Wikipédia:Artigos destacados/arquivo/Tipo alpino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Heinrich Kiepert, geógrafo descrito por Hans F. K. Günther como alpino exemplar
Heinrich Kiepert, geógrafo descrito por Hans F. K. Günther como alpino exemplar

O tipo alpino, também conhecido como alpinídeo, celta, celto-lígure, lígure, ocidental, cevenol, oriental escuro, pamiro-alpino, auvernês, récio, alpo-cárpato, celto-eslavo, eslavo ou europeu central, é um conceito histórico da antropologia física utilizado para descrever um dos principais subgrupos da chamada raça caucasiana.

O termo tem suas origens em Carlos Lineu, que o incluiu como um tipo desviado ao expor a taxonomia do Homo sapiens. Nos últimos anos do século XIX, os antropólogos Vacher de Lapouge, Joseph Deniker e William Z. Ripley, ao categorizarem as diferentes populações europeias, incluíram o tipo alpino em seu catálogo, mas não sem discordâncias quanto à sua natureza tipológica. A ideia lineana da inferioridade do tipo alpino foi mantida pelo nordicista Madison Grant, mas ignorada por seu sucessor Hans F. K. Günther. Posteriormente, estudiosos como Carleton S. Coon, Ilse Schwidetzky, Bertil Lundman, Georgi Debets e John Baker se valeram de novas descobertas na arqueologia, serologia e genética para um estudo mais preciso dos alpinos.

Consistentemente entre os autores tradicionais, o tipo alpino é caracterizado por crânio braquicéfalo (largo e curto), traços arredondados, baixa estatura, ombros largos e pernas curtas. A maioria dos autores estabelece que teria uma pigmentação intermediária entre o branco nórdico e o moreno mediterrâneo, com cabelos consistentemente castanhos, mas há discordâncias quanto às possíveis variações. (leia mais...)