Wikipédia:O que as páginas para eliminar não são

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Atalhos:
WP:PENSE
WP:OQPENS
Crystal Clear mimetype txt.png
Atenção: Esta página contém um ensaio da Wikipédia que é seguido por parte dos seus editores, mas é contestado por outro grupo de editores. Sinta-se livre para melhorar a página assegurando-se de que as suas alterações refletem consenso, de acordo com o Status quo, ou utilize a página de discussão. Tenha prudência ao considerar esse ponto de vista e utilizá-lo recorrentemente em discussões. Veja o(s) ponto(s) de vista(s) contrário(s): Wikipédia:Exclusionismo, Wikipédia:Mas deve haver fontes!, Wikipédia:Sem fontes fiáveis, sem verificabilidade, sem artigo.
Tenha atenção, pesquise, para não cometer abusos ao enviar páginas para eliminação.

A Wikipédia é fruto de trabalho voluntário e colaborativo aonde milhares de páginas são criadas por ano por milhares de usuários, registrados ou não. Essas páginas devem respeitar as políticas e recomendações para impedir que a Wikipédia se torne aquilo que ela não é e, caso essas páginas não sejam enciclopédicas deveriam ser enviadas para os processos de eliminação de páginas. Essa página possui o objetivo de demonstrar o que as páginas de eliminação não são.

As páginas para eliminar não são o Estaleiro/Manutenção[editar código-fonte]

Atalho:
WP:PENSEM

As Páginas para eliminar não são o Estaleiro, ou um espaço para forçar a manutenção. Frequentemente a colocação de uma página para eliminação catalisa modificações nos artigos em questão que acabam por melhorá-los e retirar a necessidade de eliminação da mesma. No entanto, as páginas para eliminar (PE), não são um local para propor melhorias a artigos, mesmo que por vezes opções intermédias entre apagar e manter sejam discutidas ali.

Outros locais na Wikipédia, como o Estaleiro, o Projeto Manutenção, e as Páginas para manutenção[nota 1], existem para listar páginas que precisem de manutenção emergencial por falta de fontes, com o objetivo de agregar vários tipos de páginas assinaladas com marcas de manutenção, com o intuito de melhorá-las.

Recomendações[editar código-fonte]

  1. Leia e compreenda a Política de eliminação (WP:PDE), que explica quais as razões para eliminação. Algumas páginas devem ser melhoradas ao invés de serem eliminadas.
  2. Leia o artigo e revise seu histórico para entender adequadamente o tópico. Alguns artigos podem ter sido alvo de vandalismos ou edições precárias. Esboços e artigos imperfeitos estão aguardando por posterior desenvolvimento, portanto o potencial do tópico deve ser considerado.
  3. Leia a página de discussão do artigo, que pode fornecer razões de porque o artigo deve ou não ser eliminado e verifique se houve uma nomeação anterior, verificando se as objeções não foram adequadamente tratadas.
  4. Antes de nomear devido à falta de verificabilidade ou de notoriedade, faça, de boa-fé, uma tentativa de confirmar se tais fontes existem ou não. Especialmente se apesar de não possuir fontes, o texto indicar notoriedade. Por exemplo, se o artigo for uma biografia de um suposto deputado, antes de propor eliminação, demonstre que você procurou por fontes, por exemplo, no site da Câmara correspondente.
  5. Se um tópico não é importante o suficiente para ter um artigo próprio, considere torná-lo um Redirect útil para um artigo existente - algo que pode fazer sem abrir uma Eliminação por consenso ou votação - ou proponha a fusão - veja {{fusão de}}, {{fusão com}} e a seção ao fim.
  6. Se o artigo ainda não foi marcado com uma nota sobre os problemas existentes, considere aplicar as marcações pertinentes tais como {{Não-enciclopédico}}, {{sem notas}} entre outras; isto assegura ao leitor ter conhecimento dos problemas podendo agir para corrigi-los.
  7. Verifique "Páginas afluentes" na barra lateral par ver como a página é utilizada e referenciada dentro da Wikipédia.
  8. Verifique todos os interwikis, também na barra lateral, que podem prover material adicional para tradução.
  9. Familiarize-se com as recomendações e políticas de notoriedade, fontes fiáveis e O que a Wikipédia não é.
  10. Se o artigo foi criado recentemente, por favor, considere que muitos artigos bons começaram sua wikivida num estado precário. Exceto que seja um caso obviamente sem esperança, considere compartilhar suas considerações com o criador do artigo, um wikiprojeto que possa ser associado, ou na página de discussão do artigo, e/ou adicionando as marcações pertinentes. Se o artigo pode ser consertado através da edição normal, então não é um bom candidato para eliminação.

