Wikipédia:Artigos destacados/arquivo/Girlfriend (canção de Avril Lavigne)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Avril Lavigne divulgando seu novo videoclipe, "Girlfriend".
Avril Lavigne divulgando seu novo videoclipe, "Girlfriend".

"Girlfriend" é uma canção da cantora canadense Avril Lavigne, que faz parte do disco The Best Damn Thing. A canção foi lançada como segundo single do álbum, em abril de 2007, e sendo, em geral, bem recebida pela crítica, chegando à primeira posição no Japão, na Argentina e em outros países. Até o momento, esta fora a única música de Avril a alcançar o primeiro lugar na Billboard Hot 100 dos Estados Unidos. "Girlfriend" foi composta em parceria com Lukasz Gottwald. A revista Billboard fez uma lista dos 100 mais populares hits da década de 2000, na qual a canção "Girlfriend" ficou na 94° posição na categoria Hot 100, 40º no Digital Songs e 38º no Ringtones.

"Girlfriend" ganhou um prêmio no Kids Choice Awards na categoria de "Melhor música". No MTV América Latina 2007 e no MTV Europe Music Awards, a canção venceu na mesma categoria de "Canção do Ano". E no Juno Awards, foi indicada nas categorias de:"Escolha dos Fãs" e "Single do Ano".

Em 2007, "Girlfriend" liderou os downloads pagos no mundo, com mais de 7,3 milhões de carregamentos, segundo a primeira lista anual feita pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI). Em decorrência disso, o trabalho recebeu várias premiações em vendas, como na Austrália segundo a ARIA o single de Lavigne recebeu uma certificação de Disco de Platina Quádruplo, com mais de 280 mil cópias vendidas no país. (leia mais...)