Wikipédia:Encontros/1º WikiCuritiba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
WikiCuritiba

Em março ocorreu o primeiro WikiCuritiba com os funcionários Maryana, Steven e Victorgrigas que também passaram por outras cidades pelo Brasil, havendo outros encontros como o Wikipédia:Encontros/1º WikiCuritiba. O objetivo foi conhecer os usuários brasileiros e falar mais a respeito da Wikipédia lusófona, que é o foco principal do encontro. (Ver explicação do Steven na esplanada em Wikipédia: Encontros no Brasil.)

Tópico[editar]

Translating and discussing ideas at WikiCuritiba

O que é ser um wikipedista lusófono? Como melhorar essa experiência? E como atrair novos editores para tornar a enciclopédia melhor?

Nós não estamos pensando em falar sobre os capítulos ou outros projetos da Wikimedia como Wikibooks ou Wikiversidade - queremos nos concentrar especificamente sobre usuários ativos e como é para editar na Wikipédia em português. Fora isso, queremos manter as coisas flexíveis para que possamos ouvir as suas sugestões a dizer nesses encontros.

Quando os encontros são feitos, anotações e outros materiais dessas discussões podem ser publicados no wiki. Concentrando-se sobre o quão legal é participar da Wikipedia em português e como fazer isso melhor, esperamos que com o que discutirmos poderá ser útil a todos os editores. Nós planejamos ter um tradutor conosco, mas se você falar Inglês e pode ajudar, por favor nos avise também.

Contador de História[editar]

Você está cansado de ler os apelos pessoais do Jimmy Wales na Wikipédia a cada ano? Você quer que a arrecadação de recursos anual represente melhor a diversidade da comunidade global da Wikipédia? Ajude-nos a melhorar a arrecadação de recursos de 2012 compartilhando suas experiências, ideias e entusiasmo pela Wikipédia com nossa equipe de "Contadores de História". Como parte do nosso processo de 2012, a Fundação Wikimedia está coletando histórias de Wikipedistas em todo o mundo. O "Contador de História" Victor Grigas estará no encontro e ele quer se encontrar com você!

Galeria[editar]

Programação[editar]

Bar_do_Alemao

O evento foi domingo, 4 de março, às 13h30 no Bar do Alemão (mapa).

Horário[editar]

Contato

Será que alguém pode disponibilizar um número de telefone para fazermos contato ao chegar lá? Isso torna tudo mais fácil e seguro. Podemos trocar telefones por email como foi feito em outros eventos. Lechatjaune msg 16h25min de 29 de fevereiro de 2012 (UTC)

Local[editar]

Obrigada, Feen, and sorry for the hassle. Bar do Alemão will be just fine :) Can we come a little earlier (around 13:00) so Victor can set up his recording equipment? Maryana (WMF) (discussão) 13h57min de 3 de março de 2012 (UTC)
Sure, no problem. I'll meet you there by 13h. --Feen (discussão) 15h18min de 3 de março de 2012 (UTC)

Participantes[editar]

