Wikipédia:Comunicado de imprensa – seiscentos mil artigos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NOTA: Todas as contribuições para esta página estão sobre licença livre: os autores não irão reclamar nenhum direito autoral e autorizam qualquer uso do texto.


Wikipédia lusófona chega aos seiscentos mil artigos[editar código-fonte]

BR - 17 de agosto de 2010:
PT - 17 de agosto de 2010:

A Wikipédia lusófona atingiu hoje, dia 17 de agosto, a marca de seiscentos mil verbetes escritos. A Wikipédia em português ou Wikipédia lusófona é a versão em língua portuguesa da Wikipedia, a enciclopédia livre. Totalmente sob licença livre é escrita por voluntários, anônimos ou não. Essa é mantida por doações e apoiada pelo Movimento Wikimedia, que incluí outros projetos Wiki de conteúdos livres, a comunidade que edita e uma Fundação filantrópica que dá suporte técnico-administrativo chamada Wikimedia Foundation. A Wikipedia, assim como todos os projetos do Movimento Wikimedia, tem como objetivo apoiar na criação de um mundo em que cada ser humano tenha livre acesso à soma de todos os conhecimentos.

A Wikipédia em língua portuguesa foi a quinta edição da Wikipédia a ser criada e é neste momento a nona maior das 272 versões em outras línguas. Seu crescimento é exponencial: iniciou suas atividades em maio de 2001, tendo alcançado a marca de cem mil verbetes em 26 de janeiro de 2006. Seu tricentésimo milésimo verbete, Utopia (Flórida), foi escrito especialmente para a ocasião e foi criado no dia 10 de outubro de 2007. Em agosto de 2009, contava 500 mil artigos.

A Wikipédia é construída pelo trabalho colaborativo de editores voluntários, adota como princípio editorial o ponto de vista neutro e o processo wiki como sistema de administração e craição do conteúdo. Qualquer pessoa tem o direito de editar ou criar um verbete da Wikipédia sem precisar pedir permissão prévia e sem a necessidade de se identificar ou mesmo de possuir um conta. Editores recém chegados são sempre bem-vindos. Erros propositados são normalmente corrigidos em questão de segundos.

Segundo a Alexa Internet, o domínio wikipedia.org, é o sexto mais visitado no mundo, o décimo-quarto mais visitado no Brasil e o décimo em Portugal.

Desde a sua criação, a Wikipédia lusófona tem recebido atenção não só da imprensa mas também da análise acadêmica. Alguns dos aspectos que chamaram a atenção dos pesquisadores foram o convívio multicultural e as estratégias encontradas pelos colaboradores para resolver conflitos linguísticos dentro do projeto. De fato, a Wikipédia respeita todas as versões da língua portuguesa e incentiva a participação de todos os falantes de língua portuguesa.

Em 2008, a Wikipédia lusófona definiu um calendário para a adoção faseada do Acordo Ortográfico de 1990. Assim, tornaram-se aceitas as normas do novo acordo ortográfico a partir de outubro de 2008 e estas tornaram-se preferenciais em todas as páginas de documentação do projeto e nos títulos dos verbetes desde janeiro de 2009, mantendo-se, no entanto, a liberdade de cada um utilizar qualquer uma das três normas ortográficas possíveis.

Todo o texto da Wikipédia está publicado sob as licenças livres Creative Commons Attribution/Share-Alike License 3.0 e GNU Free Documentation Licence (GFDL), o que permite aos colaboradores acrescentarem e modificarem o trabalho um do outro baseado no princípio conhecido como "copyleft". Isto significa que qualquer pessoa pode modificar e/ou distribuír todo o conteúdo da Wikipedia, sem a necessiade de uma autorização, a única restrição é que para tal, deve utilizar a mesma licença, segundo previsto na atribuição Share-Alike.

Qualquer pessoa pode se registrar na Wikipédia e assim escolher um nome de usuário para se identificar e ser reconhecido pelos outros wikipedistas, como se autodenominam os editores frequentes da enciclopédia. Estes wikipedistas formam uma comunidade de voluntários, que trocam mensagens entre si e se ajudam mutuamente na elaboração, revisão e avaliação dos verbetes. Um editor novato pode optar por passar pelo programa de tutoria, durante o qual um usuário experiente assume a função de ajudá-lo a se familiarizar com a Wikipédia e com suas políticas, ao mesmo tempo em que ele se integra à comunidade e aprende a melhor maneira de criar e editar verbetes.

O Movimento Wikimedia também mantém outros projetos, além da enciclopédia, entre eles a Wikimedia Commons (um acervo de mídias livres common.wikimedia.org), o Wikcionário (um dicionário e glossário de sinónimos pt.wiktionary.org), o Wikiquote (uma coletânea de citações em pt.wikiquote.org), o Wikilivros (um conjunto de manuais e livros didáticos produzidos colaborativamente em pt.wikibooks.org), o Wikisource (uma biblioteca de arquivos em domínio público em pt.wikisource.org), o Wikinotícias (notícias em tempo real pt.wikinews.org), entre outros que podem ser vistos em http://www.wikimedia.org/.

Recentemente a Wikipedia Lusófona recebera reforços, duas frentes de trabalho vêm se esforçado para gerar conteúdos e atrair novos usuários para a mesma, como local chapters, a Wikimedia Portugal (pt.wikimedia.org) e a Wikimedia Brasil (br.wikimedia.org), trabalham com as pessoas dos respectivos países criando ou participando de eventos para a divulgação do Movimento, ou ainda, em projetos de inclusão digital, levando o mundo Wiki para as pessoas que ainda o desconhece, já que todos têm saberes que podêm ser compartilhados, seguindo assim o objetivo do Movimento Wikimedia.