Wikipédia:Escolha do artigo em destaque/Achtung Baby

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Achtung Baby[editar código-fonte]

Achtung Baby (editar | discussão | histórico | informações | afluentes | última edição | vigiar | registros | registros do filtro de edições)

Proponente e argumentação
  • Indicação para: artigo destacado / artigo bom

É o sétimo álbum de estúdio da banda de rock, U2. Lançada em 1991, foi considerada a segunda obra-prima do grupo irlandês, se caracterizando pela mudança em seu estilo musical e acompanhando paralelamente as mudanças históricas da época, como o início da pós-modernidade. Com a euforia causada pela Reunificação da Alemanha, o grupo acompanhou de perto o impacto social e cultural deste acontecimento no cotidiano dos alemães, transcrevendo este sentimento às suas canções, vindo a se tornar um dos mais conhecidos álbuns de rock da década de 1990. Gabriel bier fala aew! 17h43min de 8 de março de 2020 (UTC)

Prazo de votação (30 dias)
das 17h43min UTC de 8 de março de 2020 até às 17h43min UTC de 7 de abril de 2020
Indicações para artigo bom podem ser encerradas por speedy close caso tenham 5 votos a favor e nenhum voto contra no dia 23 de março de 2020 às 17h43min UTC.

Artigo destacado (critérios)[editar código-fonte]

  1. André Augusto C. da SilvaStand by me. 18h11min de 12 de março de 2020 (UTC) Parabéns! Artigo perfeito.
  2. ✍A.WagnerC (discussão) 13h43min de 19 de março de 2020 (UTC)

Artigo bom (critérios)[editar código-fonte]

Artigo de qualidade 4 ou inferior (critérios)[editar código-fonte]

  1. Bad_Boy97 (olá!) 19h53min de 11 de março de 2020 (UTC). Justificativa na secção abaixo
  2. --Zoldyick (discussão) 01h01min de 26 de março de 2020 (UTC) Após analisar a primeira metade do verbete, digo que estou apto a dar razão ao Bad Boy. Ainda que não tenha especificado os problemas com precisão a ponto de facilitar o trabalho do proponente, seu voto e os pontos críticos que esclarece (ainda) são válidos. O verbete tem graves problemas, mesmo para um AB. Peço para que vejam os meus pontos.
  3. Chronus (discussão) 05h53min de 27 de março de 2020 (UTC) Conforme a argumentação apresentada pelo Zoldyick.

Comentários e sugestões[editar código-fonte]

Obs.: o trecho seguinte está "compactado" de modo a despoluir visualmente o contexto da página toda.

Atenção aos negritos nas citações e ainda às cores ao longo das secções "Paradas musicais" e "Certificações", que estão formatadas de forma bastante invulgar. A secção "Lista de faixas" carece de fontes. Reparei ainda que há imagens inclusas no artigo sem justificação, tais como a em "Antecedentes" e as em "Desempenho comercial". Bad_Boy97 (olá!) 09h32min de 10 de março de 2020 (UTC)

Saudações, @Bad Boy97: ok...
  • Pelo que sei, o padrão no autor de citação da caixa {{rquote}} é pré-configurado para ser em negrito;
  • No que diz respeito às tabelas das "Paradas musicais" e "Certificações", procurei usar cores semelhantes ao padrão inglês, variando na logística de cores suaves apenas na identificação da primeira posição, evitando o 1 [em negrito] — é um padrão de tabela que decidi optar;
  • Implementei referências em "Lista de faixas" [agradeço o toque!] Yes check.svg Feito.
    • PS.: a lista de faixas correspondente a Achtung Baby: the Videos, já está referenciada — inserida em [nota a].
  • Você poderia explicar melhor de que forma as imagens em "Antecedentes" e "Desempenho comercial" não estão inseridas dentro do contexto abordado, nas referidas seções? Essa parte não ficou muito claro pra mim. Gabriel bier fala aew! 12h58min de 10 de março de 2020 (UTC)

A Wikipédia lusófona tem o seu próprio padrão para artigos de música, e é esse que deve ser usado. As imagens não têm relação directa com o assunto tratado no artigo. A participação de B. B. King na digressão não tem relação directa com os antecedentes, do mesmo jeito que os artistas em "Desempenho comercial" não têm relação directa com o desempenho de vendas do álbum, isto é, não tiveram influência notável. Bad_Boy97 (olá!) 21h12min de 10 de março de 2020 (UTC)

