Wikipédia:Edit-a-thon/Atividades em português/Atelier Wiki Sénior Sintra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Atelier Wiki Sénior Sintra

Instalações da Universidade Sénior de Sintra, na Portela de Sintra


Foi realizada a 06/03/2019, pelas 15 horas, uma sessão de divulgação e experimentação de Wikipédia na Universidade Sénior de Sintra, nas suas instalações na Portela de Sintra, com a presença de 6 assistentes, entre eles dois professores e três membros da Direcção da Universidade.

A sessão iniciou-se com a abertura de conta na Wikipedia por cada um dos presentes.

Decorreu depois a apresentação dos slides de divulgação da Wikipédia/Wikimedia, entremeada com a visão pelos presentes dos aspectos que iam sendo referidos, pois cada presente dispunha de um PC com acesso à internet, estando assim disponível a Wikipédia e as outras plataformas Wikimedia.

Passou-se na parte final à criação por cada um dos presentes de um artigo sobre tema da história de Portugal, tendo havido da parte do organizador a entrega a cada um dos presentes de cópia de página de livro de história com dados que permitiam a elaboração de cada um dos artigos, e simultaneamente a exemplificação da necessidade de fontes.

A criação de cada um dos artigos sobre "Cortes" na Wikipédia, que ocorreu entre as 17,39 h e as 17,46 h, foi previamente desenvolvida por cada um dos novos usuários/editores na respectiva página de Testes, com a ajuda obviamente do organizador.

Estava previsto a experimentação do carregamento de imagem no Commons por cada um dos presentes, mas tal não foi possível pelo adiantado da hora e haver pessoas impossibilitadas de continuar.

O organizador manifestou a disponibilidade da WMPT para efectivar nova sessão similar para aprofundar o conhecimento e prática dos presentes na edição em Wikipédia e noutras plataformas Wikimedia.

Informações[editar código-fonte]

Atelier Wiki Sénior Sintra

(A desenvolver)

Organização[editar código-fonte]

Preparação do Atelier
Os novos usuários e editores