Portal:Conteúdo destacado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
The featured content star

Conteúdo destacado na Wikipédia

Conteúdo destacado representa o melhor que a Wikipédia tem a oferecer. Esta página faz ligações com todos os conteúdos destacados da Wikipédia e apresenta um exemplo de cada tipo de conteúdo selecionado aleatoriamente.

Conteúdo destacado aleatório

Para ver abaixo outra seleção aleatória de conteúdos destacados, clique aqui.

Escolha dos conteúdos destacados

Você pode participar do processo de seleção dos destaques em:

Conteúdo destacado:

Conteúdo bom:

Revalidação:

Artigo destacado aleatório

Cópia moderna do Apolo do Templo de Zeus em Olímpia. O original está no Museu Arqueológico de Olímpia.

Estilo Severo é o nome dado ao estilo que floresceu na escultura da Grécia Antiga entre o período Arcaico e o período Clássico, denominando também seu período particular no âmbito da história da arte escultórica. Também por vezes é referido como Pré-Classicismo, Estilo Austero, ou Classicismo Primitivo. Porém, mais que uma simples transição, o estilo Severo expressa valores estéticos e sociais específicos, justificando sua delimitação como um estilo independente. Introduziu uma flexibilização naturalista substancial nos rígidos cânones de tendência abstrata da fase anterior, e distingue-se também do vocabulário formal muito mais variado das fases Clássica e Helenista subsequentes, sem que isso signifique possuir menor mérito artístico. De fato, entre sua produção se encontram muitas obras-primas por direito próprio, como o Auriga de Delfos, o Deus do Cabo Artemísion e sobretudo o grupo decorativo do Templo de Zeus em Olímpia, tido como o mais importante e típico exemplar do estilo Severo.

Foi um estilo cultivado em toda a área de influência grega. O termo foi cunhado por Gustav Kramer em seu livro Über den Styl und die Herkunft der bemahlten griechischen Thongefässe (1837), referindo-se à primeira geração de pintores de vasos "figura vermelha", mas a partir do estudo Der strenge Stil (1937) de Vagn Poulsen, tornou-se um domínio preferencial da escultura. (Leia mais...)


Lista destacada aleatória

A discografia de Taylor Swift, uma cantora americana de música country, consiste em três álbuns de estúdio, dois álbuns ao vivo, dois extended plays (EPs), dezassete singles, oito singles promocionais, um álbum de vídeo, e dezassete vídeos musicais. Swift assinou um contrato com a editora discográfica Big Machine Records em 2005 e lançou seu álbum de estréia no ano seguinte. Nos Estados Unidos, Taylor Swift atingiu o pico de número cinco na Billboard 200, um pico de número um na Top Country Albums, e mais tarde, recebeu a certificação de quíntupla platina pela Recording Industry Association of America (RIAA). Taylor Swift marcou a permanência mais longa na Billboard 200 por qualquer álbum lançado na década de 2000. O álbum produziu cinco singles, cujos ficaram no top quarenta nos Estados Unidos e foram certificados de platina pela RIAA. Swift seguiu com o lançamento dos EPs Sounds of the Season: The Taylor Swift Holiday Collection em 2007 e Beautiful Eyes em 2008, que atingiu o pico de número vinte e número nove na Billboard 200, respectivamente.

Imagem destacada aleatória

Wikipédia:Imagem em destaque/4 de Julho de 2006

Conteúdo recentemente destacado

Artigos Imagens Listas Portais