Wikipédia:A Wikipédia não é um site de perguntas e respostas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Muitos dos visitantes à Wikipédia confundem-a com o que ela não deve ser. A Wikipédia é uma enciclopédia e não um site de perguntas e respostas, como Yahoo! Respostas, e nem um fórum de discussões.

Começamos com um exemplo comum. Quem proclamou a independência dos Estados Unidos? é uma questão frequentemente abordada por locais de estudo, geralmente escolas. Sites como os descritos acima podem servir para o estudante realizar perguntas e outras pessoas responderem, de acordo com seu conhecimento. Em uma enciclopédia, os fatos sempre são (ou pelo menos deveriam ser) verídicos.

O que devo fazer?

NÃO deves criar uma página chamada Quem proclamou a independência dos Estados Unidos? e realizar uma pergunta no conteúdo dela (ou postar a resposta). Se fizer, a página será eliminada e provavelmente você será avisado por realizar uma edição imprópria. Imagine no que se transformaria a Wikipédia se toda pergunta possuísse página própria?

Faça o seguinte: pela lógica, o artigo que deve conter a informação necessária é independência dos Estados Unidos (no exemplo). Digite na busca este conteúdo, e aperte em Ir. Ali, aparecerá um texto completo sobre todos os fatos relacionados ao assunto. Agora, é só pesquisar dentro do artigo o que você precisa.

O mesmo ocorre com algumas páginas de discussão, onde o tema inicial (discutir sobre o artigo e seu conteúdo) é alterado para tentar descobrir se X é melhor que Y. Como explicado acima, a Wikipédia não é um fórum, seja de jogos, internet, famosos ou qualquer outro tipo. Conteúdos como Quem vocês acham melhor? Maradona ou Pelé? devem ser sumariamente removidos.