Wikipédia:Escolha do artigo em destaque

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Percurso para um artigo em destaque
  1. Inicie uma nova página ou edite uma já existente.
  2. Escreva um ótimo artigo
  3. Examine os critérios (artigo destacado / artigo bom)
  4. Apresente a candidatura
  5. Parabéns!
Escolha do conteúdo destacado
ArtigosListasPortaisTópicos
Esta estrela simboliza um candidato a artigo destacado
Esta página centraliza a escolha de artigos destacados e artigos bons pela comunidade da Wikipédia. Um artigo destacado representa o melhor que a Wikipédia tem a oferecer. Um artigo bom é um artigo com qualidade acima da média.

atualizar

Como apresentar uma candidatura

Apenas editores com o estatuto de autorrevisor podem apresentar novas candidaturas.[1]

  1. Certifique-se que o artigo cumpre todos os critérios para ser um artigo destacado ou artigo bom e não o candidate se ele desobedecer a qualquer uma das condições. Caso se trate da tradução de um artigo de outra Wikipédia, a tradução deve estar bem feita.
  2. Escolha se quer fazer a indicação para artigo bom ou para artigo destacado.
  3. Na caixa que está localizada mais abaixo nesta página, com o título "Coloque o título da candidatura aqui", escreva o título do artigo após a barra e clique no botão "Criar proposta".
  4. Surgirá uma nova página, na qual você deve escrever os motivos pelos quais candidata o artigo (não se esqueça de assinar). O prazo de candidatura surgirá de modo automático.
    1. Caso já tenha ocorrido uma proposta, arquive a página da proposta anterior antes de criar uma nova proposta. Assim, se o título da página de proposta for da forma "Wikipédia:Escolha do artigo em destaque/TÍTULODOARTIGO", ela deve ser movida para "Wikipédia:Escolha do artigo em destaque/TÍTULODOARTIGO/1" (ou o primeiro número disponível, caso este já tenha uma outra proposta).
  5. Clique aqui e coloque um dos seguintes códigos logo abaixo do cabeçalho da tabela, lembrando-se de substituir "título do artigo" pelo título do candidato a destaque:
    • {{EAD/Link|título do artigo}}.
  6. Coloque a predefinição {{candidato a destaque}} ou {{candidato a bom}} no topo da página de discussão do artigo que deseja candidatar.

Regras

  1. Quem pode votar: Somente podem votar usuários registrados que efetuem o login antes de votar e que tenham direito ao voto. Mesmo que o votante tenha estado ativamente envolvido na edição do artigo, poderá votar.
  2. Antes de votar: Antes de votar é fundamental conhecer os critérios que descrevem o que são um artigo destacado e um artigo bom. Estando a par dos critérios, leia integralmente o texto do artigo proposto. O voto deve refletir uma análise imparcial e objetiva da sua forma e conteúdo.
  3. Como votar: São admitidas posições de Symbol support vote.svg apoio e Symbol oppose vote.svg não apoio, que devem ser colocadas na secção correspondente, sempre em um novo parágrafo, utilizando-se as predefinições {{apoio}} e {{não apoio}}, respectivamente.
  4. Qualificação do voto: Todos os votos devem ser justificados tendo como parâmetro os critérios definidos na regra segunda, listando todos os problemas encontrados, a fim de que o proponente possa corrigi-los.[2] Todos os votantes são convidados a editar o artigo para melhorá-lo. Considerando que o texto deve ser avaliado na forma em que se apresenta no momento da leitura e com base nos critérios indicados na regra segunda, serão desconsiderados os votos que se enquadrarem nos seguintes casos:
    1. Votos que não se baseiam nos critérios.
    2. Votos sem justificativa.
    3. Votos vinculados a justificativas contendo ofensas ou ataques pessoais de qualquer natureza. Todas as justificativas que levantarem críticas ao artigo devem ser expressas com cortesia e objetividade, com o propósito único de contribuir para o melhoramento do artigo.
    4. Quando um voto tem como justificação um item objetivo e não subjetivo, este deve ser anulado caso o problema seja resolvido. Por exemplo: se alguém vota contra um artigo ser considerado "destacado" ou "bom" por não ter referências e no prazo de discussão todas as referências foram colocadas, esse voto deixa de ter sentido, podendo ser anulado. O mesmo ocorre nos casos de votos a favor.
      1. Para que haja a anulação, o interessado deverá avisar o votante para que reavalie o artigo depois de feitos os ajustes, ou apontados os defeitos que contrariem seu voto. Então, se em dois dias (48 horas) o proponente da anulação não obtiver uma resposta, o voto poderá ser anulado.
  5. Alteração de voto: Pode-se alterar o voto durante o período da discussão. Para tanto risque-o (utilizando <s>....</s>) e não o apague, e depois adicione um novo voto em outra categoria. O voto também pode ser pura e simplesmente retirado, sem alteração, também riscando-o. Se ao longo do período de discussão o artigo sofrer melhoramentos, o proponente pode solicitar a quem deu votos desfavoráveis que revise sua opinião, mas o votante não fica obrigado a fazê-lo e seu voto permanecerá válido se a sua justificativa tiver sido procedente no momento em que votou. Se um artigo for rejeitado em uma discussão, pode ser proposto novamente em uma data futura.
  6. Candidatura interrompida: Se o proponente quiser desistir da candidatura, pode colocar um aviso na página de discussão. Caso alguém se prontifique a implementar as sugestões dadas durante o período de avaliação no lugar do proponente, a candidatura não será interrompida. Uma candidatura pode também ser interrompida caso haja consenso entre os avaliadores que o artigo não atinge os critérios mínimos para ser avaliado. Nesse caso, o link para a página de discussão é transposto para a página candidaturas interrompidas. O aviso pode ser colocado com {{Candidatura interrompida|motivo|~~~~}}.
  7. Período de discussão: o período de discussão para cada artigo é de 30 dias o período termina no mesmo horário que iniciou.[3]