Quem gostaria de ir
  1. estando eu em Joinville, Curitiba seria o mais viável Thulsa Subotai (discussão) 23h17min de 25 de janeiro de 2012 (UTC)
  2. Pedrassani (discussão) 17h42min de 26 de janeiro de 2012 (UTC)
  3. Teria que ser no fim-de-semana. Lechatjaune msg 16h21min de 27 de janeiro de 2012 (UTC) Será no domingo, ótimo para mim. Sou de POA e estou disposto a ir a Curitiba. Estou esperando a confirmação de outros voluntários para agendar a ida.
  4. Deyvid Aleksandr Raffo Setti (discussão) 11h48min de 28 de janeiro de 2012 (UTC) Este será um evento de fundamental importância para o futuro da Wikipédia no Paraná. Eu fui um dos primeiros usuários a colonizar o projeto enciclopédico colaborativo, como na época o site tinha pouca informação sobre história e geografia, então decidi me registrar.
  5. Swendt. Num fim de semana seria melhor.
  6. Victor Grigas Victorgrigas (discussão) 22h57min de 31 de janeiro de 2012 (UTC)
  7. Heiligenfeld disc 01h05min de 24 de fevereiro de 2012 (UTC) Não posso dar certeza, mas provavelmente estarei no encontro. Nome verdadeiro: Ramissés Feld Santos
    Vc é meu parente? E. Feld fala 15h03min de 3 de março de 2012 (UTC)
Quem confirma a ida.
  1. --Feen (discussão) 00h11min de 5 de fevereiro de 2012 (UTC) I speak english fluently, so I'm noting it down as requested.
  2. Wallinson (discussão) 00h20min de 30 de janeiro de 2012 (UTC) é nóis!
  3. --Marcoapc (discussão) 03h34min de 14 de fevereiro de 2012 (UTC) Aguardo a confirmação do local do evento.
  4. Lechatjaune msg 13h31min de 15 de fevereiro de 2012 (UTC), confirmado. Já comprei passagens. Meu nome é Fabio Souto de Azevedo.
  5. Daniela Feijó (discussão) 02h28min de 26 de fevereiro de 2012 (UTC), Confirmado. Daniela Santana Feijó
  6. Carloseduardo (discussão) 14h42min de 26 de fevereiro de 2012 (UTC)
Quem não vai
  1. Pedrassani (discussão) 01h28min de 25 de fevereiro de 2012 (UTC) Ausente do país na data. Sinto muito.
  2. Deyvid Aleksandr Raffo Setti (discussão) 11h00min de 4 de março de 2012 (UTC) Até que enfim chegou o grande dia! Eu gostaria de ir a esse wikiencontro, sinto muito, mas infelizmente não posso participar devido aos sintomas da Síndrome de Asperger, um nível leve de autismo.
Eu sinto muito! I think you should still come – we have friends in the movement who are autistic, so we all understand – but of course you should do what makes you comfortable. Maryana (WMF) (discussão) 12h54min de 4 de março de 2012 (UTC)
  1. Heiligenfeld disc 19h14min de 4 de março de 2012 (UTC) Não pude ir, sinto muito. Motivos estritamente pessoais. Heiligenfeld disc 19h14min de 4 de março de 2012 (UTC)
  2. The Echelon (discussão) 02h15min de 5 de março de 2012 (UTC)
    Não pude ir por motivos pessoais.

Comentários[editar]

A Biblioteca Pública do Paraná se mostra uma interessante opção, mas é possível acessar a internet lá para editar a Wikipédia e utilizar os livros de lá como fontes? E o mais importante, possui um auditório? Outros lugares interessantes é o Colégio Nossa Senhora do Rosário e o Colégio Estadual do Paraná, depois do encontro pode-se abrir a possibilidade de ir comer em alguns dos lugares apontados acima, bares e afins, além de ser uma oportunidade de mostrar para a Maryana, Steven e Victorgrigas o churrasco brasileiro. Bruno Ishiai (discussão) 13h31min de 7 de fevereiro de 2012 (UTC)

Bruno, na Biblioteca Pública do Paraná é possível acessar a Internet lá para editar a Wikipédia e utilizar os livros como fontes através do Telecentro Paranavegar com computadores com acesso gratuito ou leve seu notebook sobre a mesa de leitura que cada de um você escolher para ir trabalhar conosco por uma Wikipédia completa e mais confiável enciclopédia fantástica do mundo. As diferentes seções da instituição são essas: História e Geografia, no extremo oeste, Literatura a leste da de História e Geografia, Referência e Informação, Belas Artes e Esportes, Filosofia e Religião, Línguas Eslavas e Orientais, todas no andar térreo; Ciências Sociais e Jurídicas no segundo andar e Ciências Puras e Aplicadas no terceiro andar. Tem também a Seção de Documentação Paranaense no segundo andar e vocês podem trabalhar na seção de Periódicos no terceiro andar a Existe sim um auditório, ele se chama Auditório Paul Garfunkel e talvez quem sabe localiza-se no subsolo. Lá cabem 154 pessoas por cadeira. Enfim, a Biblioteca Pública do Paraná é a melhor biblioteca pública do Brasil com a melhor organização por assunto. Bons estudos! Deyvid Aleksandr Raffo Setti (discussão) 15h04min de 7 de fevereiro de 2012 (UTC)
Bom, agora é esperar a opinião de outros wikipedistas. Bruno Ishiai (discussão) 15h55min de 7 de fevereiro de 2012 (UTC)
According to their website, they're only open until 13h on Sunday – could we start at 11:30, so we can have at least an hour for discussion before we get kicked out? (We can always move somewhere else for lunch after, if people want to keep chatting!) Or is that too early to wake up on a Sunday? :) Maryana (WMF) (discussão) 23h28min de 7 de fevereiro de 2012 (UTC)
Now that I look at it, Maryana, it seems they don't open at all at sundays. --Feen (discussão) 08h43min de 8 de fevereiro de 2012 (UTC)
I called the library. They do not open on sundays. --Feen (discussão) 15h00min de 9 de fevereiro de 2012 (UTC)
Eu verifiquei que a Universidade Positivo não esta relacionada e sendo esta universidade integrante do Grupo Positivo Informática, que possui um projeto em andamento com a Mediawiki (enciclopédia off-line), poderia ser viável. É bem possível que na universidade exista um ambiente com com internet sem fio, sem falar que possui estacionamento. Não sei a agenda dos funcionários da fundação, mas se os mesmo forem utilizar o aeroporto, também é um facilitador, pois utilizando o contorno sul e leste, em poucos minutos estão no aeroporto em se tratando de um domingo. John Alan Alves da Silva (discussão) 16h51min de 13 de fevereiro de 2012 (UTC)

