Wikipédia:Artigos destacados/arquivo/Alânia (Turquia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Alânia (em turco: Alanya é uma cidade costeira e distrito (em turco: ilçeler) do sul da Turquia, que faz parte da província de Antália e da região do Mediterrâneo (Akdeniz Bölgesi), situada a 120 km a leste de Antália. Segundo o censo de 2009, a população do distrito era de 241 451 habitantes numa área de 1 582 km², dos quais 131 434 na cidade de Alanya. A maior parte dos habitantes é de origem anatólia, mas calcula-se que residam na cidade aproximadamente 10 000 europeus.

Localizada numa posição estratégica, numa pequena península no mar Mediterrâneo, no sopé meridional dos montes Tauro, Alanya foi uma praça-forte para muitos impérios mediterrânicos, como o ptolemaico, selêucida, romano, bizantino, Sultanato de Rum, caramânida e otomano. O apogeu da cidade em termos de importância histórica deu-se no século XIII, quando foi foi a residência de inverno do sultão seljúcida de Rum Caicobado I, de quem o nome atual deriva. Algumas das numerosas construções de Caicobado encontram-se entre os principais monumentos da cidade, nomeadamente a Kızıl Kule (Torre Vermelha), a tersane (estaleiro naval), e o castelo.

O clima mediterrânico relativamente moderado, as atrações naturais, tanto na costa, como no interior, e o património histórico fazem de Alanya um destino turístico muito popular. A atividade do setor turístico da região representa 9% do total da Turquia, enquanto que as vendas de imobiliário a estrangeiros representam 30% do total nacional. O turismo cresceu a partir de 1958, tornando-se a principal atividade económica da cidade e provocando um significativo aumento da população. A cidade acolhe todos os anos diversos eventos desportivos de verão e festivais culturais. (leia mais...)