Wikipédia:Edit-a-thon/Atividades em português/Artes+Feminismos 2019 - MIMA

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Artes e Feminismo 2019 - MIMA

MIMA - Museu Internacional da Mulher Associação


Segundo um levantamento de 2011 da Fundação Wikimedia menos de 10% dos seus contribuidores identificavam-se como mulheres. Na Wikipédia em Português, o mesmo fenómeno é registado: de um total de 69 administradores (em Fevereiro de 2019), apenas uma minoria identifica-se como mulher. Consequentemente, esta falta de participação feminina levou a uma falta de representatividade feminina na ferramenta de pesquisa on-line mais popular do mundo. De um total de 217.572 artigos de biografias no projeto lusófono, apenas 17,84% são de mulheres.

Arte+Feminismo é uma campanha internacional que tem ajudado a corrigir este problema na Wikipédia através da criação e da melhoria de artigos sobre género, feminismo e arte, além de contribuir para o envolvimento de novas editoras no site. Desde 2014, as maratonas de edição Arte+Feminismo têm acontecido ao redor do mundo em centenas de instituições, como o MoMA, em Nova Iorque; a galeria Tate Modern, em Londres; a Universidade de Yale, em New Haven; a Universidade McGill, em Montreal e os Archives Nationales, em Paris, tendo criado e melhorado mais de 11.000 artigos em várias línguas nos últimos anos.

Na cidade de Lisboa, o evento a ser realizado em parceria com o MIMA - Museu Internacional da Mulher Associação consistirá numa maratona de edição e registo fotográfico, na Casa da Cidadania, em São Domingos de Benfica, em paralelo com as atividades de celebração do Dia Internacional da Mulher, incluindo os aniversário do MIMA e do WinB e as atividades da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica.

A maratona dedicar-se-à em melhorar a presença de mulheres e homens cuja informação na Wikipédia está ainda aquém do seu potencial, incluindo registos fotográficos.

Será ainda dinamizada um Painel Cultura & Desporto, uma conversa entre mulheres de diferentes origens e formações da área da cultura e desporto, onde a Wikimedia Portugal estará presente.

Informações[editar código-fonte]

Maratona de edição Artes e Feminismo 2019 - MIMA

Painel Cultura & Desporto

(A desenvolver)

Organização[editar código-fonte]

Ligações externas[editar código-fonte]