Wikipédia:Café (Esplanada)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



ÁREA LIVRE DE FLAME WAR: Prezado TROLL, mantenha-se distante desta página


Essa área de destina ao debate produtivo sobre a wikipédia em português. Portanto, provocações, ofensas, gritaria, imposições de opiniões serão ignorados e na reincidenência poderão até mesmo ser removidos. Quem estiver disposto a contribuir construtivamente e educadamente é muito bem vindo.

Minha primeira sugestão[editar código-fonte]

Abrindo este espaço, gostaria de sugerir a leitura desta esta página do BrLinux. gbitten 17:31, 21 Jun 2005 (UTC)

Acentuação[editar código-fonte]

Já reparei que muitos usuários, eu acima de todos, têm problemas em colocar os acentos todos nas palavras. figado por exemplo aparece como link vermelho, apesar de a página fígado existir. Julgo que seria útil, e eliminaria milhares de links vermelhos, se o software de procura na wikipédia for arranjado de modo a redireccionar quando uma página não existe, para outra com o mesmo nome mais acentos que já existe. Caso se tratassem de coisas diferentes, bastaria fazer uma desambiguação. Tenho a certeza que os benefícios, como menos duplicações de páginas e links vermelhos superariam em muito a pequena incorrecção ortográfica. Salvadorjo 21:41, 21 Jun 2005 (UTC)

Tens dificuldade porquê? Por baixo da caixa de edição está uma lista com todos os caracteres acentuados. -- Nuno Tavares 22:01, 21 Jun 2005 (UTC)

Nesse caso, eu sou um troll[editar código-fonte]

Gbitten, desculpa-me que te diga, mas a criação desta página é o quê? O Clube do Bolinha? A tão falada panela? Pelo respeito que tenho por ti, o melhor é mover isto já para a esplanada. É um acto de extremo mau gosto separar a discussão em duas partes - como se dissesse os outros são maus, nós somos os bons! Quem são os bons? Você decide? Não percebes que ninguém se considera a si mesmo um troll? Isto é o quê? O Apartheid? Segregação racial? Desculpa, mas se isto é para se manter, eu assumo-me como troll... Manuel Anastácio 22:33, 21 Jun 2005 (UTC)

A que horas passa o comboio pra GMR? Quero ver um troll de perto... :( É verdade, VIS não tem comboio.... :'( -- Nuno Tavares 22:40, 21 Jun 2005 (UTC)
Manuel, respondendo as suas perguntas:
  • mas a criação desta página é o quê?
Tecnicamente é apenas a criação de uma área na wikipedia, ideológicamente é o desejo de uma área de discussão onde as pessoas se respeitem mesmo que discordem.
  • O Clube do Bolinha? A tão falada panela?
Não, com certeza, nenhum assunto é proibido, todos os usuários podem colocar sua opinião aqui, mesmo que quizesse não poderia limitar a opinião de ninguém na wikipedia, pois isso vai contra a filosofia do projeto.
  • Quem são os bons? Você decide? Não percebes que ninguém se considera a si mesmo um troll? Isto é o quê? O Apartheid? Segregação racial?
Eu não sei quem são os bons. Eu não decido nada. Apenas criei uma área onde as pessoas possam conversar civilizadamente. Como posso garantir que essa área funcione assim? Não posso, sinceramente espero que por aqui se reunam pessoas acham que a Esplanada está impraticavel para se usar e queiram um lugar saudável para debater. Espero que possamos ajudar uns aos outros a nos policiar para evitar que o bateboca (não sei se existe essa expressão em Portugal) que hoje acontece na esplanada se repita por aqui. Flames e Trolls podem podem surgir aqui também? Podem, temos que aprender a lidar com isso, para não contagiar a todos; no BrLinux, a cada provocação, vários outros respondiam Não alimentem os trolls, e assim vários flames morrem, pode ser um boa tática. A grande maioria dos que contribuem para a pt.Wiki não são trolls, mas por vezes comportam-se como tal no calor das discussões. Acho que um ambiente onde um outro pudesse dar um toque e dizer calma meu amigo você está sendo agressivo seria excelente. Repito, quando criei esse espaço não foi para segregar debates, idéais ou colaboradores, mas sim para segregar insultos, desrespeitos, batebocas.
Abraço, gbitten 03:19, 22 Jun 2005 (UTC)

Mesmo propósito em dois lugares diferentes?[editar código-fonte]

