Wikipédia:Quando uma canção é um single

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Crystal Clear mimetype txt.png Este ensaio contém conselhos ou opiniões de um ou mais contribuidores da Wikipédia. Ensaios não são políticas nem recomendações, mas podem representar práticas já bem difundidas na comunidade ou ainda pontos de vista de minorias. Sinta-se livre e até encorajado para melhorar a página ou discutir na página de discussão, mas tenha prudência ao considerar esses pontos de vista já previamente trabalhados.

Um single, na nomenclatura da indústria fonográfica, é uma canção considerada comercialmente viável o suficiente pelo artista e/ou pela entidade que o representa para ser lançada individualmente. Um single promocional é uma gravação emitida em formato vinil, cassete, CD, MP3, VHS, DVD, ou blu-ray, e distribuídos gratuitamente, a fim de promover uma gravação de comercial. Contudo, nem todas as canções são singles nem todos os singles promocionais são distribuídos gratuitamente. As condições seguintes fazem de uma canção um single:

  • Distribuída e vendida pela editora discográfica em formato CD single ou vinil;
  • Promovida e listada como single em diversas publicações fiáveis;
  • Lançamento digital semelhante à edição de trabalhos anteriores.

A Wikipédia não é uma fonte primária de dados, portanto, elevar o estatuto de uma canção a single não depende somente do seu envio para as rádios locais. Nestes casos, o artista ou a editora discográfica devem confirmar essa mesma forma de promoção da faixa de forma direta e sem margem para dúvidas, caso contrário, será apenas uma canção notável que serviu para divulgar o disco em que está incluída.

Embora existam exceções, a maioria dos singles cumprem os critérios acima. Normalmente, se uma canção não cumprir um dos itens acima, pode ser apelidada corretamente de single promocional. No entanto, existem certas medidas que não tornam uma canção num single:

  • A existência de um vídeo musical;
  • O lançamento na iTunes Store como parte da contagem decrescente para o respetivo álbum;
  • O simples facto de ser reproduzida nas rádios.

Mesmo que muitas músicas recebam qualquer tipo de destaque mencionado acima, não as torna num single. Cada caso deve ser avaliado individualmente, e em caso de existência de dúvidas, discutido na página de discussão do artigo sobre a canção.