Wikipédia:Divirta-se

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

A Wikipédia pode ser uma fonte de tensão. Frequentemente aparecem disputas editoriais, não são poucas as páginas de discussão com conflitos que se arrastam por imenso tempo e até se vêm ataques pessoais. Por tudo isto, alguns editores passam mais tempo a lidar com conflitos do que a produzir artigos.

Contudo, não é suposto que os conflitos sejam uma questão a tratar na Wikipédia. Somente a construção de uma enciclopédia devia ser tratada, mas também isto pode ser causador de stress! O fundamental é a manutenção da única retribuição que os editores têm por trabalhar na enciclopédia — nenhuma, exceptuando a sua satisfação pessoal. Espera-se que os wikipedistas se divirtam na Wikipédia, o que é esquecido com demasiada frequência.

A maioria dos voluntários gosta de escrever na enciclopédia, mas os problemas levantam-se quando não há satisfação pessoal. Os editores devem lembrar-se a todo o momento que divertir-se é a chave para que qualquer editor se mantenha activo no projecto. Se não está a conseguir divertir-se com a sua colaboração, faça um pequeno interregno e lembre-se de manter a calma mesmo que a tensão aumente, sem deixar que a Wikipédia se torne um fardo.

Ver também[editar código-fonte]

  1. Wikipédia:Departamento de Diversão, o qual tem esta finalidade.
  2. Wikipédia:A Wikipédia não é assim tão importante.
  3. Wikipédia:Não faça ataques pessoais nunca, não há desculpas.
  4. Wikipédia:Normas de conduta, onde se conta o útil conselho "pare, descanse e volte".
  5. Wikipédia:Wikiamor, para recordar "outro sentimento".