Wikipédia:A Wikipédia não está aqui para divulgar ao mundo a sua causa nobre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


As intenções de caridade ou de mentalidade pública, como este senhor parece ter, não eliminam a necessidade de mostrar notabilidade em um artigo da Wikipédia.

A Wikipédia atrai muitas pessoas que querem anunciar empresas ou indivíduos, com vista a aumentar a sua clientela e, consequentemente, seus lucros. Artigos inadequados que são flagrante publicidade são elegíveis para eliminação rápida nesse critério; ligações externas inadequadas devem ser retiradas, uma vez que a Wikipédia não deve ser utilizada para fazer publicidade.

No entanto, a promoção inadequada não precisa ser acerca do lucro. Ela pode assumir a forma de divulgação de uma organização sem fins lucrativos como uma organização beneficente, instituição de caridade, organização não governamental ou um grupo comunitário. Até mesmo quando a causa que o grupo defende é nobre, os princípios habituais da Wikipédia quanto à aceitabilidade de um artigo são aplicados. O grupo deverá ser "notável", com fontes secundárias fiáveis e independentes, para incluí-lo.

Nobreza não é o mesmo que notoriedade, e organizações sem fins lucrativos estão sujeitas às nossas diretrizes de notabilidade e spam da mesma forma que as empresas com fins lucrativos, não importa quão nobre são seus objetivos.

Um cuidado aos editores da Wikipédia que não estão envolvidos com a causa[editar código-fonte]

Editores experientes que não estão envolvidos com a causa em questão podem suspeitar que um novo usuário (novato) tenha uma estreita ligação com ela. Editores devem reagir com cuidado, para assegurar que, ao dizer ou decidir que a organização não é "notável" pelos padrões da Wikipédia, não dê a entender ao novato que a causa pela qual o grupo trabalha não é importante.

Escrevendo sobre uma organização sem fins lucrativos[editar código-fonte]

Antes de iniciar um artigo sobre uma organização sem fins lucrativos, por favor, tenha em mente o seguinte:

  1. Um artigo sobre uma organização sem fins lucrativos deverá ser sobre a organização em si, não sobre a causa que ela apoia. Os detalhes da causa devem ser abrangidos no artigo da causa.
  2. Não basta que a causa seja notável: a própria organização deve atender as nossas diretrizes de notoriedade. O efeito estufa é notável, mas isso não significa que a Wikipédia deve ter artigos sobre cada grupo local do Sierra Club, ou sobre outras organizações competindo com ela pela atenção.
  3. Organizações que possuem um alcance limitado e trabalham em prol de uma causa local específica (tais como a preservação de um parque de uma rua) geralmente falham nas diretrizes de notoriedade da Wikipédia quando a causa que defendem não é notável por si só.
  4. Se uma organização existe unicamente para apoiar uma causa pela qual não há nenhum artigo na Wikipédia, geralmente é melhor começar um artigo sobre a causa do que sobre a organização.
  5. Informações para contato e outras informações sobre como doar tempo, dinheiro, etc, para uma organização sem fins lucrativos, é melhor deixar para o site da organização, não em seu artigo da Wikipédia (se houver). Há centenas de provedores de hospedagem de sites gratuitos por aí; a Wikipédia é uma enciclopédia, não um deles.

Ver também[editar código-fonte]