Wikipédia:Escopo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
O que se segue é um artigo informativo sobre a Wikipédia, que foi entendido como consensual em Wikipédia Discussão:Escopo e Wikipédia:Esplanada/propostas/Definir o escopo de publicação da Wikipédia (7jan2015).
Prefira utilizar a página de discussão ou até mesmo a esplanada antes de fazer uma modificação que altere o contexto.
Text-x-generic-highlight-yellow-pen.png Resumindo: A Wikipédia possui amplo espectro de publicação. Todo conteúdo deve estar referenciado, apresentar ponto de vista neutro e ser licenciado nos termos da licença Creative Commons Attribution/Share-Alike License 3.0.
Sobre a Wikipédia
Políticas
Portal comunitário
Decisões da comunidade
Manutenção de conteúdo
Guias de ajuda
FAQ e Glossário

A Wikipédia é uma enciclopédia que contém elementos de enciclopédias generalistas, de enciclopédias especializadas e de almanaques. Sendo uma publicação de amplo escopo, engloba verbetes que tratam de assuntos relacionados a ciências, artes, desportos, culturas erudita e popular, religiões, biografias, sociedade e quaisquer outros tópicos que já tenham sido alvo de cobertura significativa por fontes confiáveis previamente publicadas.

A versão lusófona da Wikipédia é escrita em língua portuguesa e aceita como igualmente válidas as seguintes normas: o Acordo Ortográfico de 1945, em vigor em todos os países lusófonos, exceto no Brasil; e o Acordo Ortográfico de 1990 que se espera, a prazo, venha substituir as normas ortográficas anteriores. Para detalhes, veja nossa política da uso da língua portuguesa.

A escrita dos verbetes deve satisfazer o padrão da língua culta e tratar do assunto sob um ponto de vista neutro. A redação deve ser clara, direta, descritiva e de aspecto enciclopédico, ou seja, a linguagem deve ser objetiva para reunir os conhecimentos acumulados sobre o assunto do verbete.

Os diversos pontos de vista relevantes sobre o assunto devem estar presentes com o devido peso, isto é, verbetes não devem dar tanto espaço a pontos de vista minoritários ou de forma tão detalhada quanto pontos de vista mais populares, e geralmente não incluirá pontos de vista extremamente minoritários. Por exemplo, o artigo sobre a Terra não menciona teorias modernas que defendem que a Terra seja plana, um ponto de vista extremamente minoritário. O tom do verbete deve refletir uma pesquisa bibliográfica bem feita sobre o assunto, atribuindo peso maior para informações disponíveis em publicações mais reputadas e especializadas.

Toda informação contida em um verbete é originária de fontes confiáveis e previamente publicadas. Ao contrário das publicações acadêmicas e jornalísticas, os verbetes da Wikipédia não contêm pesquisa inédita nem análises e conclusões próprias dos wikipedistas. Em especial, um verbete da Wikipédia não deve conter uma seção de conclusões (ver nosso livro de estilo). A interdição de pesquisa inédita inclui a proibição de reunir informações previamente publicadas e, a partir delas, apresentar conclusões que não foram explicitamente publicadas em nenhuma das fontes.

Gestão de conteúdo

Na Wikipédia as palavras "usuário", "utilizador", "editor", "contribuidor" e "wikipedista" são usadas como sinônimos. Não existe uma hierarquia de controle editorial e nem moderadores de conteúdo. Os editores trabalham em colaboração para melhorar e ampliar o conteúdo dos verbetes tendo em mente que o objetivo da Wikipédia é compartilhar o conhecimento de toda e para toda humanidade.

A Wikipédia é um projeto de escrita colaborativa voluntária. Por isto o conteúdo dos verbetes não é estático e pode ser alterado constantemente. A autoria do texto é preservada no histórico de edições de cada verbete e não precisa ser acrescentada manualmente. Os verbetes jamais são considerados versões finais e ficam indefinidamente abertos a novas edições, sempre presumindo a boa fé dos utilizadores.

Quando uma nova entrada é adicionada à Wikipédia o texto não precisa estar completo. É possível começar um verbete como um simples esboço de um parágrafo com algumas frases. O processo editorial da Wikipédia leva ao desenvolvimento do texto através da colaboração entre os editores.

A Wikipédia não possui um processo formal de revisão por pares. A qualidade do conteúdo é mantida pela sua própria comunidade de leitores e editores. Qualquer pessoa pode corrigir, alterar, ampliar e atualizar o conteúdo a qualquer momento. É necessário apenas o respeito a normas simples, a que todos usuários se sujeitam para a manutenção do ambiente colaborativo.

O processo editorial da Wikipédia permite que o conteúdo de um verbete seja drasticamente alterado, movido para outro verbete e mesmo parcial ou integralmente eliminado se não estiver de acordo com as políticas e recomendações. Qualquer usuário pode propor a qualquer momento a eliminação de um verbete. A eliminação não é imediata e passa pela confirmação de pelo menos uma segunda pessoa. Esta segunda pessoa é parte de um grupo de usuários voluntários do projeto eleitos pela comunidade e com experiência nas políticas de conteúdo e eliminação de páginas. São chamados de eliminadores e administradores. Quando a avaliação de um verbete não é evidentemente clara para que seja eliminada, uma discussão pública é aberta e toda a comunidade é convidada a colaborar na decisão. A avaliação leva em conta a conformidade com as políticas de conteúdo da Wikipédia.

Direitos autorais e identificação dos autores

A Wikipédia não exige que os autores cedam seus direitos autorais. Os direitos autorais sobre o texto inserido na Wikipédia são preservados a seus autores originais, que exercem esse direito nos termos da licença Creative Commons Attribution/Share-Alike License 3.0. Isto significa que ao publicar na Wikipédia, os autores concordam que seu texto poderá ser modificado, copiado, redistribuído em qualquer formato e para quaisquer fins, inclusive comerciais. Isto é, a resguarda de direitos autorais não torna o editor dono do verbete, nem lhe dá autoridade editorial sobre ele, ver Propriedade dos artigos.

Cada alteração realizada a uma página fica registrada no histórico por um sistema de controle de versão, sendo possível a qualquer pessoa com acesso à Wikipédia consultar cada uma das versão anteriores de uma página, quem realizou cada alteração e quando a realizou. Usuários com conta registrada na Wikipédia podem adotar um pseudônimo ou usar seu nome real. O nome de conta de usuário escolhido é usado na construção do histórico da página e na lista de contribuidores.

O registro de conta de usuário é gratuito e não exige o envio de informações pessoais. Editores registrados têm direito a criar uma página de usuário com informações que julguem relevantes compartilhar com outros wikipedistas. A página de usuário é para uso interno e não faz parte do conteúdo da enciclopédia.

Restrições

Atalho:
WP:RESTRIÇÕES

Apesar do amplo espectro, a Wikipédia possui certas restrições de escopo, como por exemplo:

  • Não publica biografias com base em informações extraídas exclusivamente de currículos e outras publicações feitas pelo próprio biografado.
  • Não publica artigos de caráter autoral, como resenhas, críticas e análises.
  • Não publica notícias, guias turísticos, notas de aulas e livros didáticos. Para esse tipo de conteúdo veja os projetos irmãos: Wikinotícias, Wikivoyage, Wikiversidade e Wikilivros.
  • Não publica informações provenientes de redes sociais.

Ver também