Portal:Conteúdo destacado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The featured content star

Conteúdo destacado na Wikipédia

Conteúdo destacado representa o melhor que a Wikipédia tem a oferecer. Esta página faz ligações com todos os conteúdos destacados da Wikipédia e apresenta um exemplo de cada tipo de conteúdo selecionado aleatoriamente.

Conteúdo destacado aleatório

Para ver abaixo outra seleção aleatória de conteúdos destacados, clique aqui.

Escolha dos conteúdos destacados

Você pode participar do processo de seleção dos destaques em:

Conteúdo destacado:

Conteúdo bom:

Revalidação:

Artigo destacado aleatório

A estreia da sinfonia n.° 7 de Shostakovich em Leningrado ocorreu em 9 de agosto de 1942 durante a Segunda Guerra Mundial, enquanto a cidade de Leningrado (atual São Petersburgo) estava sob cerco pelas forças alemãs nazistas.

Dmitri Shostakovich pretendia que a composição fosse estreada pela Orquestra Filarmônica de Leningrado, mas por causa do cerco, ela foi evacuada da cidade, assim como o próprio compositor. O lançamento mundial da sinfonia foi realizado em Kuybyshev pela Orquestra do Teatro Bolshoi. A estreia em Leningrado foi executada pelos músicos sobreviventes da Orquestra do Rádio de Leningrado, com auxilio de artistas militares. A maioria dos músicos estava morrendo de fome, o que dificultou o ensaio: eles frequentemente desmaiavam durante os ensaios e três morreram. A orquestra foi capaz de tocar a sinfonia completa apenas uma vez antes do concerto.

Apesar da má condição dos artistas e de muitos membros da audiência, o concerto foi bem sucedido, ganhando ovação por uma hora. A obra foi apoiada por uma ofensiva militar soviética, com o nome de código "Squall", destinada a silenciar as forças alemãs durante a apresentação. A sinfonia foi transmitida às linhas alemãs pelo alto-falante como uma forma de guerra psicológica. A estreia de Leningrado foi considerada pelos críticos de música como uma das mais importantes performances artísticas da guerra por causa de seus efeitos psicológicos e políticos. O maestro concluiu que "naquele momento, triunfamos sobre a desalmada máquina de guerra nazista". As reuniões dos músicos sobreviventes foram organizadas em 1964 e 1992 para comemorarem o evento. (leia mais...)

Lista destacada aleatória

Este anexo lista a discografia de Foster the People, uma banda americana de música indie pop, é composta por um álbum de estúdio, um extended play (EP), cinco videoclipes e cinco singles, incluindo um promocional. A banda iniciou-se em 2009 na cidade de Los Angeles, Califórnia. O grupo é composto por Mark Foster (vocais, teclado, piano, sintetizadores, programação, guitarra, percussão), Cubbie Fink (baixo e backing vocal) e Mark Pôncio (bateria, percussão). Após a canção "Pumped Up Kicks", que se tornou um sucesso viral em 2010, o grupo assinou contrato com a editora discográfica Columbia Records no mesmo ano. Em 18 de janeiro de 2011, foi lançado seu primeiro EP auto-intitulado nos Estados Unidos, mais tarde foi lançado o álbum de estreia, Torches em 23 de maio. O álbum debutou na primeira posição das tabelas musicais dos gêneros alternativo e rock, o álbum recebeu o certificado de disco de ouro nos Estados Unidos. O álbum também rendeu uma indicação ao Grammy para Melhor Álbum de Música Alternativa. O álbum teve um desempenho favorável, entrando no top 10 álbuns mais vendidos das paradas nos Estados Unidos, Canadá e Austrália. No Estados Unidos o álbum chegou nas paradas: Top Rock Albums e Top Modern Rock/Alternative Albums.

Imagem destacada aleatória

Polygonia c-album qtl2.jpg
Uma borboleta da espécie Polygonia c-album, em Hamm, na Alemanha.

Conteúdo recentemente destacado

Artigos Imagens Listas Portais