Ok, entendi. Me permite explicar um pouco dos motivos que me levaram a mencioná-los nas respectivas seções. (1) O músico B. B. King esteve presente no álbum Rattle and Hum (1988) [álbum antecessor a Achtung Baby], como também esteve presente nos concertos da turnê Lovetown Tour (1989). O fator principal que me incentivou a mencionar King na seção "Antecedentes" foi a conciliação do rock com o estilo blues [de King]. Ou seja: na época, essa integração de gêneros musicais [o que era uma grande novidade na história do U2] foi o pontapé inicial que motivou os irlandeses mudarem a concepção musical, inserindo outros estilos que estavam ganhando força no início da década de 90, como por exemplo, a música eletrônica (EDM). E pra quem acompanha o U2 [como eu], essas características ainda estão presentes nos trabalhos mais recentes do grupo. Por isso, achei muito interessante mencionar King como prelúdio.
Em relação ao "Desempenho comercial" (2), mesmo que indiretamente, visei contextualizar a competitividade dessas bandas [bandas somente de rock] que estavam em pleno vapor naquele período [como Kurt Cobain, do Nirvana, com o lançamento do álbum Nevermind / Axl Rose, do Guns N' Roses, com o lançamento de Use Your Illusion II / James Hetfield, do Metallica, com o lançamento do The Black Album / ou até mesmo Michael Stipe, do R.E.M., com o álbum Out of Time — este último, ficando de fora da imagem]. Aos apreciadores e conhecedores de rock, sabem que 1991 foi um ano com grande destaque no universo do rock — essa interação dos álbuns de rock da década de 90 não surte o mesmo efeito se comparado aos álbuns de música pop da atualidade. Naquele tempo, a essência musical de cada um desses álbuns se complementavam não somente pelo sucesso em si, mas também pela musicalidade de forma geral [tanto é que esses álbuns supracitados, são condecorados de alguma maneira — ou até mesmo, alguma canção/hit inserida nos respectivos discos]. Por esse motivo, achei bem legal incluir a imagem deles, como uma forma de integrar Achtung Baby a esses álbuns de notoriedade musical mencionados acima [e no artigo]. Gabriel bier fala aew! 00h51min de 11 de março de 2020 (UTC)
Isso tem que estar explícito no artigo e não aqui. E, se a única relação existente entre o desempenho comercial do álbum com essas bandas seja essa, aquelas imagens são completamente desnecessárias no artigo, pois dão a entender que aquelas bandas tiveram influência directa nas vendas do álbum, isto é, ajudaram ou dificultaram as vendas do álbum. Além disso, é preciso wikificar correctamente o artigo segundo o padrão existente aqui na Wikipédia lusófona. Veja outros artigos destacados sobre álbuns para inspiração. Bad_Boy97 (olá!) 09h08min de 11 de março de 2020 (UTC)
@Bad Boy97: ok, realizei os ajustes na seção "Antecedentes" (aqui) e "Desempenho comercial" (aqui) Yes check.svg Feito. Pelo que sei, já está bem wikificado. Tenho uma Symbol question.svg Pergunta: essa "wikificação no padrão lusófono" (rs) que você tanto se refere, seria em relação a tabela, por conta das cores que você mencionou acima? Gabriel bier fala aew! 13h51min de 11 de março de 2020 (UTC)

Agradeceria que você usasse a {{responder a}} ao invés dessa, pois não recebo nenhuma notificação; assim poderei responder mais rápido. Gostaria de lhe parabenizar pelo esforço no artigo, porém ele ainda deixa a desejar, com a redacção sendo o primeiro aspecto. Eu tenho o hábito de primeiro analisar a estrutura e formatação, deixando a redacção para o fim. Aqui nem foi necessário ir muito além para conseguir ver os primeiros problemas de escrita. Todavia, insisti em ler o artigo por inteiro e vi que os problemas são graves. São vírgulas mal colocadas, pontuação inexistente onde deveria existir, complementos usados de forma errada, repetição de palavras e datas, formatação não-enciclopédica de números, entre outros. Reparei que você intencionou deixar o artigo mais completo em relação ao da anglófona, porém acabou por ficar confuso e difícil de entender. Um exemplo seria <<O baterista, Larry Mullen Jr., afirmou: "Nós éramos os maiores, mas não os melhores"; enquanto que a turnê Lovetown tinha se tornado monótona, por tocarem só os maiores sucessos da banda.>>. Não entendi nada aqui, bem como em grande parte da secção. Respondendo à sua pergunta acerca da "wikificação no padrão lusófono", é uma questão de você olhar para outros artigos destacados sobre álbuns e logo verá sobre o que estou a falar. Aproveitei a ocasião para dar uma vista de olhos ao layout antigo do artigo, e devo dizer que estava muito melhor e mais sumarizado que o actual. Bad_Boy97 (olá!) 19h53min de 11 de março de 2020 (UTC)

