Wikipédia:Coloque um pouco de esforço

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Crystal Clear mimetype txt.png Este ensaio contém conselhos ou opiniões de um ou mais contribuidores da Wikipédia. Ensaios não são políticas nem recomendações, mas podem representar práticas já bem difundidas na comunidade ou ainda pontos de vista de minorias. Sinta-se livre e até encorajado para melhorar a página ou discutir na página de discussão, mas tenha prudência ao considerar esses pontos de vista já previamente trabalhados.
Text-x-generic-highlight-yellow-pen.png Resumindo: Quando criar um novo artigo, tente colocar um pouco mais de esfoço além do mínimo absoluto.
Se você quer começar a construir uma casa, por que não colocar pelo menos alguns tijolos?

Nem todo artigo aparece do nada como um artigo destacado, todos nós sabemos disso. Artigos precisam crescer com o tempo para representar o melhor da Wikipédia. Não há nada de errado com apenas um esboço. Mas se você vai fazer um esboço, pelo menos dedique um pouco de esforço nisso. Mesmo um esboço de uma frase se torna um pouco mais se você deixar uma ligação externa útil, ou uma ou duas categorias, ou mesmo uma predefinição de esboço mais específica, para dar ao próximo usuário da fila um pouco mais para se basear.

Deixar mesmo uma fonte também dará um impulso para o próximo editor da fila, para que ele possa talvez ler a fonte e usá-la para adicionar informação no artigo. Qualquer pitada de informação "básica" será muito útil. Se é um cantor que teve um single nas paradas musicais, ao menos mencione isso no artigo. Se é um autor, talvez adicionar um pouco sobre o que faz os trabalhos dele serem notórios. Se é um ator, talvez uma lista dos seus principais papéis. Se é um álbum, no mínimo uma lista de músicas. Até adicionar uma infobox é sempre uma boa ideia.

Apenas dizer "(nome da pessoa/lugar/coisa) é/foi (vazio)." e mais nada é basicamente o mínimo que alguém pode fazer para contribuir para um artigo, e embora isso não seja necessariamente um sinal de preguiça, um pouco mais de contexto pode ajudar o artigo a evitar uma eliminação.

Ver também[editar]