Newsletter

Caso queira receber uma lista com todas as candidaturas criadas na última semana, insira seu nome aqui.[4]

Como encerrar uma candidatura

O encerramento não deve ser feito pelo proponente ou pelos principais autores do artigo em questão para evitar problemas de conflito de interesse.

Votações para artigo bom podem ser encerradas se, em 15 dias, alcançarem no mínimo três comentários favoráveis e nenhum para artigo normal. Caso não alcance esse critério, continuará o processo normal.[5]

Terminada a discussão (30 dias), verifica-se a existência ou não de consenso para apurar se o artigo atingiu ou não o estatuto de artigo destacado ou bom. [2]

Quando, nos últimos dois dias de uma discussão, for proposta a anulação de um voto, na forma do item 4.4.1, a discussão poderá ser prorrogada, a fim de que se permita ao autor do voto passível de anulação, se manifestar sobre a mesma.

Candidatura aprovada (artigo destacado)

  1. Um artigo será considerado "artigo destacado" quando se verifiquem as seguintes condições:
    • Consenso obtido após uma participação mínima de 3 membros da comunidade, sendo todas as críticas respondidas de maneira satisfatória
  2. Para encerrar a candidatura, edite a página da mesma e troque a predefinição {{EAD não concluída}} por {{Resultado EAD|data=data de término da proposta|tipo=1}} no topo da página ou secção e coloque a predefinição {{Resultado EAD/2}} no fim da página ou secção.
  3. Edite o artigo em si e acrescente a predefinição {{artigo destacado}} no fundo da página (abaixo das categorias)
  4. Na página de discussão do artigo substitua {{candidato a destaque}} por {{destacado|data=data de término da proposta|oldid=número da versão do artigo quando foi destacado}}. Pode também usar {{história do artigo}}.
  5. Acrescente o artigo à lista de artigos destacados.
  6. Retire da lista abaixo o link para a página da proposta.
  7. Adicione o título do artigo à Predefinição:NovoCD seguindo as instruções e ao fundo da lista da Predefinição:AD aleatório.
  8. Acrescente o artigo à lista de espera de artigos para destacar na página principal, escolhendo a próxima data disponível.[6] O link para a página da proposta ("Wikipédia:Escolha do artigo em destaque/Título do artigo") também deverá ser incluído.
  9. Acrescentar o artigo ao fundo da predefinição Em destaque/listagem.
  10. Verifique a diferença da numeração do artigo recém-destacado na listagem e o que está atualmente na página principal. Atualmente esta diferença é de 54 artigos. Caso esta diferença seja menor que 10 artigos, solicite a um administrador o aumento do tempo de permanência na página principal para 7 dias aqui. Caso a diferença seja maior que 20 e o tempo de permanência na página principal forem 7 dias, solicite a um administrador a redução do tempo de permanência para 3,5 dias aqui.
  11. Se o artigo já for um "artigo bom", vá à lista de artigos bons e remova-o. Além disso, vá à outra listagem de artigos bons e adicione em "Elevado ou Rebaixado de Destaque": '''Sim''' [[Imagem:Symbol support vote.svg|Destaque]].