Ademais, reparei que você reverteu a minha edição em {{rquote}} sabendo que o WP:LE avisa sobre os negritos. E reparei que você mesmo adicionou negritos no artigo ao usar {{cquote}}. Bad_Boy97 (olá!) 19h55min de 11 de março de 2020 (UTC)
@Bad Boy97: Yes check.svg Corrigido. No que se refere ao layout, ao meu ver está totalmente dentro dos padrões: sem enforcamentos, imagens encaixando de modo harmonioso e estética favorável. Ou seja, bem estruturado [a não ser que você prove o contrário, mostrando com base ao item 8 dos critérios].
  • Apenas ressalvo: não vejo problema da citação estar ou não, em negrito. Só o reverti porque achei que sua edição devesse primeiramente, passar por um consenso ou discussão antes de ser mudado, pois não se esqueça que a WP:LE é um guia de edição, e não uma "lei seca". Gabriel bier fala aew! 03h06min de 14 de março de 2020 (UTC)

Caro proponente, favor não remover o meu voto pois eu já deixei claro que os problemas apontados por mim ainda não foram resolvidos. Os problemas de redação, estrutura e layout persistem. Se insistir na remoção do voto, serei obrigado a pedir o seu bloqueio mais uma vez. Já vi que as suas verdadeiras cores sobressaem nos processos de escolha de destaque. Bad_Boy97 (olá!) 11h51min de 18 de março de 2020 (UTC)

@Bad Boy97: campeão, logo acima você fez suas ponderações [até aí, tudo bem]. Você alega Citação: Bad Boy97 escreveu: «problemas de redação, estrutura e layout persistem», quando já realizei as seguintes correções. É uma pergunta simples de responder: qual parte do layout e erros gramaticais que justifiquem um voto para inferior? Ainda não entendi a relutância de especificar tais pontos!
Lhe indago e você demora a responder, quando claramente está ativamente realizando suas edições. Peço [AO MENOS] que exponha os erros após eu ter realizados os ajustes [ficaria agradecido], para que eu possa ter tempo de corrigi-las. Até lá, não quero entrar [mais uma vez] em linha de frente por questões editoriais. Me aponte os problemas, pra que eu me prontifique em ajustá-los, pois não quero acreditar que estejas querendo boicotar esta votação por razões mínimas. Gabriel bier fala aew! 15h20min de 18 de março de 2020 (UTC)
Eu não sei onde está a dificuldade em você olhar para outros artigos destacados sobre álbuns e identificar o problema do layout. Se você não consegue fazer algo tão simples quanto isso então você claramente não está apto a candidatar artigos para destaque. A Wikipédia funciona com padrões a serem seguidos. Entenda isso. Além disso, a redação deste artigo está péssima. Tão péssima que pode levar algum usuário a interromper a candidatura, visto que você claramente não seguiu os conselhos do @Zoldyick: na votação passada. E por favor, é a última vez que lhe peço para não remover o meu voto. Bad_Boy97 (olá!) 19h47min de 18 de março de 2020 (UTC)
@Bad Boy97: Ué, na votação passada tentei corrigir ao máximo as ponderações do Zoldyick. O problema foi que não tive o feedback dele, após as minhas correções. Somando ao fato também, da pouca participação de editores. No entanto, Zoldyick ao menos teve a cordialidade [e consideração] de clarificar os pontos a serem tratados [o que acho muito bom]. Não sei se alcancei as expectativas [pelo visto não], pois teve ponderações dele que não entendi muito bem.
Ao contrário do que você está fazendo, Bad Boy97. Inicialmente, você ponderou que haviam erros de redação e de layout [este último, sabe lá Deus onde], me prontificando a corrigi-los com toda tranquilidade. Agora, se mesmo depois d'eu ter feito as edições, você alegar que a redação do artigo ainda está "PÉSSIMA" [não sendo digno de ser ao menos, boa], então acredito que não terias dificuldade NENHUMA de mostrar quais são os [supostos] problemas, certo? O que ainda não compreendi é o fato de não especificá-los aqui, pois já li, já re-li e não os encontrei. Quero estar enganado! Gabriel bier fala aew! 21h46min de 18 de março de 2020 (UTC)
Se você leu eu releu e não encontrou então está mais claro que você não está apto a candidatar artigos para destaque. Como eu já disse antes, o meu voto se mantém por existirem passagens como "Mundialmente, obteve 18 milhões de cópias vendidas, considerado o segundo álbum mais vendido pelos irlandeses". Apenas Deus sabe o que se pode entender a partir dessa frase sem nexo. Além do mais, o layout do artigo é invulgar; não percebi o motivo daquelas cores nas tabelas e a separação das secções das paradas musicais e a prosa correspondente. Gostaria de ressaltar que você não corrigiu os erros apontados na votação passada, o que significa que esta votação pode ser interrompida, tal como eu já disse. Favor corrigir a redacção de TODO o artigo, não apenas de secções específicas. Bad_Boy97 (olá!) 20h42min de 19 de março de 2020 (UTC)

