Wikipédia:Edit-a-thon/Atividades em português/USCS Wiki Grande ABC Negro 2020

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Sobre Ajuda Tarefas 

USCS Wiki Grande ABC Negro 2020

Maratona de edição na Universidade Municipal de São Caetano do Sul

A maratona de edição de verbetes Wikipédia USCS Wiki Grande ABC Negro 2020 (também conhecida como editatona) faz parte da série de eventos do Wikipédia:Edit-a-thon/Atividades em português, que atua para o aumento da visibilidade da memória da população negra no Grande ABC Paulista

Durante o evento, as edições focarão no material dos Centros de Memória, dos memorialistas, historiadores e divulgada para redes de professores do ensino médio e superior da região do Grande ABC.

E por que focar especificamente na memória da população negra? Durante o mês de novembro, em comemoração ao Dia da Consciência Negra, pretendemos promover alguns encontros para debater o tema e estudar o modo pelo qual a wikipédia e a wikimedia commons podem ser fortalecidas com as contribuiçoes da memória da população negra na região.


Esta maratona de edição também faz parte dos esforços para implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável(ODS) da Agenda 2030.

  • ODS 4: Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Sub-item 4.7 Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável

Programação[editar código-fonte]

14h às 15h Apresentação da iniciativa e orientações gerais

15h às 18h Maratona de edição

Data e local[editar código-fonte]

  • Data: 20 de novembro de 2020 (sexta-feira)
  • Horário: 14h às 18h
  • Local: o evento acontecerá remotamente, on-line, devido à pandemia de COVID-19.
  • Link de acesso: https://meet.google.com/sny-qanr-ayb

É possível criar contas com as iniciais do nome, apenas, ou com um apelido. É aliás recomendado que não se use o nome.

Inscrições[editar código-fonte]

Após criar a sua conta (ou, caso já tenha uma), inscreva-se aqui

No Outreach Dashboard, os editores/editoras e os dados da editatona estarão todos registrados.

Wikimedia Commons[editar código-fonte]

Eu tenho fotos ou documentos relacionados aos verbetes criados aqui e gostaria de compartilhá-los. Como faço?

Com sua conta da Wikipédia, entre na página Wikimedia Commons, clique em upload e siga os passos. No dia 20/11, estaremos aqui para ajudar a todos e todas!

IMPORTANTE: as fotos precisam ser de sua autoria, estarem em licença livre ou em domínio público. Isso é muito importante.

  • Professor Dr. Fernando Monteiro (ECRIA-USCS) e prof. Sr. Liráucio Girardi Jr (PPGCOM/USCS)

Política de espaço amigável[editar código-fonte]

O evento é apoiado pelo Wiki Movimento Brasil e, por isso, é exigida a adesão à política de espaço amigável, tal qual descrita em: Friendly Space Policy (em inglês).