Candidatura aprovada (artigo bom)

  1. Uma candidatura será encerrada nos seguintes prazos (no mesmo horário de início da candidatura)[3], e o artigo indicado considerado "artigo bom" quando se verificar:
    • Em 30 dias, Consenso obtido após uma participação mínima de 3 membros da comunidade, sendo todas as críticas respondidas de maneira satisfatória; ou
    • Em 15 dias, Consenso obtido após uma participação mínima de 3 membros da comunidade, sendo todas as críticas respondidas de maneira satisfatória e todos os comentários a favor;[5]
  2. Para encerrar a proposta, edite a página da mesma e troque a predefinição {{EAD não concluída}} por {{Resultado EAD|data=data de término da proposta|tipo=2}} no topo da página ou secção e coloque a predefinição {{Resultado EAD/2}} no fim da página ou secção.
  3. Edite o artigo em si e acrescente a predefinição {{Artigo bom}} no fundo da página (abaixo das categorias)
  4. Na página de discussão do artigo substitua {{Candidato a bom}} por {{Bom|data=data de término da proposta|oldid=número da versão do artigo quando foi promovido a bom}}.
  5. Acrescente o artigo à lista de artigos bons.
  6. Retire da lista abaixo o link para a página de discussão do artigo.
  7. Adicione o título do artigo ao fundo da lista da Predefinição:Bom aleatório.
  8. Acrescente o artigo à lista de candidaturas que foram considerados bons. O link para a página da proposta ("Wikipédia:Escolha do artigo em destaque/Título do artigo") também deverá ser incluído.

Candidatura recusada

  1. Se o artigo não foi eleito destacado ou bom dirija-se à página de discussão do mesmo e troque a predefinição {{candidato a destaque}} ou {{candidato a bom}} pela {{história do artigo}}.
  2. Para encerrar a proposta, edite a página da mesma e troque a predefinição {{EAD não concluída}} por {{Resultado EAD|data=data de término da proposta}} no topo da página ou secção e coloque a predefinição {{Resultado EAD/2}} no fim da página ou secção.
  3. Retire da lista abaixo o link para a página de proposta do artigo.
  4. Acrescente o link para a proposta à lista de candidaturas reprovadas.

Recandidatura de um artigo

  1. O artigo só poderá ser recandidatado passado um mês desde o fim da proposta anterior[7] e apenas se ocorrerem modificações significativas do seu conteúdo;
  2. No caso de uma candidatura ter sido mal sucedida devido a problemas no artigo (não devido à falta de participantes), qualquer recandidatura deverá indicar de que forma cada um dos erros foi corrigido, podendo ser sumariamente encerrada em caso de omissão.[8]

Notas

  1. Consenso obtido em Wikipédia:Esplanada/propostas/Estatuto de autorrevisor para apresentar propostas de destaque (2nov2012). Caso o proponente não seja autorrevisor pode, contudo, pedir a avaliação e a proposta por parte de um autorrevisor.
  2. a b Conforme decidido em Wikipédia:Esplanada/propostas/Adoção de consenso para escolha dos artigos destacados e bons (19set2017).
  3. a b Conforme decidido em Wikipédia:Esplanada/propostas/Prazos: em horas além de dias (20fev2012)
  4. Conforme decidido em Wikipédia:Esplanada/propostas/Adição de lista das EADs da semana nas páginas vigiadas (12jul2017)
  5. a b Consenso em Wikipédia:Esplanada/propostas/Simplificar a escolha de ABs (10abr2011)
  6. De acordo com consenso obtido, alguns destacados podem ter sua data de apresentação na página principal adiantada ou adiada, para coincidir com uma data significativa para o artigo. Como exemplo, o artigo Jesus teve sua data adiantada para coincidir com o a semana do Natal e o artigo Brasília teve sua data adiada para coincidir com a data de aniversário da cidade.
  7. Data em que se inicia a contagem do prazo definida / confirmada em Wikipédia:Esplanada/propostas/Prazo para nova votação (2jan2012)
  8. Discutido em Wikipédia:Esplanada/propostas/Alterar prazo para recandidatar artigos em EAD (21mai2015)

