Wikipédia:Edit-a-thon/Atividades em português/Mulher e Mídia IV/Ajuda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Sobre Ajuda Tarefas 

Antes do evento[editar código-fonte]

Criar uma conta[editar código-fonte]

O primeiro passo a ser dado é criar uma conta para editar na Wikipédia, apesar de não ser necessário existem vantagens em ter uma conta registada e editar a partir dela.

Existem ainda instruções sobre como criar uma conta.


Princípios da Wikipédia[editar código-fonte]

Antes de começar a editar será importante saber quais os princípios segundo os quais a Wikipédia se rege, quais as suas políticas e recomendações e ainda o que a Wikipédia não é. Na escrita de conteúdos para a Wikipédia existem alguns pontos a ter em consideração, nomeadamente, manter sempre um ponto de vista neutro, escrever apenas sobre assuntos e pessoas sobre os quais existam bases consistentes para verificação, como através de citações, e não incluir pesquisas pessoais ou inéditas não publicadas. Considere ver questões de nomenclatura e tenha particular atenção ao desenvolver biografias de nossos contemporâneos. Para que um determinado tema tenha mérito suficiente para merecer um artigo ele deverá, provir de diversas fontes que não têm necessariamente de estar online, nem de ser no mesmo idioma do trabalho de edição. As fontes do trabalho têm ainda de ser independentes do tópico a incluir, estando assim excluídas, páginas pessoais de internet, autobiografias, comunicados de imprensa (press-release) ou publicidade.

Praticar a edição[editar código-fonte]

O segundo passo é o de praticar a edição, aprender como e ganhar à vontade na matéria. A ajuda é excelente nesta fase e faz sentido usar para o efeito a página de testes, que encontrará no canto superior do ecrã em "Testes" e sobre os mesmos a Wikipédia ajuda aqui. Basicamente encontrará toda a ajuda necessária na lateral esquerda das páginas Wikipédia, inclusive como criar páginas.

Inserir imagens[editar código-fonte]

Para incluir imagens num determinado artigo é necessário em primeira instância saber a proveniência da mesma, para posteriormente a inserir na base de dados de imagens Wikimedia Commons atribuindo-lhe a devida licença.

A informação sobre como tratar as imagens consoante a sua proveniência divide-se em: