Wikipédia:Edit-a-thon/Atividades em português/V Editatona Wiki Loves Bahia/Ajuda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sobre Ajuda Tarefas


Antes do evento

Criando uma conta

Como criar conta Wiki.

Para participar da atividade você deve possuir uma conta na Wikipédia. Crie aqui.

O vídeo ao lado detalha o processo.

Princípios da Wikipédia

Todos podem editar, mas antes de começar é importante conhecer os princípios que regem a Wikipédia, como os 5 pilares, o Código de Conduta e a Política de Espaço Amigável do Wiki Movimento Brasil.

Na redação do conteúdo dos artigos para a Wikipédia, alguns pontos devem ser considerados. A redação deve manter sempre um ponto de vista neutro, abordar apenas assuntos e pessoas sobre os quais existam fontes de informação confiáveis e verificáveis, e não incluir pesquisas pessoais ou inéditas não publicadas. Antes de elaborar um artigo, verifique a convenção de nomenclatura e tenha especial atenção com a criação e edição de biografias de pessoas vivas. Para que um determinado tema tenha notoriedade para se tornar um artigo ele deverá ter ampla cobertura por diversas fontes confiáveis, independentes e verificáveis.

Como criar e usar a página de testes

Editando

Após esses primeiros passos, chegou a hora de editar na prática. Comece criando e editando em sua página de testes. Como apresentado no vídeo ao lado. Na página principal você encontrará toda a ajuda necessária para editar a Wikipédia, clicando aqui.


Inserindo Imagens

Como carregar imagens no Wikimedia Commons

Todo material utilizado nos artigos da Wikipédia deve estar disponível no Wikimedia Commons em licença livre. Esse repositório contém cerca de 74 milhões de arquivos que podem ser utilizados livremente. Caso queira utilizar uma imagem própria você deverá carregá-la no Wikimedia Commons. O passo a passo de como carregar imagens está no vídeo ao lado e outras informações podem ser obtidas aqui.



ORGANIZAÇÃO: Grupo de Usuários Wiki Movimento Brasil

DÚVIDAS E MAIS INFORMAÇÕES: wikilovesbahia@wmnobrasil.org

REDES SOCIAIS: Facebook Instagram YouTube Twitter (#wikilovesbahia)