Ajuda:Guia de edição/Arquivar uma página de discussão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

É habitual na Wikipédia efetuar periodicamente o arquivamento das discussões antigas em uma página de discussão separada quando aquelas começam a ficar longas demais. Páginas de discussão pesadas podem conter assuntos obsoletos e se tornar difíceis de navegar. Páginas longas começam a se tornar um incômodo para os usuários com conexão lenta e computadores menos potentes. Por outro lado, pode haver circunstâncias onde é desejável manter seções de discussão antigas à vista na página de discussão, de modo que novos editores visitando a página possam ver o que já foi discutido, evitando trazer de volta tópicos que já tenham sido abordados.

A decisão de quando arquivar e de qual a extensão ideal para páginas de discussão é feita de acordo com a política de consenso da Wikipédia entre os editores de cada página de discussão específica.

De preferência, o arquivamento deve ser feito durante um período de pausa na discussão, a fim de evitar a quebra de contexto no meio de uma discussão ativa.

Artigos regulares não são arquivados porque as versões anteriores podem ser vistas no histórico da página.

Há dois modos principais de arquivamento de uma página de discussão, detalhados abaixo. Seja qual for o modo escolhido, as discussões em andamento devem ser mantidas na página de discussão existente. É recomendável etiquetar os arquivos com datas e um breve sumário das principais discussões. O modo mais comum é o procedimento de cortar e colar.

Você pode considerar uma reestruturação das discussões ao arquivá-las.

O arquivamento da página de usuário própria é opcional e preferível à eliminação, pois permite que discussões anteriores possam ser visitadas.

Método de arquivamento em subpágina

O modo mais comum para arquivar uma página de discussão é criando uma subpágina. Há dois procedimentos diferentes que podem ser usados para se criar uma subpágina: “Cortar e colar” ou “Mover”. Seja qual for o preferido, uma vez escolhido o método ele deve ser usado até o fim em uma determinada página, já que a mistura dos dois pode causar alguma confusão.

As páginas de arquivo devem ser nomeadas da seguinte forma: tome o nome da página de discussão e adicione "/Arquivo #", onde # é o número do arquivo. Note que a palavra “Arquivo” tem A maiúsculo, há um espaço antes do número e não há zero à esquerda.

Por exemplo

Lembre-se de usar o domínio correto – a parte antes dos dois pontos (:) – sempre que arquivar sua própria página de discussão. Ela deve começar com "Usuário Discussão:", e não "Discussão:".

Procedimento de cortar e colar

  1. Na página que deseja arquivar, clique na aba “editar”.
  2. Na caixa de edição, destaque todo o texto que deseja arquivar, clique o botão direito (Windows/Linux) ou Ctrl-clique (Mac); opcionalmente, clique o botão direito sobre o texto que deseja mover, role a página abaixo dele; em seguida selecione “cortar”. O texto será copiado na sua área de transferência. Observe que todas as predefinições no cabeçalho dos projetos devem ser mantidas na página de discussão principal e não devem ser colocadas na página de arquivo.
  3. Ainda na janela de edição, crie um link para o nome que pretende dar ao arquivo criado – você pode fazer o link diretamente a uma subpágina colocando uma barra (/) em frente do nome.
    • Se estiver arquivando um tópico, utilize o nome do tópico. Por exemplo [[/Local de nascimento]].
    • Se estiver apenas arquivando discussão antiga, utilize o próximo número disponível; assim, se a última página foi Arquivo 3, use agora [[/Arquivo 4]]
    • Se ainda não houver arquivos, use o nome [[/Arquivo 1]].
    • Salve a página. Você deve estar agora com uma página de discussão recente com um link em vermelho para seu arquivo no topo.
  4. Abra a subpágina recém-criada clicando no link vermelho. Na caixa de edição, cole a discussão antiga que está na área de transferência.
  5. Acrescente {{Arquivo de discussão}} no topo e no rodapé da página. Isto agregará uma nota explicando que a página é um arquivo e ligando de volta à página de discussão principal.
  6. Salve. O arquivo foi criado.

Vantagens de cortar e colar

  • As discussões podem ser arquivadas por tópico, em lugar de cronologicamente. Isso pode ser adequado em páginas de discussão onde certos tópicos tenham uma tendência a reaparecer, e seja conveniente manter todas as discussões anteriores sobre um assunto em um único local. Arquivar por tópico em geral é menos adequado para páginas de discussão de usuário.
  • Ao contrário do método de arquivamento por link permanente, o arquivo pode ser editado para maior clareza. Por exemplo, os cabeçalhos podem ser renomeados para facilitar a identificação, comentários sem assinatura podem ser anotados, comentários irrelevantes podem ser colocados em local apropriado, conversa social pode ser removida, etc (Entretanto, esse tipo de edição poderá ser considerado uma forma moderada de reestruturação.)
  • Os links usados no meio das discussões permanecem indexados na Wikipédia. Isso também pode ser desvantajoso, à medida que os afluentes se tornem congestionados com arquivos de páginas de discussão.
  • Os editores que tiverem o artigo em sua página de vigiadas não terão colocada sob vigilância a discussão arquivada, o que acontece quando as páginas de discussão são movidas para o arquivo.
  • Ao contrário do procedimento de Mover este não zera o histórico da página.

