Wikipédia:Artigos destacados/arquivo/Pietro Nosadini

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Pietro Antonio Maria Umberto Nosadini (Bassano del Grappa, 15 de agosto de 1862 — Pádua, 25 de março de 1921) foi um padre católico e jornalista italiano.

Desenvolveu atividade notável em várias paróquias da Itália como combativo defensor do ultramontanismo, fundando uma série de sociedades. Passou uma temporada no Brasil, nos primeiros tempos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, sendo lembrado pela sua breve e tumultuada mas marcante passagem por Caxias do Sul, onde exerceu forte liderança na comunidade católica num dos períodos mais conturbados da história da cidade, e pelo seu pioneirismo no campo da imprensa regional. Também tem sido assinalado seu papel no processo de emancipação sociopolítica do colono italiano, contribuindo, através do elo comum da religião, para a união de grupos dispersos e culturalmente conflitantes, e para a criação de uma identidade coletiva onde o colono era retratado como um trabalhador incansável, ordeiro, moral e promotor do progresso e da civilização.

Pietro Nosadini pertencia a uma antiga família de Bassano del Grappa, agregada ao patriciado de Bassano em 1691 e ao de Veneza em 1694. Foi o primeiro dos quatro filhos de Giuseppe Giovanni Battista Nosadini e Catterina Capellari. Desde antes de sua ordenação revelou-se um católico fervoroso. Engajou-se nas atividades da Juventude Católica Italiana, sendo secretário do Círculo de Bassano-Vêneto em 1884. Segundo Costamilan, foi também secretário de sua paróquia entre 1884 e 1889, e "apesar de sua pouca idade, afloravam os seus dotes de invulgar inteligência e de seu gênio empreendedor, segundo se constata nos livros históricos abordando a evolução da ação católica na Itália". (leia mais...)