───────────────────────── @Bad Boy97: agora me explique, onde está o erro nessa frase? Há algum impedimento no entendimento/interpretação/concordância nesta frase? Ou será que queres criar um problema onde não há? Symbol question.svg Pergunta: porquê eu deveria confiar em seu julgamento, se até pouco tempo atrás você alegou em uma votação, que não se sentia a "vontade em votar nos artigos propostos, escritos no português brasileiro" — já que o seu português é o europeu? E não é a primeira vez que me deparo com este tipo de situação a seu respeito.

Quanto ao layout, vamos ver se entendi: vais querer reprovar um artigo todo estruturado, simplesmente por não se adequar ao seu modelo pessoal de tabelas, é isso mesmo? Mas em verdade, já estava ciente há tempos que era por este motivo pelo qual alegavas "problemas de layout" [com base em outras votações bem mais antigas]. Só estava esperando o momento oportuno pra perguntar: Poderias me apontar no Wikipédia:Projetos/Música, em qual trecho obriga a cumprir o seu estilo de tabela? Há algum consenso em relação a isso? Resposta: NÃO! É um critério totalmente opcional: ou você já me viu votar para inferior em seus artigos propostos, por uma mera questão de cor de tabela? Me baseio no padrão anglófono por achar que é o mais correto a ser usado — variando em detalhes. Mas isso é um gosto meu [que aliás, não quebra nenhuma regra], e não uma imposição a ser seguida. Por isso anulei seu voto: por perceber que estavas protelando uma justificativa implausível [justamente por não ser de fato, um critério ou problema digno]... e mesmo sendo apresentado [como foi no comentário anterior], não é uma justificativa que sustenta um voto para inferior [outras justificativas suas estavam corretas... mas foram sanadas, vide histórico]. E o pior é que, pra quem lê, deve achar que realmente há um problema de layout. É quase uma forma camuflada de disseminação de desconfiança. Complicado. Gabriel bier fala aew! 22h34min de 18 de março de 2020 (UTC)

@Gabriel bier: Iremos então ficar nessa guerra de edições, pois já deixei claro que existem problemas de redacção que você claramente não consegue ver, o que põe em questão a sua competência como um editor de qualidade. A frase que usei como exemplo acima tem problemas de ambiguidade que você pura e simplesmente não consegue ver. Não preciso ficar aqui a listar todas as frases problemáticas neste artigo, pois são inúmeras e sei que você apenas "corrigirá" aquelas que eu for a mencionar. O jeito como você escreve aqui mesmo na EAD mostra o quão carente a sua gramática é. Esta também não é a primeira vez que me deparo com este tipo de situação a seu respeito. Não se esqueça que você inventou links mortos em uma das EADs abertas por mim. Enfim, fique à vontade a fazer tudo o que você quiser já que a Wikipédia é sua e você não tem que seguir nenhuma lei. Assim você se tornará num editor de qualidade e prosperará. Bad_Boy97 (olá!) 16h10min de 20 de março de 2020 (UTC)
Ambiguidade? Não consigo ver? Eu sei que estavas se referindo ao termo irlandeses [mas não há ambiguidade]. Se o foco do artigo é o álbum da banda [que é irlandesa], logo, subentende-se que a frase se refira ao grupo, e não à população irlandesa de modo geral. Neste trecho, especificar o referido como grupo ou banda, se tornará redundante.
Citação: Bad Boy97 escreveu: «Não preciso ficar aqui a listar todas as frases problemáticas neste artigo»: duvido muito que tenha tais problemas. Mas ok, você não precisa listar. Já que "não precisas listar", então seu voto não tem amparo. Simples! Estás mais preocupado em dizer que tem algo errado do que apresentá-los. Citação: Bad Boy97 escreveu: «[...] e sei que você apenas "corrigirá" aquelas que eu for a mencionar»: esse é o intuito, né campeão. Ou você não quer que eu corrija os "erros"? Não se corrigi algo que esteja certo. Enfim, apresente argumentos mais coerentes. Gabriel bier fala aew! 17h09min de 21 de março de 2020 (UTC)
Obrigado por mais um exemplo do motivo pelo qual você jamais será um editor de qualidade. Espelhe-se nos outros artigos destacados e aprenda. Não custa nada. Já agora, tenho mais votações abertas. Estou à espera que você vá e invente links mortos. Bad_Boy97 (olá!) 20h02min de 21 de março de 2020 (UTC)
@Bad Boy97: está certo agora ou continua errado? Gabriel bier fala aew! 17h49min de 23 de março de 2020 (UTC)