Listagem cronológica de artigos destacados
2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018
Arquivo de candidaturas reprovadas
2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017
Arquivo de candidaturas interrompidas
lista

Candidaturas

  1. Os artigos a serem destacados nas próximas semanas encontram-se já definidos na lista de espera. A cada sexta-feira será destacado o artigo marcado com a respectiva data de alteração na página principal. As votações desta página cujo resultado, após um mês, seja "destaque", serão colocadas na lista de espera com indicação da respectiva data de destaque (artigos votados recentemente têm prioridade relativamente a artigos que já tenham sido destaque anteriormente e que só estão na lista para o caso de não haver nenhum artigo recente para destacar).
  2. Verifique se as datas expostas (dia e hora) correspondem exatamente às que estão expressas na página de votação (para tanto, verifique também o histórico quando necessário).
  3. Coloque as novas candidaturas no topo da lista.


Candidaturas novas

Coloque o título da proposta aqui

Arquive a discussão antiga antes de criar uma nova

Apenas autorrevisores podem candidatar artigos


Para acompanhar as novas candidaturas adicione esta página à sua lista de páginas vigiadas clicando aqui.

Propostos em outubro

Proposta Artigos Destaque Bom Normal termina AD AB
Assassinato de Dwayne Jones Art / disc 13h57min UTC de 22 de novembro de 2017
Estreia da Sinfonia n.º 7 de Shostakovich em Leningrado Art / disc 13h55min UTC de 22 de novembro de 2017
Darren Aronofsky Art / disc 13h53min UTC de 22 de novembro de 2017
Black Jesus + Amen Fashion Art / disc 13h23min UTC de 19 de novembro de 2017
Asa N.º 79 da RAAF Art / disc 20h38min UTC de 17 de novembro de 2017
Asa N.º 77 da RAAF Art / disc 20h37min UTC de 17 de novembro de 2017
Thomas Baker Art / disc 20h26min UTC de 17 de novembro de 2017
Frank Bladin Art / disc 20h21min UTC de 17 de novembro de 2017
São Carlos (São Paulo) Art / disc 0 0 1 01h10min UTC de 16 de novembro de 2017 0 0
Sons of Tucson Art / disc 0 0 0 13h42min UTC de 15 de novembro de 2017 0 0
Rain (canção de The Beatles) Art / disc 0 0 15h42min UTC de 14 de novembro de 2017[1] 0
The Lost Hero Art / disc 1 0 0 15h38min UTC de 14 de novembro de 2017 100% 100%
30 Rock: A XXX Parody Art / disc 0 1 0 10h10min UTC de 14 de novembro de 2017 0 100%
Avatar: The Last Airbender (1.ª temporada) Art / disc 1 0 11h57min UTC de 13 de novembro de 2017[1] 100%
Revolução Francesa Art / disc 8 0 23h51min UTC de 10 de novembro de 2017[1] 100%
Ormosia arborea Art / disc 0 1 3 23h06min UTC de 9 de novembro de 2017 0 25%
Subway Hero Art / disc 1 0 19h11min UTC de 4 de novembro de 2017 100%
Highway Unicorn (Road to Love) Art / disc 2 0 0 16h52min UTC de 4 de novembro de 2017 100% 100%
P.T. Art / disc 1 0 23h36min UTC de 1 de novembro de 2017 100%

Propostos em setembro

Votação Artigos Destaque Bom Normal termina AD AB
The Human Centipede (First Sequence) Art / disc 4 0 0 11h45min UTC de 26 de outubro de 2017 100% 100%
Scream 2 Art / disc 3 0 11h35min UTC de 26 de outubro de 2017 100%
Brad Pitt Art / disc 7 0 0 03h55min UTC de 26 de outubro de 2017 100% 100%

Notas

  1. a b c Votações para artigos bons que podem ser encerradas se atingirem 5 votos favoráveis e nenhum contra no prazo de 15 dias.

Candidaturas interrompidas

Ver também