Whitall Perry

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Whitall Perry
Nascimento 19 de janeiro de 1920
Morte 18 de novembro de 2005 (85 anos)
Bloomington
Cidadania Estados Unidos
Alma mater Universidade Harvard
Ocupação escritor
Influências

Whitall Nicholson Perry (Boston, 19202005) foi um autor norte-americano da escola da Filosofia Perene.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido numa influente família de religião Quaker, desde a juventude interessou-se pelo Platonismo e a filosofia Vedanta indiana e, seguindo as pegadas dos escritores trancendentalistas Ralph Waldo Emerson e Henry Thoreau, tornou-se um "brâmane de Boston” em pleno século XX.

Seu profundo interesse pela sabedoria do Oriente e do Ocidente o levou a viajar por países integrantes das civilizações budista, hindu, islâmica e cristã oriental. Seu livro mais conhecido é a antologia da sabedoria de santos, místicos, filósofos e escrituras de todo o mundo e todas as épocas, intitulada A Treasury of Traditional Wisdom ("Um Tesouro da Sabedoria Tradicional"), cuja primeira edição é de 1981. Segundo o autor britânico William Stoddart, "todos os escritos de Perry implicaram pesquisa cuidadosa e invariavelmente transmitem uma grande quantidade de informação". Segundo o autor e professor australiano Harry Oldmeadow, Whitall Perry foi "o mais importante autor perenialista de origem norte-americana."

A Treasury of Traditional Wisdom deve sua origem ao incentivo e inspiração de outro destacado morador de Boston na primeira metade do século XX, Ananda Coomaraswamy (então o curador da seção de arte asiática do Museu de Belas Artes local). Em sua seleção dos textos, em seus comentários e na própria estrutura do livro, Perry reflete as visões e a sabedoria de seu mentor, o metafísico suíço-alemão Frithjof Schuon.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Gurdjieff in the Light of Tradition (1978)
  • A Treasury of Traditional Wisdom (1981)
  • The Widening Breach: Evolutionism in the Mirror of Cosmology (1995)
  • Challenges to a Secular Society (1996)

Perry escreveu também diversos artigos para a revista inglesa Studies in Comparative Religion.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]