───────────────────────── Querido, Gabriel bier! Você precisa reescrever o texto do artigo por inteiro. Os problemas não estão em secções seleccionadas, mas sim em todo o artigo. Enquanto você não reescrever, não poderei alterar o meu voto. Veja esta frase que usarei como exemplo:

  • Citação: The Edge muitas vezes evitou uma abordagem detalhista de tocar guitarra com a sua marca [delay acrescentado dos pedais de efeito], sendo a favor de um estilo que incorporassem mais solos, dissonância e feedbacks.[nota 8] A influência da música industrial e efeitos na guitarra [particularmente distorcidas], contribuíram para o estilo heavy metal e texturas mais fortes. Enquanto Bono fornecia a parte vocal previamente ao lançamento do álbum, foi ampliada a duração de voz em um registro mais baixo, como a autora Susan Fast descreveu como "sopro de cores e tons suaves." Em algumas músicas, Bono canta como um de seus personagens. Uma técnica de voz foi usada, sendo dita por Fast como "dupla voz". Porém, duplicam em duas oitavas diferentes. Essa diferenciação da oitava foi feito as vezes com vocais simultâneos, enquanto que em outros momentos, distingue-se as vozes entre os versos e refrões. Este tipo de técnica introduz "uma ideia de contraste lírico e um caráter vocal para transmitir", levando a interpretações mais literais e conotativas. A parte vocal foi trabalhado com processamentos de áudio, usadas para dar à sua voz, mais emotividade e distinção dos vocais utilizados nas produções anteriores.

Esta é uma tradução de:

  • Citação: For the album, the Edge often eschewed his normally minimalistic approach to guitar playing and his trademark chiming, delay-heavy sound, in favour of a style that incorporated more solos, dissonance, and feedback. Industrial influences and guitar effects, particularly distortion, contributed to a "metallic" style and "harder textures". [...] Whereas Bono exhibited a full-throated vocal delivery on the group's previous releases, for Achtung Baby he extended his range into a lower register and used what Fast described as "breathy and subdued colors". On many tracks, including "The Fly" and "Zoo Station", he sang as a character; one technique used is what Fast called "double voice", in which the vocals are doubled but sung in two different octaves. This octave differentiation was sometimes done with vocals simultaneously, while at other times, it distinguishes voices between the verses and choruses. According to Fast, the technique introduces "a contrasting lyrical idea and vocal character to deliver it", leading to both literal and ironic interpretations of Bono's vocals. For several tracks, his vocals were treated with processing. These techniques were used to give his voice a different emotional feel and distinguish it from his past vocals.

Para ser sincero, nem sei por onde começar. Vamos ao primeiro período, que para ser sincero foi muito além do que o original apresenta, ficou sem sentido e ainda por cima vai contra WP:TRAD pois o conteúdo não foi traduzido em sua totalidade. "...de um estilo que incorporassem...", falta de concordância nominal. Gostaria ainda de saber o motivo do uso de parênteses rectos. Depois se segue uma nota a explicar o que seria um "feedback", explicação esta inintendível, mas nem vou comentar pois isso é outro tópico. "A influência da música industrial e efeitos na guitarra", esta tradução deve ser melhorada, atenção aos pronomes possesivos definidos!!! "Enquanto Bono fornecia a parte vocal previamente ao lançamento do álbum, foi ampliada a duração de voz em um registro mais baixo", orações sem tipo algum de conexão, muito diferentes do sentido no texto original. "...como a autora Susan Fast descreveu como...", além da repetição, o primeiro "como" não pode ser usado assim. Para ser sincero até perdi vontade de continuar a explicar devido à quantidade de falhas no texto. Boas edições! Bad_Boy97 (olá!) 21h15min de 30 de março de 2020 (UTC)

