Wikipédia:Artigos destacados/arquivo/Atentado ao Hotel Brinks

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Atentado ao Hotel Brinks foi uma ação de guerrilha realizada por vietcongues durante a Guerra do Vietnã contra o Hotel Brinks, localizado em Saigon, que foi explodido pela Frente Nacional para a Libertação do Vietname no início da noite do dia 24 de dezembro de 1964. Dois agentes vietcongues detonaram um carro-bomba no subsolo do hotel, onde residiam oficiais do Exército dos Estados Unidos. A explosão matou dois americanos, além de ferir aproximadamente sessenta pessoas, entre civis vietnamitas e militares.

Os comandantes da Frente Nacional para a Libertação do Vietname planejaram o atentado com dois objetivos em mente. Em primeiro lugar, ao atacar uma instalação americana no centro da fortemente vigiada capital, os vietcongues queriam demonstrar sua capacidade de ataque no Vietnã do Sul caso os Estados Unidos decidissem lançar ataques aéreos contra o Vietnã do Norte. Em segundo lugar, demonstrar aos sul-vietnamitas que os americanos eram vulneráveis e não podiam ser usados como proteção.

O atentado provocou um debate dentro da administração de Lyndon Johnson, presidente dos Estados Unidos na época. Muitos de seus conselheiros concordavam com um bombardeamento e introdução de tropas americanas no Vietnã do Norte em represália, enquanto Lyndon Johnson preferia a estratégia existente de treino do Exército da República do Vietname para proteger o Vietnã do Sul dos vietcongues. No final, a ideia do presidente prevaleceu e não foi feito nenhum bombardeamento retaliatório.(leia mais...)