Wikipédia:Artigos bons/arquivo/John Deacon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Deacon em concerto com o Queen no RDS Arena, Dublin em 1979
Deacon em concerto com o Queen no RDS Arena, Dublin em 1979

John Richard Deacon (Leicester, 19 de agosto de 1951) é um músico britânico aposentado, mais conhecido por ter sido o baixista e um dos compositores da banda de rock Queen. Foi o último dos quatro membros a entrar para o grupo em 1971 e também o mais jovem, tendo apenas 19 anos quando foi efetivado. Deacon é o autor de um grande número de sucessos do Queen, incluindo os singles "You're My Best Friend", "Spread Your Wings", "Back Chat", "I Want to Break Free" e o maior sucesso de todos, o single mais vendido da banda nos Estados Unidos, "Another One Bites the Dust", bem como outras faixas de praticamente todos os discos do Queen. Estudante de eletrônica no King's College de Londres, fora recrutado como baixista pelo Queen, em fevereiro de 1971, depois de conhecer em uma discoteca, Brian May e Roger Taylor.

Tocou também guitarra, piano e violão em vários álbuns, bem como teclado, sintetizadores e programação. Diferentemente de seus colegas, o instrumentista sempre evitou atuar nos vocais do grupo, e sua participação é limitada aos vocais de apoio em algumas apresentações ao vivo. Mesmo sendo extremamente tímido, John Deacon é considerado um dos maiores baixistas do mundo do rock.

Depois do show Freddie Mercury Tribute Concert, em 1992, o baixista se apresentou com o Queen e mais o amigo de Mercury, Elton John, em apenas uma única música: "The Show Must Go On" (Elton John inicialmente tinha cantado a faixa com a banda no tributo a Freddie Mercury). Deacon contribuiu para outra música do Queen: "No-One But You (Only The Good Die Young)", lançado em 1997 no álbum Queen Rocks - depois disso ele se aposentou da indústria da música. A última música lançada oficialmente pelo Queen, "Let me In Your Heart Again" possui sua participação. (leia mais...)