Até que enfim. Vou especificar algumas coisas:
  • Primeiramente: se os erros estão "em todo o texto" e quiseres que o voto permaneça, terás que apresentar os "problemas" de todo o texto. É simples. Não faz sentido desqualificar somente por questões pontuais, pois não são erros grosseiros. No entanto, obviamente que se faz necessário corrigir erros de vírgula(s) ou falta de concordância. A questão que você finge que não sabe, mas sabe: me aponte logo todos os erros, que eu corrijo sem problema. Ou vá além: apresente como você acha que a frase deveria ser. Digo isso porque seus critérios avaliativos são diferentes. O que pra você soa estranho, pra outros não;
  • Independendo da variante linguística, houve muitas ocasiões que presenciei anteriormente no modo que você interpretava algumas frases. Fugia de contexto;
  • Citação: ...de um estilo que incorporassem... Yes check.svg Feito
  • Citação: A influência da música industrial e efeitos na guitarra Yes check.svg Feito
  • Citação: Gostaria ainda de saber o motivo do uso de parênteses rectos → Porque eu quero! [leia por completo o artigo colchete];
  • A respeito do termo feedback: você não entendeu por ser leigo e não por conter erros ortográficos. É diferente. Como podes ver, deixei ligações internas ativadas e até mesmo uma nota dentro de outra nota, para facilitar o entendimento [já que foi preciso explicar o significado de loop positivo. Ou seja, são termos técnicos;
  • Citação: Enquanto Bono fornecia a parte vocal previamente ao lançamento do álbum, foi ampliada a duração de voz em um registro mais baixo Yes check.svg Feito
  • Citação: ...como a autora Susan Fast descreveu como... Yes check.svg Feito
No mais, não vi necessidade de inserir um parágrafo inteiro pra apontar alguns pontos específicos no mesmo parágrafo. Seria muito mais produtivo [e certamente menos cansativo] ir direto ao ponto. Enfim... se tiver mais apontamentos, só inserir. Gabriel bier fala aew! 02h59min de 31 de março de 2020 (UTC)

Olá, como vão? Gabriel, vou ver se consigo fazer mais uma vez uma leitura do verbete, para ver se algo melhorou desde minha última visita. Só lembrando que realmente, desde a última votação, o texto tinha problemas claros de construção textual e de uso da vírgula (e talvez outras coisas menores). Eu tinha perdido o ânimo em fazer um apontamento dos erros específicos a corrigir e fiz apenas uma visão geral da qualidade do texto, o que talvez não tenha deixado muito claro o que deveria melhorar. Agora acho que terei um tempo (e paciência) para fazer uma revisão mais aprofundada. Não dou prazo para escrever as coisas aqui. Sdç. --Zoldyick (discussão) 02h49min de 20 de março de 2020 (UTC)