O nome da página até que é bonito: Wikipédia:Café, mas esta não exatamente é a função da Esplanada? Lá diz assim, logo no alto da página: "Bem-vindos à Esplanada. Por favor, sentem-se, peçam um cafezinho e sintam-se à vontade. Esta página serve para todo o género de conversas e perguntas sobre a Wikipédia". Não creio que seja apropriado criar uma nova página para discutirmos teoricamente as mesmas coisas. Se nos últimos dias a Esplanada está em ebulição, logo deverá estar mais calma, acredito nisso, como aliás é recomendável para os propósito da página da Esplanada. Com esta página aqui, tomaremos cafezinhos lá e cá? Acho que vai dividir as atenções. Não é uma boa tática. Sou da sugestão do Anastácio, mova-se o conteúdo daqui para a Esplanada e continuemos lá a debater sobre nossa tão amada Wikipédia, em suas diversas facetas. Outra coisa, a categoria da página está marcada como Humor, está correta? Gervásio Santana de Freitas 05:00, 22 Jun 2005 (UTC)

Oi Gervásio, sinceramente não tenho a mínima vontade de voltar a esplanada, como você eu esperava que as coisas se acalmassem porem a intolerância por lá só piorou. Sinto a necessidade de me expressar e ouvir opiniões do outros e a esplanada não mas permite isso, por isso propus o Café. Se foi uma boa tática, não sei avaliar, a melhor maneira de saber é dar tempo ao tempo, se foi uma idéia boa o Café vingará, se não ele definhará no esquecimento. Quanto a categoria, alguém achou que fosse uma página de humor, porem a razão da minha reação com certeza não é o humor. gbitten 11:03, 22 Jun 2005 (UTC)
gbitten, concordo com a necessidade de um espaço mais salutar de discussão, mas acho que a solução não é criar mais uma página. Imagine como vão ficar perdidos os novos usuários, que não conhecem o histórico dos fatos, vêm aqui à Wiki procurar o equivalente do Village Pump e não sabem se devem ficar lá na Esplanada ou aqui no café! Por favor, vamos tentar transformar a Esplanada em um espaço de discussão menos enfurecido! Abraços, Loge | fogo! 12:57, 22 Jun 2005 (UTC)
Loge, louvo qualquer iniciativa para apaziguar a esplanada, só que após algumas tentativas minhas de apaziguação sem suçesso, eu desisti. Espero que outros tenham sucesso onde eu falhei. gbitten 13:19, 22 Jun 2005 (UTC)


De volta à Esplanada[editar código-fonte]

Transformar a Esplanada em um espaço de discussão menos enfurecido (frase do Loge). Eis aí o que deve ser o propósito de todos nós. Claro de de vez em quando as idéias vão se confrontar, o que é natural, mas gente, somente as idéias devem se confrontar na Esplanada e não as pessoas, como está ocorrendo ultimamente. Uma boa confrontação no terreno das idéias, com respeito, com ética, com responsabilidades, é bom e salutar de se ver. Este é um dos propósito da Esplanada, levantar e discutir temas que tenham pertinência com a WikipédiaPT, debatidos de forma madura visando um fim último, que é fazermos todos de forma colaborativa a maior e melhor Enciclopédia livre do mundo em idioma lusófono. Pensam que isto é brincadeira? Não, não é brincadeira não, é tarefa árdua que, se cada um de nós contribuir seriamente colocando um ou mais tijolinhos por dia, a obra anda, e anda mesmo. Entretanto, confronto entre pessoas como estava ocorrendo (já uso o verbo no pretérito), é prejudicial ao projeto, termina por afastar colaboradores que poderiam ser grandes colaboradores... Voltei aqui para dizer que reintero o pedido ao Gustavo para que não dividamos a Esplanada em duas, o café tem de continuar sendo tomado num só lugar. Dias conturbados fazem parte da Esplanada, acaso não temos nós também temperança e tempos fechados de chuvas, de raios e trovões? Mas tudo passa, depois da tempestade sempre vem a bonança e o sol volta a brilhar... Quando o sol bater na janela do teu quarto, lembra e vê, que o caminho é um só! (Renato Russo, Legião Urbana) Voltemos a Esplanada, ora pois. Eu estou voltando para lá. Abraços, Gervásio Santana de Freitas 13:34, 22 Jun 2005 (UTC)