Wikipédia:Artigos destacados/arquivo/Finnian de Clonard

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Finnian de Clonard foi um dos primeiros monges irlandeses, fundador e primeiro abade da Abadia de Clonard, possivelmente bispo da mesma diocese, e mestre dos Doze Apóstolos da Irlanda. Ao lado de Santo Enda de Aran, é considerado um dos pais do monasticismo na Irlanda.

Finnian nasceu em uma família nobre de Leinster, sendo batizado por Santo Abão de Magheranoidhe e desde cedo posto sob a tutoria de São Fortchern, bispo de Trim, que o instruiu até os trinta anos de idade, quando o jovem asceta rumou para a Europa continental e então Gales, onde foi instruído por São Davi de Gales em Llancarfan. Após este longo período de aprendizado, retornou para a Irlanda, pregando em Wexford, Wicklow e Kildare, onde teve contato com Santa Brígida, antes de finalmente se estabelecer em Clonard.

Iniciou em Clonard uma vida ascética e solitária, até que em 520 fundou oficialmente sua abadia e escola, atraindo milhares de discípulos de todas as classes e procedências, sendo reconhecido por sua rigidez e seus dons pedagógicos. Educou no monasticismo e enviou enquanto missionários a terras distantes diversos de seus pupilos, dentre os quais os chamados Doze Apóstolos da Irlanda. Faleceu provavelmente em 12 de dezembro de 563, pela peste, e suas relíquias foram preservadas em sua própria abadia, até serem destruídas no século IX. (leia mais...)