Saltar para o conteúdo

Wikipédia:A Wikipédia não é um videogame

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Embora possamos brincar sobre isso às vezes, a Wikipédia não é um videogame ou qualquer outro tipo de jogo. Não estamos aqui para acumular pontos, derrotar vilões ou subir de nível. Estamos aqui para construir uma enciclopédia.

Às vezes, durante uma discussão sobre a conduta de um editor — geralmente um editor novato e entusiasmado — alguém poderá dizer "a Wikipédia não é um jogo", "a Wikipédia não é um videogame" ou "o usuário está tentando obter uma pontuação alta". Isso significa que consideram que o editor não está levando a sério o propósito da Wikipédia, estando excessivamente focado em detalhes triviais que não contribuem para alcançar esse propósito.

Sinais de que alguém pode estar tratando a Wikipédia como um videogame

[editar código-fonte]
  • Foco excessivo na obtenção de novos estatutos.
  • Gabar-se da contagem de edições.
  • Demonstrar uma mentalidade de campo de batalha em disputas ou em relação a outros editores.
  • Agir de maneira excessivamente autoconfiante em relação a usuários que foram bloqueados, artigos que foram excluídos, etc. (raramente, isso também pode se aplicar à criação de conteúdo, mas geralmente é um problema menor nesse contexto[1])
  • Uso excessivo de imagens e terminologia policial ou militar ao lidar com o combate ao vandalismo (isso não pode ser totalmente evitado, pois, por algum motivo desconcertante, a unidade antiterrorista, Unidade Antivandalismo – que não possuem nome – e, em menor grau, o Twinkle,[2] insistem em se autodenominar dessa forma. Mas não contribua para o problema).

Algumas dessas distinções podem ser difíceis de fazer. Existe um momento e um lugar para reconhecer a prolificidade dos usuários, seu trabalho em defesa da Wikipédia e assim por diante. No entanto, essa celebração pode se tornar excessiva se parecer que o usuário a vê como um fim em si mesmo (muitas vezes em detrimento da qualidade) ou se expressar superioridade com base nessas realizações.

Referências

  1. Em um exemplo raro, um editor que frequentemente se gabava de seus mais de 200 artigos bons acabou vendo-os serem deslistados em massa quando uma revisão descobriu que o foco na quantidade havia ocorrido às custas do cumprimento dos padrões mínimos de qualidade.
  2. Veja o logotipo.