Wikipédia:A Wikipédia é muito importante

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
A Wikipédia era uma pequena engrenagem que foi crescendo com o tempo graças à dedicação de todos aqueles que querem participar neste projeto.

A Wikipédia começou como uma utopia num belo 15 de janeiro de 2001, uma ideia que parecia não ter hipóteses de sobreviver; porém não foi assim, desde os primórdios a comunidade estendeu-se para tornar a Wikipédia um dos sites mais populares e relevantes da Internet e pela importância desta, um pilar da sociedade da informação atual. Sua importância advém de seu objetivo: reunir todo o conhecimento humano e partilhá-lo de forma livre e aberta para todo o mundo, chegando a todos os que queiram aprender e ajudar a compartilhar mais conhecimento.

A liberdade de compartilhar deve-se à licença sob a qual está disponibilizada: Creative Commons. Termos de direitos de cópia tradicionais (©) não permitem que as pessoas remixem e partilhem o conhecimento recebido, apenas conforme acordos comerciais com o autor, ou mais frequentemente com a editora que comprou os direitos. Nem todos têm como fazer tais acordos, e isso restringe o fluxo de informação; também, o copyright dura tanto tempo que ao expirar (70 anos após a morte do autor), o conhecimento ficou obsoleto, e quem precisava dele já morreu também. Pode a pessoa ter morrido inclusive pela falta de conhecimento: pessoas precisam de conhecimento sobre riscos à saúde e à vida para se manterem saudáveis e com vida.

Apesar disto, a Wikipédia é feita por voluntários como você: tal como você é livre de editar, também é livre de descansar; todos somos livres de contribuir ou não, de editar quando quisermos; no fundo a Wikipédia é um passatempo divertido.

A editar a Wikipédia ganhamos todos.

Ver também[editar código-fonte]