Wikipédia:Delusionismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Crystal Clear mimetype txt.png Este ensaio contém conselhos ou opiniões de um ou mais contribuidores da Wikipédia. Ensaios não são políticas nem recomendações, mas podem representar práticas já bem difundidas na comunidade ou ainda pontos de vista de minorias. Sinta-se livre e até encorajado para melhorar a página ou discutir na página de discussão, mas tenha prudência ao considerar esses pontos de vista já previamente trabalhados.
Filosofias wikis
Domínio principal
Notoriedade a curto prazo
Qualidade do conteúdo
Notoriedade a longo prazo
Conteúdo indevido
Assuntos similares
Neutralidade
  • Habilidades básicas
  • Absoluto inatingível
Outros
Processo de edição
Statu quo
Guerra de edições
Autor dos artigos
Objetivos
Processos internos
Conteúdo ou comunidade
Perspectivas

Deluciosnismo é uma filosofia defendida por alguns wikipedistas e que pode ser considerada como um meio termo entre o delecionismo e o inclusionismo (e, possivelmente, do exclusionismo). Os delusionistas defendem que o rótulo de "delecionista" e "inclusionista" atrapalham o desenvolvimento de políticas balanceadas sobre o que deveria estar na Wikipédia e geralmente favorecem o uso de precedentes para estabelecer bases sólidas para aceitar ou vetar artigos.

Na prática, parece que a maior parte das pessoas de fato tendem a se qualificar como delecionista ou inclusionista. Alguns afirmam que uma posição mais central com relação à política de deleção levaria a uma atmosfera mais relaxada, enquanto que outros ainda questionam se isso é uma preocupação válida para a Wikipédia.

Ver também[editar código-fonte]