Conteúdo[editar]

Acredito que seja muito importante a discussão sobre o que pode ser conversado no dia, se bem que sempre é aberta a possibilidade de novos tópicos no dia. Não sei se poderei comparecer no dia, mas tenho minhas opiniões, a seguir:

  1. Até onde eu sei temos editores registrados e ativos do Brasil, Portugal, Angola, Moçambique e Macau, esses lugares utilizam largarmente a língua portuguesa, e também sei de outros editores de outros países como Suécia, Tailândia, Uruguai e Itália, esses editores trazem para a Wikipédia uma bagagem muito rica de informações. Por outro lado existem muitas outras regiões que usam largamente a língua portuguesa, mas eu por exemplo não conheço nenhum usuário registrado e ativo de países e regiões tais como Cabo Verde, Guiné Equatorial, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, além de muitos outros lugares. A questão é, o que pode ser feito para tentar conseguir editores nessas regiões? Palestras em escolas? Tudo isso pode ser discutido no encontro.
  2. Atualmente vivemos em uma época do ideal de software livre, códico aberto, wikis, etc. Acreditam na importância de uma maior participação da Wikipédia em encontros desse nível? Pois a Wikipédia é símbolo do sucesso de trabalho corporativo na internet, que apesar de seus problemas cresceu grandemente.
  3. Pode ser discutido sobre os eventos da Wikipédia, tal como o I GP Wikimedia Brasil que ajudou grandemente na expansão de artigos essenciais para a enciclopédia, na "ressuscitação" de antigos usuários que estavam inativos e até alguns novos usuários ativos.
  4. Outro ponto é a popularização dos Livros da Wikipédia de forma a conseguir além de uma popularização da Wikipédia, também uma ajuda financeira para o projeto.
  5. Acredito que a Wikipédia pode funcionar melhor em colaboração de outros projetos, tais como o Wikilivros, Wikiquote, Wikiversidade, Wikicionário, Wikinotícias, Wikisource, etc. Por exemplo, um artigo que não é compativel com a Wikipedia, mas aquelas linhas de texto servem para o Wikicionário, que seu conteúdo não seja simplesmente apagado da Wikipédia, mas movido para o projeto mais específico. Outra forma de ajuda seria a inserção de banners nas páginas dos projetos, por exemplo, um banner falando sobre o Wikicionário na Wikipédia, um banner da Wikiversidade no Wikilivros e assim por diante.

Bom, essas são algumas de minhas opiniões espero que tragam outras para ser discutido no dia. Bruno Ishiai (discussão) 15h04min de 8 de fevereiro de 2012 (UTC)

Coloco aqui os tópicos já propostos pela própria WMF:
  • "O que é ser um wikipedista lusófono?"
  • "Como melhorar essa experiência?"
  • "como atrair novos editores para tornar a enciclopédia melhor?"
  • "usuários ativos e como é para editar na Wikipédia em português"
E os assuntos que não devem estar em pauta, também como definido pela WMF:
  • "os capítulos"
  • "outros projetos da Wikimedia como Wikibooks ou Wikiversidade"
Acho que o tópico 1 é interessante para a WMF, embora a comunidade brasileira não possa fazer nada muito eficiente a respeito. Sobre os pontos 2 e 4, acho também interessante discutir. Sobre o 3, não vejo qual pergunta seria discutida alí. É importante ter um tópico que guie a discussão, não só uma ideia para algo a discutir. Na pergunta 2, por exemplo, você guia perguntando se é válida maior participação. Quanto ao ponto 5, ver acima a lista de tópicos que a WMF já cortou. Apesar disso, acho de fato algo importante e em falta. Obs.: Tomei a liberdade de numerar suas sugestões para maior facilidade de referenciar na discussão. --Feen (discussão) 22h33min de 8 de fevereiro de 2012 (UTC)

Obrigado Feen, por mais que eu não possa ir quero muito que algo que escrevi aqui seja discutido lá, mas vamos por partes, embora saiba que o encontro é para brasileiros apenas o fato de que Maryana, Steven e Victorgrigas, saibam que algo no sentido do tópico 1 pode ser feito já é satisfatório, a Wikipédia é grande e poderosa, quem não quer fazer uma parceria com a Wikipédia? A Wikipédia vale milhões, e só o fato de algum orgão de imprensa colocar em seu site algo do tipo: "Apoiamos a educação, apoiamos a Wikipédia", as pessoas pensarão "Nossa o jornal X é tão grande ao ponto de fazer um acordo com a Wikipédia", isso também pode ser feita na mídia brasileira em estados onde há poucos wikipedistas, como os estados da Região Norte.