Desvantagens de cortar e colar

  • Usuários novatos podem acidentalmente responder a discussões inativas, e a página estará sujeita a vandalismos, o que não ocorre no método de arquivamento por link permanente.
  • Este método assume a boa-fé nas edições por parte da pessoa criadora do arquivo. Caso essa confiança se quebre, será mais complicado provar, sem o histórico na página de arquivo, que o arquivo é uma cópia genuína da informação arquivada da página de discussão.
  • Diferentemente do procedimento de mover os arquivos não serão automaticamente adicionados na página de vigiadas dos editores já vigiando a página de discussão principal.

Procedimento de Mover

  1. Subpáginas de arquivos também podem ser criadas movendo a discussão para uma subpágina.
  2. Acrescente {{Arquivo de discussão}} no topo e no rodapé da página arquivada. Isto agregará uma nota explicando que a página é um arquivo e ligando de volta à página de discussão principal.
  3. Modifique o link de redirecionamento na página de discussão agora vazia para um link comum de modo que o Arquivo possa ser encontrado clicando-se no link.
  4. Copie as discussões ainda ativas de volta à página de discussão original. Se forem muito longas, como alternativa pode-se copiar os títulos das seções de discussões ativas na nova página fornecendo um link para a mesma seção no arquivo.

Vantagens e desvantagens do procedimento de mover

Este método move o histórico da página, mostrando contribuição do usuário como sendo da página arquivada e não da página original, e tornando por parte de um dado usuário, mais difícil a procura por edições anteriores na página de discussão. Mover o histórico para o arquivo facilita provar que aquele arquivo é uma cópia autêntica da página de discussão arquivada, embora também possibilite a potencial perda ou adulteração de comentários quando as discussões ativas forem movidas de volta para a página de discussão principal após a movimentação.

Método de arquivamento por link permanente

Com esse método, em lugar de copiar as discussões para uma página separada, simplesmente cria-se um link para uma versão mais antiga da página. Alerta: não é possível criar um link interno para uma versão anterior de uma página. É necessário fornecer a URL completa. Estas páginas não aparecem em sistemas de busca, pois são geradas dinamicamente.

Procedimento

  1. Vá à página de discussão que deseja arquivar e clique em "Link (ou Enlace) permanente" na seção de ferramentas da barra lateral esquerda. Opcionalmente, vá para o histórico da página de discussão e selecione a revisão que deseja usar.
  2. Copie a URL completa da barra de navegação do seu navegador.
  3. Edite a página de discussão e apague o texto que deseja arquivar. Ainda na janela de edição, crie um link para a URL que você havia copiado anteriormente. Tenha em mente que a sintaxe para URL é diferente daquela para os Wikilinks.
  4. Salve. Você agora tem uma página de discussão arquivada.

É possível fazer um link mais curto e assim deixar o wikitexto da página mais legível, substituindo o caminho da página por um {{fullurl}}, mantendo a seção “oldid” no final. Por exemplo, o link dado acima poderia ser substituído por:

[{{fullurl:{{FULLPAGENAME}}|oldid=1234567}} Arquivo 1]

que seria mostrado como Arquivo 1.

Se desejar, você pode também eliminar o ícone “link externo” (uma vez que não se trata de um link externo realmente) envolvendo o link com tags dessa forma:

<span class="plainlinks">[{{fullurl:{{FULLPAGENAME}}|oldid=1234567}} Arquivo 1]</span>

que seria mostrado como Arquivo 1.

Vantagens deste método

  • É mais simples e requer menos recursos.
  • Oferece alguma garantia de que as discussões não foram alteradas por engano ou por vandalismo.
  • Esta estratégia é particularmente útil para “sumariar” discussões; uma visão geral sucinta dos vários pontos-de-vista é apresentada e também um link para a discussão completa.
  • Ao contrário do movimentação este não zera o histórico da página.

Desvantagens

  • Não é possível fazer busca pelas discussões anteriores, uma vez que as discussões arquivadas por esse método não aparecem no sistema de busca da Wikipédia ou outros.
  • Não se pode organizar os tópicos em um local, embora seja possível listar os links para as seções dentro do histórico da página que sejam relevantes para um tópico em particular.
  • Os arquivos não podem ser facilmente repartidos e recombinados como no método de subpáginas. Caso mais tarde se deseje separar os arquivos de uma forma diferente, será necessário colar todos os arquivos antigos na página de discussão, salvar, e então rearquivar (vale notar que quando isso é feito, o histórico de revisões acaba se tornando confuso).
  • Uma edição por engano do arquivo (ignorando o alerta) irá sobrescrever a atual página de discussão.
  • Este é o menos comum dos dois métodos e pode causar confusão mesmo para editores experientes não familiarizados com a função “link permanente” na caixa de ferramentas.
  • Ele não será mostrado nos afluentes das páginas linkadas.

Consenso em 2019

A partir de fevereiro de 2019, as páginas cujas discussões já possuam um arquivo continuarão a ser arquivadas pelo mesmo método. No entanto, páginas que serão arquivadas pela primeira vez devem passar pelo arquivamento por moção.[1]

Ver também

Referências