Wikipédia:Critérios de notoriedade/Elementos de ficção

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Esta página trata dos critérios de notoriedade a aplicar pela conservação e remoção de artigos sobre personagens, lugares, conceitos, objetos, criaturas, entre outros elementos provenientes de obras de ficção. Ela fornece conselhos gerais com a finalidade de ajudar os editores a adotarem os procedimentos corretos sobre um elemento de uma ficção.

Alguns tipos de obras de ficção são: série de televisão (incluindo anime e desenho animado), livros com romance (e outras obras literárias), série de quadrinhos (incluindo mangá), filme (ou conjunto de filmes), jogo eletrônico, jogos de RPG e light novel.

O texto abaixo corresponde ao resultado dos entendimentos conseguidos nas seguintes discussões:

  1. Os personagens principais de uma obra de ficção podem ser descritos no artigo principal que trata da obra. Se o personagem no entanto tiver um nível de relevância que possa ser comparado ao da obra, poderá ter artigo próprio. O simples fato de ser o personagem principal não lhe confere de modo automático a mesma relevância da obra. A criação de um artigo próprio para o personagem não deve ser baseado na opinião de nenhum usuário e sim na apresentação de fontes que comprovem a relevância do tema. Personagens como Superman, Harry Potter, Mônica, entre outros podem ser utilizados como parâmetro no tema relevância.
  2. [ Revogado ].
  3. [ Revogado ].
  4. [ Revogado ].
  5. Os nomes dos personagens que não possuírem artigos próprios deverão ser redirecionados para o artigo sobre a obra de ficção ou a lista de personagens, desde que o nome dessa personagem seja referido e referenciado com fontes confiáveis no artigo ou lista.
  6. [ Revogado ].
  7. Personagens que aparecem em crossovers e em múltiplas obras cujo enredo não tem relação entre si:
    1. Terão suas características semelhantes, como aspectos físicos e psicológicos e habilidades, descritas no artigo da franquia de origem ou do autor que criou, tendo a mesma regra de desmembramento. Serão incluídas hiperligações para o trecho onde o personagem é descrito em cada obra.
    2. Em cada obra onde participa, será listado normalmente, com um link para o lugar principal onde estão suas características gerais.
    3. Quando o personagem tiver artigo próprio, esse artigo receberá as informações sobre a participação do personagens em cada obra, além das características gerais.
    4. Isso não se aplica a franquias de filmes e jogos eletrônicos de enredo ligado.
  8. [ Revogado ].
  9. Estes critérios se aplicam de forma geral aos elementos de ficção, deixando aberto para a comunidade ou editores de um assunto criem critérios e regulamentos específicos para uma certa obra ou franquia através do consenso.
  10. É permitido criar uma lista de episódios de séries de TV contendo uma sinopse do episódio. O mesmo vale para capítulos de livro e quadrinhos.
    1. Para os artigos de episódios, ver WP:CDN/EPISÓDIO.

Observações[editar código-fonte]

  • Se uma obra não é familiar ou se está em dúvida se um elemento desta obra deve ser considerado como menor ou maior, procure se informar nas páginas de discussão dos artigos e projetos apropriados antes de fazer as modificações.
  • Quando a lista de personagens estiver grande num artigo sobre a obra e for separado, deve-se tomar o cuidado de verificar os afluentes e atualizar corretamente todos os redirecionamentos. O mesmo deve ser feito ao separar um personagem de uma lista.
  • Páginas relativas a criações pessoais de fãs (ou fanfiction) podem ser consideradas como autopromoção, o que leva a remoção do artigo. Isso inclui potencialmente: toda obra publicada pelo próprio autor, baseado em uma obra de ficção já existente ou não, publicada por exemplo no site Fanfiction.net ou num fanzine; informação sobre uma campanha de seu jogo pessoal ou sobre um avatar, seja de um RPG clássico ou de jogo online, assim como mods ou mapas de jogos modificados de jogos eletrônicos.
  • Um artigo sobre uma obra de ficção que ainda não se encontra disponível pode ser considerado especulação (não necessariamente, mas potencialmente), o que permite a sua remoção, pois a Wikipédia não é uma bola de cristal e deve se apoiar em fatos verificáveis. Isso inclui livros, filmes, jogos, telenovelas, seriados, entre outras coisas ainda não publicadas, a menos que sejam amplamente esperadas no curto prazo (ver discussão sobre Eventos Futuros) e que a obra já tenha abordada por fontes externas (imprensa e mídia em geral). Elementos relacionados a eventos futuros serão cobertos pelas políticas específicas de eventos futuros.