Wikipédia:Artigos destacados/arquivo/Revolução Constitucionalista de 1932

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Convocação dos Voluntários paulistas
Convocação dos Voluntários paulistas

A Revolução Constitucionalista de 1932, Revolução de 32 ou Guerra Paulista, foi o movimento armado ocorrido no Brasil entre Julho e Outubro de 1932 visando à derrubada do governo provisório de Getúlio Vargas e à instituição de um regime constitucional após a supressão da Constituição de 1891 pela Revolução de 1930.

Foi a primeira grande revolta contra o governo de Getúlio Vargas.

Na primeira metade do século XX, o Estado de São Paulo vivenciou um acelerado processo de industrialização e enriquecimento devido aos lucros da lavoura de café e à articulação da política do café-com-leite, pela qual se alternavam na presidência da República políticos dos Estados de São Paulo e de Minas Gerais.

Em meio à grave crise econômica devido à Grande Depressão de 1929, que derrubara os preços do café, eclodiu a Revolução de 1930, vindo Getúlio Vargas a assumir o poder, colocando fim à supremacia política das oligarquias paulistas. Getúlio nomeou interventores para o governo dos Estados, sendo que para São Paulo foi designado o coronel João Alberto de Barros, considerado pelas oligarquias como "forasteiro e plebeu".