Creio que não custa mandar e-mail para esses orgãos de comunicação, alguém tem que aceitar fazer uma descrição da Wikipédia, um dos sites mais visitados do mundo. Claro, essa é uma das idéias e podem surgir muitas outras.

Quanto ao tópico 3, bom acredito que seja bom de discutir os resultados positivos de concursos como esses e o que poderia ser feito para aumentar a participação nos concursos e também aumentar o número de concursos, além de ser importante também parcerias para prêmios, ou alguém que se proponha um livro ou algo parecido.

Quanto ao tópico 5, por mais que eu soubesse que não é bem algo a ser discutido eu acredito que seja um passo para a maior integração dos projetos, talvez surjam mais wikipedistas (e precisamos mesmo), wikicionaristas, wikiquotistas, wikiniversitário, etc. Quanto ao tópico 5 o que acham de ser aberto uma discussão na Esplanada? Bruno Ishiai (discussão) 13h52min de 9 de fevereiro de 2012 (UTC)

(Apologies in advance if I misunderstood some of what you're asking/talking about, Bruno – Google translate only gives me a basic understanding...)
All of the topics you propose are incredibly important and complex. An entire conference should probably be devoted to each one of them, because I don't think a small group of editors and WMF staff could get very far trying to solve them in two hours of discussion. That doesn't mean the discussion isn't worth having, but since Steven and I don't get too many chances to come to Brazil and speak to editors, we'd really like to make our time there count :)
What we would like to focus on are the smaller issues that pt.wiki editors do have the power to change. There are some things that we know about from research and our own experience editing on Portuguese Wikipedia that seem problematic to us (like the very high use of reverting and warning tools and bots, the high right-to-vote bar for participating in key community discussions, or the CAPTCHA that all non-autoconfirmed users have to fill out for every edit), and probably twice as many that we're not even aware of. In the limited time we have to spend with you, we'd like to come up with a list of known issues that impact editors, both newbies and long-time Wikipedians, and formulate some actionable ways to address them. In the end, it will be up to you to do the acting, whether that means making bold changes to policy/interface or proposing things for discussion/comment at the Esplanada – it's your community! But I think getting together to share our knowledge of different Wikipedias and talking about ways to make them better is really useful to us all, whether it leads to direct change or not.
I hope that clarifies a bit what we're trying to do with these meetups, but I'm by no means discouraging you from asking those hard questions or getting other editors to talk about them! This just may not be the most effective venue for that conversation. Maryana (WMF) (discussão) 18h17min de 14 de fevereiro de 2012 (UTC)
O que é ser um wikipedista lusófono? Como melhorar essa experiência?
Não poderei estar presente (ausente do país na data). Porém tenho um comentário para contribuir quanto ao conteúdo.
Creio que que algum grau todos editores têm uma preocupação quanto ao vandalismo. Hoje eu vigio cerca de 1500 artigos, pois não posso consentir que vândalos destruam artigos aos quais eu e outros editores responsáveis deram grande contribuição. Vejo um aumento de vandalismo e uma tolerância excessiva (anônimos que nada fazem além de vandalizar são bloqueados por duas horas...). Mais de 90% das "contribuições" de anônimos, nos artigos que vigio, são vandalismo puro, simples e evidente. Desta forma a tarefa de vigiar e reverter tem feito com que meu tempo de editor seja usado quase que apenas em manter o que já foi feito em vez de criar/ampliar novos artigos. Enfim, minha produtividade diminuiu muito devido ao crescente vandalismo. Só vejo uma forma de mudar isso: exigir registro para quem quer contribuir. Existem sim anônimos que contribuem, porém sua contribuição é irrelevante se comparada ao estrago feito pelos vândalos. Assim, manter a contribuição de anônimos é um preço alto a pagar por pouquíssimas contribuições úteis. Creio que medidas nesse sentido melhorariam muito a experiência de ser um wikipedista lusófono.
Pedrassani (discussão) 13h11min de 24 de fevereiro de 2012 (UTC)

Pedido de verbas[editar]

Podemos fazer um pedido de verba à WMF para cobrir parte dos custos do evento como passagens e estada para pessoas de fora do estado. Existe chance de termos o pedido aceito, além de mim, quantos vêm de fora? Lechatjaune msg 11h04min de 14 de fevereiro de 2012 (UTC)