Wikipédia:Conselho de WikiProjetos/Guia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
The WikiProject Council logo Este Guia é material do Conselho de WikiProjetos e pode ser usado por qualquer usuário como base para artigos ou outros. Assim espera-se que este guia seja usado com prudecia e claridade e que seja editado frequentemente para que esteja ao pleno compreeder de todos.

Esta página pretende ser um abrangente guia para organizar e executar um WikiProjeto. Note-se, contudo, que ele restringe-se necessáriamente ao mais comum dos aspectos dos WikiProjetos. Os projectos individuais serão frequentemente desenvolvidosde maneiras mais incomuns, assim recursos que dependem de peculiaridades dos projetos ou actividades.A melhor maneira de descobrir e a observar estes WikiProjetos.

O guia está centrado principalmente com a actualidade WikiProjetos. Isto é, WikiProjetos cujo objetivo é a melhoria dos artigos dentro de uma determinada área temática. Manutenção WikiProjetos, como rascunho-ordenação, disambiguação, limpeza ou outras tarefas, têm um distintamente diferente estrutura e organização da actividade.

O que é um WikiProjeto?[editar código-fonte]

Um WikiProjeto é um conjunto de páginas dedicadas à gestão de um tópico específico ou família de tópicos dentro Wikipedia; e, em simultâneo, um grupo de editores que utilizam disse páginas para colaborarem no trabalho enciclopédico. Não é um lugar para escrever uma enciclopédia de artigos diretamente, mas um recurso para ajudar a coordenar e organizar artigo escrito.

Um WikiProjeto, em outras palavras, é um local central para o editor colaboração sobre um determinado tópico área.Pode desenvolver critérios, manter vários processos colaborativos, acompanhar o trabalho que precisa ser feito, e atuar como um fórum onde as questões de interesse para os editores de um assunto pode ser discutido.

Antes de começar[editar código-fonte]

Verfificar Propostas[editar código-fonte]

Antes de propor qualquer criação para um WikiProjeto, vá a Propostas para WikiProjetos para ver se já existem propostas com o mesmo teor informativo.

Identificar o WikiProjeto[editar código-fonte]

Antes de comerçar o WikiProjeto visite a Biblioteca de WikiProjetos para ver em que categoria se ecaixa o seu projecto.

Identificar percentagem de ação[editar código-fonte]

Antes de iniciar o projeto deve visitar páginas relactivas ao tema para ver:

  • Disponibilidade de pessoal
  • Disponibilidade de artigos

Assim tem que considerar se o seu WikiProjeto não morrerá por falta de manutenção ou informação