Wikipédia:Chegar à filosofia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Clicar no primeiro link no texto principal de um verbete da Wikipédia e então repetir o processo nos verbetes subsequentes geralmente levará ao verbete da Filosofia. Em fevereiro de 2016, 97% de todos os artigos da Wikipédia (em inglês) levavam em algum momento ao verbete sobre Filosofia. Os artigos restantes levavam a um verbete que não continha nenhum link de saída, a páginas inexistentes ou permaneciam em uma sequência circular verbetes.

Algumas teorias sobre este fenômeno foram propostas. A mais prevalente aponta a tendência das páginas da Wikipédia a subirem em uma "cadeia de classificação". De acordo com essa teoria, as recomendações do Livro de Estilo da Wikipédia sobre como escrever a seção de abertura de um verbete recomendam iniciar com a definição do tópico do verbete, de modo que o primeiro link de cada página naturalmente levará o leitor a um tópico mais abrangente, eventualmente chegando a páginas de amplo alcance, como Matemática, Ciência, Linguagem e, obviamente, Filosofia, apelidada de a "mãe de todas as ciências".

Resumo do método[editar código-fonte]

Seguir a cadeia de páginas envolve:

  1. Clicar no primeiro link que não esteja entre parênteses ou em itálico
  2. Ignorar links externos, links para a página atual ou links em vermelho (links para páginas não existentes)
  3. Parar quando chegar a "Filosofia", a uma página sem links, a uma página que não exista ou quando ocorrer um círculo (loop)

A matemática Hannah Fry demonstrou o método na seção 'Marmelade', 'socks' and 'One Direction' do documentário da BBC The Joy of Data, de 2016.

O fenômeno é conhecido pelo menos desde maio de 2008, quando uma página sobre o tema foi criada na Wikipédia em inglês pelo usuário Mark J. Dois dias depois, o fenômeno foi mencionado no episódio 50 do podcast Wikipedia Weekly, que pode ter sido sua primeira menção pública.

Ligações externas[editar código-fonte]