Wikipédia:Autorrevisor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O que se segue é um artigo informativo sobre a Wikipédia, que foi entendido como consensual em Wikipédia:Esplanada/propostas/Oficializar artigos informativos (30mai2012).
Prefira utilizar a página de discussão ou até mesmo a esplanada antes de fazer uma modificação que altere o contexto.
Wikipedia Autopatrolled.svg

A função de autorrevisão (em inglês, autopatrol) é um direito de usuário disponível aos administradores, eliminadores e aos usuários do grupo de autorrevisores, que possibilita ao usuário marcar automaticamente todas as suas próprias edições como patrulhadas (que é diferente de marcá-las como validadas/verificadas, o que já é feito automaticamente por todos os autoconfirmados e apenas nas páginas com a função habilitada).

Há atualmente 396 autorrevisores, que, juntamente com os administradores, eliminadores, robôs e burocratas, possuem esta permissão.

Objetivo[editar | editar código-fonte]

Ter as edições marcadas automaticamente como patrulhadas ajuda a reduzir a carga de trabalho dos que vigiam as páginas novas e as mudanças recentes. Isso porque, nas páginas novas, os artigos que são criados por autorrevisores aparecem sem uma tarja amarela e, nas mudanças recentes, sem o símbolo de exclamação vermelho. Nessas duas páginas especiais ainda é possível ocultar as edições patrulhadas, de modo que o tempo e a atenção dos patrulhadores sejam direcionados a edições de novatos e vandalismos, otimizando a correção de eventuais problemas.

Em outras palavras, o recurso serve para fazer uma separação entre as edições confiáveis e as que precisam de revisão. Portanto, como explicado na seção abaixo, somente os usuários com conhecimento das políticas e recomendações do projeto, além do livro de estilo, podem ser incluídos no grupo dos autorrevisores.

Permissões[editar | editar código-fonte]

Requisitos[editar | editar código-fonte]

Para ser incluído no grupo, o editor deve estar familiarizado com as políticas e recomendações da Wikipédia, notadamente: biografias de pessoas vivas, princípio da imparcialidade, critérios de notoriedade e livro de estilo.

Envolvimento em guerra de edições, a princípio, não constitui um critério decisivo para a inclusão ou remoção do grupo. Entretanto, caso este se torne um comportamento sistemático do editor, o pedido poderá ser indeferido ou o acesso, caso o usuário já seja um autorrevisor, revogado.

Acesso e permissão de uso[editar | editar código-fonte]

Os editores que desejarem utilizar o recurso deverão fazer uma solicitação em Wikipédia:Pedidos/Autorrevisor. Uma vez feita a solicitação, o pedido necessita do aval de um administrador ou burocrata1 , o qual analisará os argumentos apresentados e o perfil do usuário, verificando se este preenche os requisitos definidos na seção anterior.

Se o administrador ou burocrata1 considerar que o editor está apto, deverá aprovar o pedido de autorrevisor, inserindo a predefinição {{Aprovo}} acompanhada de uma justificativa adequada e inequívoca e, a seguir, incluí-lo no grupo dos autorrevisoes. Toda vez que um usuário é incluído ou removido do grupo, esta ação é registrada na página de registros.

Se o primeiro administrador ou burocrata1 negar o pedido, dever-se-á aguardar pela avaliação de um segundo administrador ou burocrata. Se este também for contrário à atribuição, deverá encerrar o pedido como reprovado. Caso apoie o pedido, a decisão final ficará a critério de um terceiro administrador ou burocrata.

Sendo o pedido negado, o usuário poderá fazer uma nova solicitação após um tempo prudente, quando se considerarem que as razões para a rejeição do pedido foram sanadas.

Nota
Alternativamente, qualquer administrador ou burocrata1 poderá atribuir esta permissão a usuários confiáveis que criam, com regularidade, novas páginas e demonstram conhecer as políticas e recomendações da Wikipédia exigidas para este estatuto, sem necessidade de um pedido de aprovação. A permissão será atribuída a critério do administrador ou burocrata1 apenas se este tiver certeza absoluta de que o usuário cumpre todos os requisitos.

Remoção do acesso[editar | editar código-fonte]

Será removido do grupo temporária ou definitivamente o editor que deliberadamente, ou não, criar ou submeter material inapropriado (leia-se: que fira as políticas e recomendações e/ou considerado vandalismo). Qualquer editor que detectar edições feitas por membros do grupo que de modo recorrente firam as políticas, pode pedir a retirada do estatuto destes em Wikipédia:Pedidos/Outros.

Absenteísmo também é motivo legítimo para revogação do acesso para todos os autorrevisores que se encontrem editorialmente inativos há cinco anos.2

Redundância[editar | editar código-fonte]

Não é preciso adicionar os membros dos grupos de administradores ou de eliminadores no grupo de autorrevisores, pois o direito de usuário autopatrol é concedido automaticamente como parte dos pacotes de ferramentas aos quais têm acesso. Consequentemente, autorrevisores aprovados para estas funções podem ser removidos do grupo de autorrevisores sem qualquer prejuízo.

Está disponível uma listagem dos usuários aprovados como autorrevisores, mas que foram removidos temporariamente do grupo devido à redundância ocasionada no software MediaWiki com a sua inclusão em um dos outros grupos (atualmente eliminadores e administradores) cujos membros possuem o direito de patrulhar suas próprias edições.

Identificação[editar | editar código-fonte]

O software MediaWiki produz automaticamente uma lista dos autorevisores. Estes usuários podem incluir em suas páginas de usuário a userbox {{Wikipedia:Userbox/Autorrevisor}}.

A predefinição {{subst:Novo autorrevisor}}, que contém um breve resumo sobre a permissão de autorevisão, também pode ser utilizada pelos administradores ou burocratas1 para notificarem os usuários, em suas páginas de diálogo, a respeito da inclusão no grupo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Páginas de ajuda[editar | editar código-fonte]

Documentação[editar | editar código-fonte]

Páginas especiais[editar | editar código-fonte]

Referências