É recomendado que você descreva os passos que tomou em consideração para verificar se a sua nomeação é adequada. Isto pode prevenir a duplicação de esforços e vacinar sua nomeação de ser considerada como artificial ou impensada.

Demonstre nas proposições que você procurou as fontes ao menos[editar código-fonte]

Quando marcar um artigo para ESR ou PE, evite justificar como "sem fontes", pois um artigo sem fontes não é o mesmo que um artigo sem Verificabilidade. Sem verificabilidade é o artigo cuja procura por fontes é ou tende a ser sem sucesso, provavelmente uma pesquisa inédita. Um artigo sem fontes muitas vezes é um artigo que não tem fontes ainda, fruto do desconhecimento de seu autor a respeito da necessidade de citá-las.

Ao justificar uma proposta de eliminação, procure demonstrar que você realmente buscou por fontes antes de marcá-lo. Uma boa forma de fazer isso é utilizar um link de busca do Google ou outro buscador com termos relacionados ao artigo, ou um link que comprove a busca por resultados negativos em uma fonte fiável por natureza. Citar o fato de não possuir um interwiki, quando deveria se esperar que possuísse, também é uma forma de demonstrar que a proposta de eliminação não é "robótica", mas sim feita com algum critério.

As páginas para eliminar não são a Central de fusões[editar código-fonte]

Atalho:
WP:PENSCF

Diversos artigos não cumprem os critérios de notoriedade para artigo próprio, porém estes mesmos critérios, por sua vez, recomendam a fusão e o redirecionamento. É o caso dos personagens secundários de obras famosas (em WP:FICÇÃO), dos singles (em WP:MÚSICA), ou ainda dos bairros mínimos (em WP:GEOGRAFIA), entre outros. Nestes casos, muitos editores podem se ver tentados a marcar ESR ou PE, na esperança de eliminar rapidamente o problema, uma vez que a fusão é um procedimento mais demorado, e as discussões da Central de fusões não possuem prazo para o término. Mas isto não deve ser feito

Não há data final para que a Wikipédia termine de ser escrita, e esse tipo de marcação de eliminação não é recomendável. Além de ser uma forma de burlar os critérios de notoriedade, uma decisão mais demorada, muitas vezes é melhor do que uma forma apressada de resolver o problema.

As páginas para eliminar não servem para impor um ponto de vista[editar código-fonte]

Atalho:
WP:PENSPOV

Não é porque uma pessoa não gosta ou discorda de um determinado tema, assunto ou artigo que justifica que ela possa eliminar um artigo.

As páginas para eliminar não são o fim do mundo[editar código-fonte]

O artigo é enciclopédico, cumpre as nossas políticas de conteúdo e foi eliminado injustamente? Tenha calma, a natureza humana não é perfeita portanto erros podem acontecer. Na Wikipédia a página ao ser eliminada fica guardada em uma espécie de lixeira que eliminadores e administradores podem acessar e usuários podem pedir o restauro, através de Wikipédia:Pedidos/Restauro.

Exceções[editar código-fonte]

Por vezes, o tema é notório, mas o conteúdo é tão mau e a manutenção tão difícil que a eliminação acaba por ser mais indicada, mas estes casos são a minoria e devem ser tratados como excepções, não como regra geral. Entre eles, pode-se citar os casos de traduções automáticas incompreensíveis - {{matrad}} - que não devem ser confundidas com traduções ainda inteligíveis - {{má tradução}}.

Também podem ser considerados excepcionais os casos de artigos cujo conteúdo em Português diferencia-se de modo substancial do conteúdo original. Isto, no entanto, deve ser indicado na proposição de eliminação e ser feito apenas em último caso.

Notas

Ver também[editar código-fonte]