@Zoldyick: te agradeço. Uma avaliação minuciosa é bem-vinda [o que é bom pro artigo]. Estou inserindo verificabilidade em um artigo de outra votação, antes de votar. Mas qualquer coisa, à disposição [se quiseres editar no artigo, sinta-se a vontade também]. Boas contribuições! Gabriel bier fala aew! 21h41min de 20 de março de 2020 (UTC)
Bom, minha impressão geral é que o verbete realmente tem problemas. Vou fazer um comentário geral/genérico mesclando alguns pontos mais específicos que o proponente já pode ir corrigindo, mas deixo claro que eles vão além do que estou aqui publicando; é necessário uma revisão geral de todo o artigo. Eu começaria com o uso da vírgula: este é o maior problema que encontrei. No que pude ler, a construção das frases (que é outro problema que vou separa deste) foi muito prejudicada. Em seções como "Antecedentes" e "Desenvolvimento e gravação", pude ler: Citação: Outras indicações de mudanças, foram as gravações que fizeram no ano de 1990, quando o certo seria Outras indicações de mudanças foram as gravações que fizeram no ano de 1990, sem uma vírgula entre "mudanças" e "foram". Citação: Boa parte do material que escreveram, foi experimental. para Boa parte do material que escreveram foi experimental. Há também problemas de clareza/concordância/construção de frases etc: na introdução há Citação: Após o grupo ser bastante criticado pelo álbum anterior, Rattle and Hum (1988), a banda optou mudar seu estilo musical para ... quando poderia melhorar para Após ser bastante criticado pelo álbum anterior, Rattle and Hum (1988), a banda optou mudar seu estilo musical para .... Em "Antecedentes": Citação: O lançamento de The Joshua Tree (1987) e sua turnê de apoio trouxeram muitas aclamações da crítica e sucesso comercial, que é um pouco estranho, poderia ser reescrito como O lançamento de The Joshua Tree (1987) e sua turnê de apoio trouxe aclamação da crítica e sucesso comercial., que é bem mais direto. O produto cultural que teve aclamação da crítica evidentemente obteve muitas aclamações; aclamação já é indício de muitos elogios, é desnecessário isso. Citação: Na turnê Lovetown, o vocalista anunciava no final dos concertos que era... Quem é o vocalista? No texto, em nenhum momento anterior isso é deixando claro. Apenas é mencionado o nome de pessoas que fazem parte do grupo. Alias, o pior é que o mesmo acontece com outros integrantes do grupo: o guitarrista e o baterista, quem são? (No caso do baixista há problema de uso de vírgula para mencioná-lo como o baixista pela primeira vez.) Antes de se usar o recurso de substituir o nome de uma pessoa pelo que ela é ou faz, é necessário especificar, após seu nome, o que ela é ou faz. Citação: Reagindo ao próprio senso de estagnação musical e de seus críticos, a banda procurou um novo terreno musical. neste caso há redundância na palavra "musical". Citação: A integração do gênero blues ao rock, foi o pontapé inicial que motivou os irlandeses variarem em seu estilo, inserindo com o decorrer das gravações, outros gêneros que estavam ganhando força no início da década de 90 — como por exemplo, a música eletrônica. este foi um caso ruim, eu tive que reescrever e ficou assim: A integração do blues ao rock foi o pontapé inicial que motivou os irlandeses variarem em seu estilo, inserindo outros gêneros com o decorrer das gravações que estavam ganhando força no início da década de 90 — como por exemplo, a música eletrônica., mas talvez possa melhorar. Citação: Entretanto, estavam inseguros com relação de obter sucesso com um gênero musical que não estivessem acostumados. pode ficar mais sútil e elegante como Entretanto, estavam inseguros em obter sucesso com um gênero musical que não estivessem acostumados. (talvez possa melhorar) Citação: Berlim tornou-se um plano de fundo conceitual para este álbum., o correto não seria pano de fundo ou cenário? Gabriel, eu estou chegando ainda na metade do texto, e se as coisas estão assim, fica difícil dar o apoio para o verbete. Mas tenho certeza de que vai corrigir os pontos que apresentei. Todavia espero que você não se limite neles e procure fazer uma verdadeira revisão geral. (Recomendo uma leitura em voz alta, uma técnica que sempre ajuda.) Vou continuar a ler o verbete, espero concluir até o final de semana. O tempo é curto. Sdç. --Zoldyick (discussão) 01h01min de 26 de março de 2020 (UTC)
Zoldyick: pow beleza... nesse caso reavaliarei novamente as questões que você levantou acima. Te pingo assim que finalizar suas ponderações. Desde já, te agradeço pela colaboração e por reservar seu tempo para lê-lo. Gabriel bier fala aew! 15h38min de 26 de março de 2020 (UTC)
Engraçado que agora você não removeu mais o meu voto. Me questiono porquê. Beijos de luz! Bad_Boy97 (olá!) 19h36min de 26 de março de 2020 (UTC)
