longo período de declínio a partir do final do século XIX tenha prejudicado bastante a indústria.[1] Embora existissem na Irlanda mais de 30 destilarias na década de 1890, um século depois, esse número havia caído para apenas três. O whiskey irlandês tem ganho popularidade desde o final do século XX, e tem sido a bebida espirituosa que mais cresce no mundo desde 1990. Com as exportações a crescerem acima de 15% ao ano, as destilarias existentes foram ampliadas e várias novas destilarias foram construídas. Em junho de 2019, a Irlanda possui já 25 destilarias em operação, com outras 24 planeadas ou em desenvolvimento,[2] no entanto, muitos delas não estão em em actividade há tempo suficiente para produzir whiskey com o envelhecimento suficiente para venda, e apenas um delas estava em funcionamento antes de 1975.

História[editar | editar código-fonte]

O whiskey irlandês foi uma das primeiras bebidas destiladas da Europa, surgindo por volta do século XII. Acredita-se que os monges irlandeses tenham trazido a técnica de destilação para a Irlanda depois das suas viagens pelos países mediterrânicos cerca de 1000 AD. Os irlandeses modificaram esta técnica para a obtenção de uma bebida espirituosa bebível. Embora chamado "whiskey", a bebida espirituosa produzida durante esse período seria diferente do whiskey actual, pois não teria envelhecido suficientemente e era aromatizado com ervas aromáticas, como hortelã, tomilho ou anis.[3] O Irish Mist, um licor de whiskey lançado em 1963, é supostamente baseado nessa receita.

Processo[editar | editar código-fonte]

A destilaria de Bushmills, no Condado de Antrim, afirma ser a mais antiga do mundo

O whiskey irlandês tem um acabamento suave em contraste com os aromas fumados e a terra comuns ao whisky escocês, devido ao processo de turfagem deste último.[4] A turfa raramente é usada no processo de maltagem. Além do whisky escocês, outras excepções são o whyskey turfado de malte irlandês Connemara (dupla destilação) da Destilaria Cooley em Riverstown, no condado de Louth; O whiskey Pearse da destilaria Pearse Lyons em Dublin e o whiskey ainda não lançado da Destilaria Waterford.

Regulamentos e rotulagem[editar | editar código-fonte]

Definição legal[editar | editar código-fonte]

O uísque irlandês é uma indicação geográfica europeia (IG), protegida nos termos do Regulamento (CE) nº 110/2008.[5] Desde 29 de janeiro de 2016 que a produção, rotulagem e comercialização do whiskey irlandês deve ser verificada pelas autoridades irlandesas em conformidade com o arquivo técnico do Departamento de Agricultura de 2014 para o uísque irlandês.[6]

Destilarias na Irlanda[editar | editar código-fonte]

Destilarias atuais[editar | editar código-fonte]

De acordo com a Irish Whisky Association, existiam em junho de 2019, 25 destilarias de whisky em operação na Irlanda.[2]

Referências[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Barry O'Halloran. «Distillers in high spirits as the whiskey sector enters golden era». www.irishtimes.com 
  2. a b Association. «Congratulations to IWA member @DiageoIreland...». @IrishWhiskeyAsc (em inglês)  |nome3= sem |sobrenome3= em Authors list (ajuda)
  3. Mulryan, Peter (2002). The Whiskeys of Ireland. O'Brien Press. Dublin, Ireland: [s.n.] ISBN 0-86278-751-3 
  4. «The Difference Between Scotch and Whiskey» 
  5. «Regulation (EC) No 110/2008 of the European Parliament and of the Council of 15 January 2008 on the definition, description, presentation, labelling and the protection of geographical indications of spirit drinks and repealing Council Regulation (EEC) No 1576/89» (PDF). Food Safety Authority of Ireland  |obra= e |publicação= redundantes (ajuda)
  6. «Revenue Verification of Irish Whiskey». Irish Tax and Customs  |obra= e |publicação= redundantes (ajuda)