Portal:Conteúdo destacado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The featured content star

Conteúdo destacado na Wikipédia

Conteúdo destacado representa o melhor que a Wikipédia tem a oferecer. Esta página faz ligações com todos os conteúdos destacados da Wikipédia e apresenta um exemplo de cada tipo de conteúdo selecionado aleatoriamente.

Conteúdo destacado aleatório

Para ver abaixo outra seleção aleatória de conteúdos destacados, clique aqui.

Escolha dos conteúdos destacados

Você pode participar do processo de seleção dos destaques em:

Conteúdo destacado:

Conteúdo bom:

Revalidação:

Artigo destacado aleatório

Agesandro, Atenodoro e Polidoro: Grupo de Laocoonte, século I a.C.

A escultura helenística representa uma das mais importantes expressões artísticas da cultura helenística, e o estágio final da evolução da tradição grega de escultura na Antiguidade. A definição de sua vigência cronológica, bem como de suas características, têm sido objeto de muita discussão entre os historiadores da arte, e parece que um consenso está longe de ser alcançado. Usualmente se considera o período helenístico compreendendo o intervalo entre a morte de Alexandre, o Grande, em 323 a.C., e a conquista do Egito pelos romanos em 30 a.C.. Suas características genéricas se definem pelo ecletismo, secularismo e historicismo, tomando como base a herança da escultura grega clássica e assimilando influências orientais. Entre suas contribuições originais à tradição grega de escultura estão o desenvolvimento de novas técnicas, o aperfeiçoamento da representação da anatomia e da expressão emocional humanas e uma mudança nos objetivos e abordagens da arte, abandonando o genérico pelo específico, o que se traduziu no afastamento do idealismo clássico de caráter ético e pedagógico, na enfatização dos aspectos humanos cotidianos e no direcionamento da produção para fins puramente estéticos e, ocasionalmente, propagandísticos. A atenção no homem e em sua vida interior, suas emoções, seus problemas e anseios comuns, resultou num estilo realista que tendia a reforçar o drama, o prosaico e o movimento, e com isso aparecendo os primeiros retratos individualizados e verossimilhantes da arte ocidental. Ao mesmo tempo, ocorre uma grande ampliação da temática, com a inclusão de representações da velhice e da infância, de deidades menores não-olímpicas e personagens secundários da mitologia grega, e de figuras do povo em suas atividades diárias. (leia mais...)

Lista destacada aleatória

Este anexo contém uma lista de unidades federativas do Brasil por teledensidade, índice que representa a quantidade de telefones celulares por habitante em determinado lugar, neste caso os estados brasileiros com dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em dezembro de 2012.

O Brasil é uma república federativa formada pela união de 26 estados federados, além do Distrito Federal. A primeira rede de telefonia celular do país foi lançada na cidade do Rio de Janeiro, em 1990, sendo que o serviço que se difundiu no país no decorrer das duas décadas seguintes. Em 2011, segundo a União Internacional das Telecomunicações, o Brasil era o sexto maior mercado do mundo em telefonia celular.

Imagem destacada aleatória

Lake Kinney mit Mount Whitehorn.jpg Lago Kinney e Monte Whitehorn perto do Monte Robson nas Montanhas Rochosas canadianas.

Conteúdo recentemente destacado

Artigos Imagens Listas Portais