@Bad Boy97: teu histórico não te favorece [não vem ao caso]... mas principalmente, por não teres esclarecido os problemas — na maioria das vezes, suas justificativas são vagas de forma [ou quase] intencional. Não me importo tanto assim ao ponto de discutir besteiras. Uma simples explicação de onde estava errado [como se deve ser] já bastaria para mantê-lo. No entanto, volto a escrever: suas justificativas são vagas de forma [ou quase] intencional. Gabriel bier fala aew! 17h53min de 27 de março de 2020 (UTC)
Continuando:
  • Há links vermelhos ocultos. Num primeiro momento é possível imaginar (corretamente) que alguns links vermelhos não são um prejuízo para o verbete, mas isso muda completamente dependendo do caso: links são fundamentais em casos de termos importantes sem os quais é difícil entender do que se fala. Um exemplo é Nova Europa em "Sessões em Berlim". Para o leitor fica difícil visto que não há no verbete um contexto, mesmo que mínimo, do que isso quer dizer. Outro casos não parecem acarretar prejuízo; Yes check.svg Feito (diff)
  • Uso da vírgula: Em "Sessões em Berlim": Citação: O interesse do guitarrista na mixagem e bateria eletrônica fez com que Mullen se sentisse deixado de lado, como baterista. Em "Seções de Dublin": Citação: [...] esclarecendo que determinadas características de cada versão seriam combinadas entre si. Talvez fosse interessante remover a vírgula nos 2 casos. Deixaria a leitura mais fluída; Yes check.svg Feito (diff)
  • Há algo faltando na seguinte frase, ainda em "Sessões em Berlim": Citação: Na , a equipe estava bastante dividida. Parece ser um erro de digitação que comeu parte do texto, sem o qual não dá pra entender. Precisa ser corrigido; Yes check.svg Feito
  • Ainda em "Sessões em Berlim": Citação: Ao adicionar incomuns efeitos sonoros, Eno mostrou que a busca do guitarrista por um novo território sonoro não era compatível com o estilo de Mullen e do "desejo de persistir com as sólidas estruturas musicais", de Lanois. mudar para Ao adicionar efeitos sonoros incomuns, Eno mostrou que a busca do guitarrista por um novo território sonoro não era compatível com o estilo de Mullen e do "desejo de persistir com as sólidas estruturas musicais" de Lanois. Fica mais natural (Com isto acredito ter encerrado a referida seção.); Yes check.svg Feito (diff correspondente aos tópicos de Berlim)
  • Em "Sessões em Dublin", dá uma olhada nisso: Citação: A estratégia de Lanois ao gravar em salas maiores era algo que o produtor acreditava ter melhorado à produtividade da equipe, adaptando um estúdio na mansão, com a garagem convertida em um estúdio. [...] As sessões nesta cidade também conseguiu ser mais descontraída. [...] as fitas gravadas em Berlim foram roubadas depois que a banda as deixou em um quarto de hotel, sendo vazada antes que o álbum estivesse concluído. [...] O preparo de todo o trabalho requereu que os engenheiros utilizassem uma técnica chamada fatting, o que lhes permitiram gravar mais de 48 músicas Essas frases precisam de correção urgente! Citação: [...] apesar das letras e as tomadas vocais [naquele momento] ainda não estivessem concluídas. para [...] mesmo que as letras e as tomadas vocais [naquele momento] ainda não estivessem concluídas.;
  • Uma dúvida me surgiu com a leitura da frase Citação: Durante as sessões em Dublin, Eno enviou tapes de dois meses gravados, chamando-as de "desastre total". Tapes, quando trazido para o português, é um substantivo masculino ou feminino? A construção aqui ficou um pouco confusa. Yes check.svg Feito (diff correspondente aos tópicos de Dublin)
Por enquanto é isso. Foi um pouco cansativo trazer tudo isso pra cá. Sdç. --Zoldyick (discussão) 22h42min de 29 de março de 2020 (UTC)
@Zoldyick: imagino que deva ter sido cansativo mesmo. Ainda sim, te agradeço pelos apontamentos. Implementei as correções, especificando os diffs correspondentes para cada tópico apontado por você. No que diz respeito ao termo vazada: não sei se estavas te referindo ao termo em si (no contexto, o uso da palavra possui sentido de "informação" ou "notícia que não deveria ter sido publicada") ou se era a respeito do gênero da palavra. Com isso, no momento preferi não mexê-lo por não ter certeza. A respeito do termo tape, optei em mudar para material. É isso! Caso tenha mais apontamentos, estarei à disposição. Boas contribuições. Gabriel bier fala aew! 19h35min de 30 de março de 2020 (UTC)

@Gabriel bier: Apesar de eu manter o meu voto, concordo com Zoldyick sobre a remoção das duas vírgulas. Sobre a palavra tapes, eu fiz recentemente uma pergunta ao ABL Responde sobre o gênero da palavra Steam. Na ocasião eles me responderam que não poderiam designar um gênero para aquele substantivo por ser uma palavra estrangeira, com exceção daquelas palavras que já foram adicionadas no nosso vocabulário, como marketing. Tapes não é uma palavra que faz parte do nosso vocabulário, então não se pode dizer que é um substantivo feminino ou masculino. Eu preferiria substituir essa palavra por outra, talvez por fitas. Saudações. ✍A.WagnerC (discussão) 00h36min de 30 de março de 2020 (UTC)

@A.WagnerC: exatamente. Gabriel bier fala aew! 19h35min de 30 de março de 2020 (UTC)