Data do próximo encontro: 14 de outubro de 2025 (a confirmar)
Local: Online (remoto)
Horário de Brasília: 15h (a confirmar)
Proponente:
Adriano Arrigo – Pesquisador FAPESP no NeuroMat e membro do Wikimedia Brasil
A Capacitação Wikidata para Bibliotecas e Centros de Pesquisa tem como objetivo introduzir profissionais da informação ao uso do Wikidata como ferramenta de curadoria, representação de acervos e visualização de dados abertos, com foco em arquivos, bibliotecas e centros de pesquisa. A formação utiliza a Vitrine NeuroMat como estudo de caso.
A atividade enfatiza o papel das bibliotecárias e bibliotecários como agentes críticos de ciência aberta, especialmente em contextos do Sul Global, e propõe o uso de técnicas computacionais como parte do cotidiano profissional da biblioteconomia.
Para esse encontro, é necessário que os participantes tragam itens que possam ser modelados no Wikidata referente a sua área de atuação, como revistas e periódicos
Modelagem de item no Wikidata: criação e edição de rótulos, descrições e declarações (propriedades e valores) e referências.
No passo 4 da bibliografia, o caminho correto para terminar de configurar o script é Editar > Configurações, e não Editar > Preferências, como está indicado.
O Passo 5 pode apresentar um nível de complexidade elevado para usuários que não possuem familiaridade com consultas no Wikidata ou com o uso de fórmulas em planilhas eletrônicas. Alternativamente, é possível realizar a busca pela produção científica de forma manual, digitando o título (ou parte dele) na barra de pesquisa do Wikidata. Contudo, esse procedimento tende a ser mais demorado quando aplicado a muitos itens.
Do mesmo modo, o Passo 8 também pode ser considerado avançado e, para os propósitos desta atividade, sua execução não é obrigatória para o desenvolvimento dessa atividade.