Wikipédia:A arte de bem perder
![]() | Esta página é um ensaio. Ensaios são conselhos ou opiniões de um ou mais contribuidores da Wikipédia. Ensaios não são políticas, recomendações e nem informativos. Alguns ensaios representam práticas já bem difundidas na comunidade; outros apenas representam pontos de vista minoritários. |
![]() | Resumindo: Saber "perder" uma discussão com civilidade, brio e bonança, é pelo menos tão importante quanto "ganhar". |
Visto que a Wikipédia não é uma questão de vitória, todos os wikipedistas precisam de saber como "perder" com brio e dignidade.
Claro, discussão e consenso é uma parte vital do Wikipédia, mas por vezes levamos as coisas demasiado longe, para lá do civismo. Assuma boa-fé e escute os outros. Discuta para encontrar consenso, não para ganhar.

E lembre-se, em instância de visões divergentes "empatadas", é o conteúdo estável que vinga, não imponha o seu ponto de vista. Para "desempate", esteja preparado para um longo diálogo, em que aprenderá quase certamente algo. Quando ainda assim se encontrar no lado que está a perder a discussão, lembre-se disto:
- Deixe para lá. Por agora, pelo menos. E daí que a melhoria ideal não pode ser feita hoje? Se a ideia é boa, continuará a sê-lo no próximo ano, não há prazos aqui. Se não é assim tão crítico, não tente desesperadamente "vencer", ser ousado não é ser insensato. A mudança que lhe parece de suma importância pode ser trivial aos outros; talvez você mesmo venha a concordar com eles se der tempo ao tempo, ou a defesa da sua posição venha a beneficiar de um longo amadurecimento de argumentos.
- Reconheça quando não quer dizer não. A sua ideia do que a Wikipédia deve ser ou deve fazer pode ser completamente diferente do consenso da comunidade. Às vezes um "não" significa "não compreendo", mas mor parte das vezes significa "compreendemos, mas a resposta permanece não." Se continuar em minoria, reconheça este facto. Não insista contra a vontade expressa da comunidade. Fazê-lo corre o risco de lhe dar ares de uma criança petulante, que pensa que gritar mais alto fará abrir o jarro dos biscoitos.
- Aja como um adulto. Não fique enfezado, não faça dramas. Fracassar não é o fim do mundo. "Perder" é desagradável, mas uma boa vingança serve-se com bons artigos; ainda estão 1 148 691 artigos por aí, e 99% deles precisam de ser melhorados, vá fazer bom trabalho em "território não disputado". Se se está a sentir enervado pelo choque de ideias, pode também fazer uma pausa, vá-se divertir na vida real®, a Wikipédia não é assim tão importante.
Tenha calma e siga em frente. - Peça desculpa se simplesmente se enganou ou, pior, se se deu conta de que estava a ir longe demais já depois do facto. Todos cometemos erros, é sempre pior não os reconhecer.
